terça-feira, 1 de junho de 2021

Resultado dos olhos abertos para o pecado!

 06 de junho2021

Salmo 130; Gênesis 3.8-15; 2Coríntios 4.13-5.1; Marcos 3.20-35

Texto: Gn 3.8-15

Tema: Resultado de ter aberto os olhos para o pecado!

 

Satanás, por meio da serpente (cobra), tenta a fé e afasta da Palavra. Eva transgrediu depois de ser convencida, em oposição à Palavra de Deus, que não morreria, mas, apenas seus olhos seriam abertos. No entanto, seus olhos só foram abertos para verem o grande mal que haviam feito. E diante disso, o homem e a mulher se veem desesperados (Gn 3.7, 8 esconderam, 10, 12, 13).

Esse é o grande objetivo do diabo, que o ser humano se encontre em total desespero.

Toda pessoa, seja cristão ou ateu, sabe que matar é pecado. Mas, o cristão quando acaba matando sente o assassinato de maneiro diferente. Por que? A lei de Deus o acusa.

Homem e mulher, tiveram seus olhos para abertos para essa acusação da lei.

Sentiram vergonha e perceberam que estavam nus – eles perderam a justiça original. Deixaram de ver Deus como vinham antes. Deus tornou-se um inimigo. O que antes da queda era natural: amar a Deus, crer em Deus, conhecer a Deus, louvar a Deus, ... foi perdido na queda. A queda fez e faz o homem não querer nada com Deus, nem sequer ter momento de comunhão (v.8).

O ser humano após a queda deseja estar e viver longe de Deus. Dessa forma, digo que esse momento (reunidos em comunhão na fé é um dos maiores milagres que vivenciamos).

A vergonha da nudez atesta que o coração perdeu a confiança em Deus, coisa que tinham antes do pecado. Adão e Eva perderam a confiança em Deus, e o coração está cheio de desconfiança, medo e vergonha.

Gn 3.8 – que sensação terrível causada pelo pecado. Medo e pavor. Por que medo? Eles reconheceram que erraram comendo o fruto proibido. Logo pensaram: “Deus vem nos punir”. Não é assim, quando nós cometemos um pecado? Note que é dia. Agora imaginem se Deus tivesse vindo a noite?

Este pavor em plena luz do dia, mostra que o conhecimento do bem e do mal, fez com que Adão e Eva perdessem a fé e a certeza da bondade de Deus. Será que Lv 26.36 foi escrito por causa desse pavor decorrente do pecado e como lembrança desse episódio pós queda? Esse pavor e medo é decorrente do pecado original, que nasceu conosco, implantado pelos pais.

Gn 3.9onde estás? Ou, como transmite o termo hebraico: Qual é a sua situação longe de mim? Uma descrição do julgamento. Vocês foram enganados, agora irão conhecer o lado que não queria que conhecessem (v. 14,16-19).

Interessante notar que o texto indica que Deus chama só Adão. Por que? Ele foi a única pessoa a quem Deus falou no sexto dia sobre a árvore do conhecimento do bem e do mal (Gn 2.16-17). Deus o interroga para que o homem se convença do que fez. Mas, não é isso o que acontece (Gn 3.10).

Gn 3.10 – aqui vemos mais um resultado da queda em pecado. Se antes (Gn 2.15-16; 2. 21-22), Adão não ficou com medo, e nem se envergonhou por estar nu (confiava em Deus), agora se mostra perdido. Adão não põe a culpa no pecado, mas no fato de ter ouvido a voz do Senhor.

Aqui observamos a tentativa de Adão em culpar a Deus. Se você tivesse ficado quieto, eu não teria me assustado e nem me escondido. Outra coisa, se não tivesses me criado nu, não teria nenhum problema, a culpa é sua em ter me criado assim.

Gn 3.11 – Deus diz a Adão que o problema não era a nudez, nem a sua voz, mas a acusação da consciência por ter comido o fruto do conhecimento do bem e do mal. Assim, Adão rapidamente reconhece que havia cometido um grave pecado: desobedecido a Deus.

Deus teve que dizer o que Adão não queria dizer e iria negar até o fim. Por isso, preferiu novamente colocar a culpa em Deus (Gn 3.12). Quando algo dá errado em nossa vida – um divórcio. Deus quis assim! É a nossa afirmação. Deus não quis e não quer. Nós é que queremos fugir e negar a nossa culpa.

As palavras: quem te fez saber que estavas nu ... mostra o amor de Deus pelo ser humano.

Gn 3.12 – Adão ao invés de confessar o seu pecado, simplesmente não o faz. Ele prefere tentar encobrir seu pecado. Mesmo que a consciência já o tenha culpado e mostrado seu pecado, prefere não admiti-lo para Deus. Adão quer ser puro e inocente colocando a culpa em outro. Adão estava com medo de morrer, pois, essa era a punição da desobediência (Gn 2.17).

A frase: a mulher, que me deste está cheia de ódio e ressentimento contra Deus. Poderia ter me deixado sozinho.

Nesse sentido lembro sempre que não podemos exclamar: Deus quis assim. Um exemplo: o motorista em alta velocidade, acima do limite da pista, capota e morre. Deus quis assim. A pergunta a ser feita é: Por que desobedeceu a ordem?

O fato é que Eva não fica longe da postura de Adão, Gn 3.13. Eva busca se desculpar colocando a culpa em Deus. A cobra era criatura de Deus. E ainda, era muito sagaz.

O ser humano, desde a queda, não quer reconhecer o pecado, não quer ser punido pelo pecado por isso vive fugindo. Ele sempre terá uma defesa para a culpa do seu pecado.

Os escritores bíblicos, inspirados pelo Espírito Santo, escreveram várias passagens fundamentados nesse episódio da queda (Pv 28.1-2; Is 57.20; 48.22; 49.23; Hc 2.4). O próprio Jesus disse com base no relato da queda, João 3.20.

O ser humano pecador não quer ser tirado da treva e trazido a luz, ele sempre estará atrás de uma folha de figueira.

Antes de prosseguir é preciso ler 1Tm 2.13. Adão preferiu o amor de Eva do que o amor de Deus. Se Eva não morreu logo após comer do fruto, o Senhor não os puniria como havia dito. E Deus não chama a serpente e pergunta: porque fizeste isso. Deus já sabia o causador.

Os versos 8 a 13 são palavras que mostram a averiguação dos fatos e o julgamento. Os versos 14 a 24 a sentença e sua execução.

Gn 3.14 – Aqui, mesmo que o texto diga que Deus está falando com a serpente, ele na verdade fala com o diabo que induziu a serpente. O castigo da serpente é o castigo a satanás.

Gn 3.15 – Embora o ser humano tenha caído, a punição dele é diferente. Deus condena o diabo na frente de Adão e Eva para que vejam que a situação deles é melhor e ao mesmo tempo respirem aliviados diante do inimigo que os fez cair. O que é imposto ao diabo é intolerável.

E ele esmagou a cabeça da serpente – Rm 4.25; Jo 1.29; Sl 68.21.

O que é imposto ao homem e a mulher é tolerável (v. 16-19).

Aplicações práticas

1 infectados pelo vírus do pecado original

2 Perdemos a justiça original. Por isso somos medrosos e desconfiados de Deus.

3 Por causa da queda e da fuga de Deus, o pecado vai estragando tudo (Rm 7.13).

4 A natureza do pecado é fuga de Deus. Quanto mais a pessoa está longe, mais longe quer ficar.

A expressão onde estás pode também ser entendida como acha que não te vejo. Ninguém está escondido de Deus. Deus mostra um dos seus atributos (onisciência, onipotência e onipresença).

5 O pecador sempre se condena com suas desculpas diante de Deus. Eles querem se defender (v.10). Fugi por ter ouvido a sua voz.

6 Sem o chamado de Deus, as pessoas continuarão a fugir de Deus.

7 Quando alguém desmascara nosso pecado, ficamos irados, assim como Adão, colocamos a culpa na pessoa que abriu a boca.

8 A queda em pecado nos faz sentir má consciência em relação a nudez. O casamento é um pedaço do paraíso pelo fato de homem e mulher estarem nus e não sentirem vergonha um do outro. O problema é o pecado que nos faz observar aquela estria, aquela gordurinha, etc ...

9 A natureza do pecado não nos leva a Deus, mas nos faz fugir dele. Por experiência própria, tenho observado que quando as pessoas se afastam da igreja, elas na verdade, estão fugindo de algum pecado que preferem não confessar e nem admitir diante de Deus. A culpa não é do pecado, mas da voz que chama ao arrependimento.

10 O pecado nunca tem fim. Um é feito para encobrir o outro.

11 - As pessoas preferem não reconhecer seu pecado, preferem colocar a culpa em Deus, alegando o por que Ele permitiu que Adão e Eva pecassem.

12Deus não abandona o ser humano em seu pecado. Vai em busca dele para o salvar.

Amém

ERT

Edson Ronaldo TREssmann

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

“Cantem uma nova canção a Deus, ...” (Sl 98.1).

  05 de maio de 2024 Sexto Domingo de Páscoa Salmo 98; Atos 10.34-48; 1João 5.1-8; João 15.9-17 Texto: Salmo 98 Tema: “ Cantem uma...