quarta-feira, 23 de fevereiro de 2022

Pelos poderes divinos você pode ser fraco!

 27 de fevereiro 2022

8º Domingo após Epifania

Lecionário anual

Salmo 84; Isaías 55.10-13; 2Coríntios 11.19-12.9; Lucas 6.37-49

Texto: 2Corintios 12.9

Tema: Pelos poderes divinos você pode ser fraco!

 

He-man, herói infantil dos anos 80, é conhecido pela frase: pelos poderes de grayskull eu tenho a força! Oposto a isso, Paulo, o maior dos apóstolos escutou de Deus: pelos poderes divinos você pode ser fraco.

O espinho na vida do apostolo Paulo era tão espinhoso a ponto de Paulo orar três vezes para que Deus retirasse dele. A resposta de Deus a oração foi direta: minha intenção não é tirar o espinho, mas, deixa-lo na sua vida, mesmo que o faça sofrer para que você confie ainda mais em mim e não em você mesmo.

Deus disse para o apostolo e diz para nós: “A minha graça é tudo o que você precisa, pois o meu poder é mais forte quando você está fraco” (2Co 12.9).

Por que Deus permite um espinho na carne? Para evitar a soberba, a vanglória.

Na ânsia de sobressair-se, Jesus destaca que muitas vezes apontamos os erros dos outros e os julgamos (Lc 6.37,41) com intuito de parecer ser melhor e maior.

Paulo recebeu de Deus revelações inéditas, algo que ninguém mais ouviu e viu. Paulo não deveria ficar orgulhoso disso querendo sobressair-se perante os outros. Dessa forma, Deus permitiu nele um espinho na carne. O espinho na carne poderia ser tentações ou problema de saúde. No entanto, quando é dito que não há certeza sobre o que de fato é esse espinho, precisamos agradecer a Deus, afinal, isso evita que alguém se gabe de ter o mesmo espinho na carne que teve o apostolo Paulo. O fato é que cada qual tem seu próprio espinho na carne.

Enquanto o He-man dizia: pelos poderes de grayskull eu tenho a força! O maior dos apóstolos escutou de Deus: pelos poderes divinos você pode ser fraco.

Em nossas fraquezas somos fortes (2Co 12.9).

O exemplo citado no verso 33 do capítulo 11 poderia ridicularizar o apostolo. Necessitamos da força de Deus e Deus age mesmo em nossa fraqueza, dessa forma convém dizer que Deus se utiliza da nossa fraqueza. Na fraqueza Deus age para que Ele se sobressaia. A força e vanglória pessoal geram oportunidades a Satanás e por elas causa muitos estragos.

Por ter curado um aleijado (At 14.12-13), sacudido uma víbora que o mordeu e não ter morrido (At 28.5), queriam fazer do apostolo um deus, imagina se o mesmo revelasse o que viu e ouviu no seu arrebatamento? Paulo ressalta que seus ouvintes não deveriam vê-lo e escutá-lo devido fatos que poderiam fazê-lo se gabar.

É preciso que Cristo cresça e eu diminua (Jo 3.30). Palavras ditas por João Batista aos seus discípulos e mostram que Deus usa cada qual com suas qualidades e fraquezas para que o Reino seja expandido.

Enquanto os discípulos de João Batista estavam espantados com o sucesso do ministério de Jesus e insucesso do ministério de João Batista, o mesmo enfatizou que no Reino de Deus não importa que as pessoas sejam importantes, mas Jesus Cristo. Afinal, Ele é o maior no Reino.

Deus age mesmo em meio a nossa fraqueza! Nossa força está no Senhor. O apostolo Paulo nas vésperas do seu julgamento, escreveu aos Filipenses: “com a força que Cristo me dá, posso enfrentar qualquer situação” (Fp 4.13).

A fraqueza nos faz curvar-se a vontade de Deus!

A exaltação pessoal em detrimento de outro é extremamente perigosa. Ela nos faz olhar para o outro como inferior e passar a julgar sua pessoa e atitude (Lc 6.41).

O espinho na carne é como um belisco do diabo e por ele Deus nos faz viver nossa fraqueza em sua graça.

Enquanto o He-man dizia: pelos poderes de grayskull eu tenho a força! O maior dos apóstolos escutou de Deus: pelos poderes divinos você pode ser fraco.

Queridos irmãos na fé, de maneira especial a diretoria que hoje será instalada. Convém que Cristo cresça e cada qual de nós diminua. É necessário servir ao Senhor, sabendo que “a graça de Deus é tudo o que cada um precisa, pois o poder de Deus é mais forte quando estamos fracos” (2Co 12.9). Amém!

ERT

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Testemunho e Testemunhas! (1Jo 5.11)

  12 de maio de 2024 Sétimo domingo de Páscoa Salmo 1; Atos 1.12-26; 1João 5.9-15; João 17.11b-19 Texto: 1João 5.11 Tema: Testemunh...