segunda-feira, 21 de junho de 2021

A graça de Deus faz entre os cristãos!

 27 de junho de 2021

Salmo 30; Lamentações 3.22-33; 2Coríntios 8.1-9,13-15; Marcos 5.21-43

Texto: 2Corintios 8.1-15

Tema: A graça de Deus faz entre os cristãos!

 

Irmãos, queremos que vocês saibam o que a graça de Deus tem feito nas igrejas da província da Macedônia (2Co 8.1).

 

A palavra "graça" (2Co 8.1-15) ocorre seis vezes e, todas as vezes está associada com a contribuição cristã. Graça é o favor divino pelo homem pecador. Não merecemos nada de Deus, ele oferece e dá por amor e misericórdia (2Co 8.9).

Essa graça que nos reconcilia com Deus, é a graça que leva uma prática cristã.

 

Os irmãos dali têm sido muito provados pelas aflições por que têm passado. Mas a alegria deles foi tanta, que, embora sendo muito pobres, eles deram ofertas com grande generosidade. (2Co 8.2).

A graça de Deus tem realizado nas igrejas da Macedônia que mesmo entre as muitas desilusões que poderiam ter destroçado a vida deles, não deixaram de contribuir com alegria e generosidade.

Historiadores relatam que quase toda a Grécia nesse período estava enfrentando uma terrível condição de pobreza e opressão. Apesar de haver ricos, esses que eram pobres, não deixaram de ofertar mesmo em meio a situação financeira do país.

 

Afirmo a vocês que eles fizeram tudo o que podiam e mais ainda. E, com toda a boa vontade, pediram com insistência que os deixássemos participar da ajuda para o povo de Deus da Judeia e eles insistiram nisso (2Co 8.3,4).

A graça de Deus tornou prática e vivencial a atitude dos cristãos da Macedônia. Eles fizeram o que podiam e mais ainda. Eles pediram para ofertar e serem parceiros no auxílio ao povo de Deus na judeia.

Será que há outra graça de Deus em nossos dia? Não, mas parece que na prática sim. Afinal, o que tenho observado é que há apelo para que surjam ofertantes.

Tratam a contribuição cristã como instrumento de barganha. Dê e você receberá.

No entanto, lembrando: Irmãos, queremos que vocês saibam o que a graça de Deus tem feito nas igrejas da província da Macedônia (2Co 8.1). A graça de Deus conduz o pecador a contribuir de maneira cristã, correta, sadia e bíblica.

 

E fizeram muito mais do que esperávamos. Primeiro, eles deram a si mesmos ao Senhor e depois, pela vontade de Deus, eles se deram a nós também (2Co 8.5)

A graça de Deus tem realizado nas igrejas da Macedônia o que muitos não conseguem compreender racionalmente. Por isso, ao falar sobre contribuição cristã preferem apelar para a motivação da lei. Preferem pronunciar recompensas provenientes da contribuição ao invés de anunciar que a graça de Deus em Jesus nos dá a bênção de ser contribuinte e parceiro na missão de Deus.

A graça de Deus –ou seja, o amor de Deus pelos Macedônios os fez fazer mais do que o esperado.

A mensagem do evangelho os fez ver, compreender e aceitar tudo o que Deus fez em Jesus. Por Cristo os Macedônios foram comprados e enriquecidos e por isso, a mente e a decisão deles agora estava voltada toda para Deus.

 

De modo que pedimos a Tito, que começou a recolher essas ofertas, que continuasse e ajudasse vocês a completarem esse serviço especial de amor. Vocês mostram que, em tudo, são mais ricos do que os outros: na fé, na palavra, no conhecimento, na vontade de ajudar os outros e no nosso amor por vocês. E nesse novo serviço de amor queremos também que façam mais do que os outros. (2Co 8.6,7).

A graça de Deus fez os coríntios entender que foram auxiliados por Deus em Jesus. E a graça de Deus os fez ajudar e realizar um serviço especial de amor.

Destaco a frase de um bispo anglicano Azariah que trabalhou em Dornakal, na Índia, “arrependimento, fé, conversão, sinceridade e amor são imperfeitos enquanto não chegarem até ao fundo da bolsa, do bolso, da carteira”. A graça se revela aos olhos do mundo pela nossa contribuição. Ser contribuinte generoso e voluntário é uma marca de um seguidor de Cristo.

 

Não estou querendo mandar em vocês. O que eu estou querendo é que conheçam o entusiasmo com que as igrejas da Macedônia deram ofertas, para que assim vocês vejam se o amor de vocês é verdadeiro ou não. (2Co 8.9)

A graça de Deus é entusiasma. A graça de Deus foi usada como exemplo para que o mesmo entusiasmo contagiasse os cristãos de Corinto.

Não há igreja entusiasmada sem a graça de Deus. não tente fazer com a lei de Deus, entusiasma, pois, isso quem faz é a graça, o evangelho.

 

Porque vocês já conhecem o grande amor do nosso Senhor Jesus Cristo: ele era rico, mas, por amor a vocês, ele se tornou pobre a fim de que vocês se tornassem ricos por meio da pobreza dele (2Co 8.9)

A graça de Deus mostra a nossa riqueza. Somos tão ricos que temos uma casa no céu. Casa que não foi e nem é paga. Ela é oferecida e dada gratuitamente por Jesus.

Falar sobre contribuição cristã é apontar

para o Deus criador e preservador desse mundo;

para o Deus doador de todas as boas dádivas;

para nosso Redentor.

A contribuição cristã tem como fundamento a obra de Cristo na cruz. Cristo é a manifestação da graça, misericórdia e amor de Deus.

Deus nos ofertou seu filho.

 

Minha opinião sobre o assunto é esta: é melhor para vocês que terminem agora o que começaram no ano passado. Vocês foram os primeiros não somente a ajudar, mas também a querer ajudar. Portanto, continuem e completem o trabalho. Façam isso com o mesmo entusiasmo que tiveram no princípio, dando de acordo com o que têm. Porque, se alguém quer dar, Deus aceita a oferta conforme o que a pessoa tem. Deus não pede o que a pessoa não tem. (2Co 8.10-12).

A graça de Deus nos faz aceitar o que nossos líderes nos lembram. E somos lembrados que nossa oferta nos permite ser parceiro na missão de Deus.

A graça de Deus não nos aceita pelo que temos para oferecer. Deus em Jesus já nos resgatou e aceita a nossa gratidão daquilo que temos para oferecer.

 

Não estou querendo aliviar os outros e pôr um peso sobre vocês. Já que agora vocês têm bastante, é justo que ajudem os que estão necessitados. Em alguma outra ocasião, se vocês precisarem, e eles tiverem bastante, aí eles poderão ajudá-los. Assim todos são tratados com igualdade (2Co 8.13-14)

A graça de Deus nos torna solidário. E o mundo carece de solidariedade.

 

A graça de Deus tem realizado nas igrejas da Macedônia e também tem realizado nas nossas igrejas.

A graça de Deus continuará realizando, pois continuará sendo testemunhada por nossa boca e pelo nosso bolso. Amém.

Edson Ronaldo TRessmann

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Vocês são meus amigos!

Sexto Domingo de Páscoa 05 de maio de 2024 Salmo 98; Atos 10.34-48; 1João 5.1-8; João 15.9-17 Texto : João 15.13-14 Tema : Vocês são m...