terça-feira, 3 de março de 2020

A família e o objetivo de Deus!

08 de março de 2020
2º Domingo na Quaresma
Salmo 121; Gênesis 12.1-9; Romanos 4.1-8,13-17; João 3.1-17
Texto: Gênesis 12.1-9
Tema: A família e o objetivo de Deus!

Com um celular na mão, você consegue chegar a qualquer lugar. Digita-se o endereço e seguindo as orientações, de repente você ouvirá a voz, “você chegou ao seu destino.
Deus chamou Abrão para ir a uma terra distante para fazer dele e Sara uma grande nação. Interessante que bem melhor que a condução do GPS, foi a condução de Deus. Não houve questionamento, dúvida e nem desculpa por qualquer motivo. Ele apenas caminhou.
O relato de Abrão e Sara é marcado pela CONFIANÇA.
Não era possível que Abrão com 75 e Sara 74 anos aceitassem o desafio de caminhada ao desconhecido e acreditar que teriam um filho. Abraão e Sara confiaram no GPS de Deus e caminharam “para a terra que eu lhe mostrarei.”
O relato de Abrão e Sara é marcado pela GRAÇA de Deus.
Deus não chamou Abrão por merecimento. Deus o escolheu por graça: “você será uma bênção para os outros.”
O chamado de Deus se resumiu na frase: “Sai da tua terra.
Deus chama Abrão para que deixe seu meio social. Naquele momento, Abrão não compreendia, mas através dele, Deus abençoaria todas as famílias da terra. Assim como testemunhado por Sara diante do nascimento do seu filho Isaque: “Deus me deu motivo de riso” (Gn 21.6).
Sai da tua terra, afinal, Deus diz ter um objetivo: “você será uma bênção para os outros”.
Abraão é considerado o pai de todos os que creem. O plano de Deus em salvar a humanidade parecia estar fadada ao fracasso. Afinal o dilúvio e a torre de Babel pareciam acontecimentos que levariam o plano de Deus ao fracasso. O homem, em sua natureza pecaminosa, sempre será tentado à atrapalhar os planos de Deus. O diabo usa nossa natureza pecaminosa e o mundo para nos distanciar de Deus e nos afastar dos planos de Deus e do seu objetivo ao nos chamar.
O capítulo 12 de Gênesis se torna fundamental para toda a história do povo de Deus. Esse capítulo apresenta que, quando tudo parecia estar perdido, Deus por sua graça chama Abrão para fazer dele uma grande nação, a nação dos salvos, o povo de Deus.
Abrão e Sara foram chamados para ser uma bênção para outros e são bênção no fruto da sua geração: Jesus.
A exemplo de Abrão e Sara, somos chamados a fé cristã. Pela fé, caminhamos rumo a terra que iremos ver com nossos olhos: o paraíso. Mas, enquanto caminhamos, vivemos sob a graça e a confiança. Essa graça e confiança é constantemente atacada pelo nosso durante a nossa caminhada. Dúvidas, questionamentos, tribulações, frustrações.
No entanto, em meio a essas situações, a família cristã caminha como enviada da parte de Deus para viver na graça e confiança em Jesus. Para que assim como Abrão e Sara, apontem a bênção, Jesus, para os outros. Amém!

Edson Ronaldo Tressmann

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Não creia em todo espírito (1Jo 4.1)

  27 de abril de 2024 Salmo 150; Atos 8.26-40; 1João 4.1-21; João 15.1-8 Texto: 1João 4.1-21 Tema: Não creia em todo espírito (v.1) ...