terça-feira, 24 de setembro de 2019

Lázaros aos Lázaros!

Décimo sexto domingo após Pentecostes!
Salmo146; Amós 6.1-7; 1Timóteo 6.6-19; Lucas 16.19-31
Texto: Lucas 16.19-31
Tema: Lázaros aos Lázaros!

O maior desejo de uma pessoa é ser rico!
Quem nunca sonhou em ter muito dinheiro? Se você fosse rico, o que faria com suas riquezas?
Não apenas por este texto que concluímos que morreu é céu e inferno. O texto indica claramente a respeito do meu futuro eterno e que o mesmo está atrelado ao que nessa vida tenho depositado a minha confiança. Nas riquezas ou em Cristo! Cristo é o centro da minha fé.
A história do rico e de Lázaro mostra que o ímpio depois da morte está em tormento (Lc 16.23). As almas permanecem no céu ou no inferno até o dia do juízo final, quando serão reunidos com seus corpos. A descida de Cristo ao inferno (1Rs 3.19,20), mostra que os incrédulos estão em prisão. Só há apenas dois lugares: céu e inferno, e num deles, a nossa alma entra e depois, por ocasião da volta de Cristo, nosso corpo também irá. Por ocasião da volta de Cristo, os mortos irão ressuscitar e Jesus, dará aos piedosos a vida e alegria eterna; os ímpios, serão condenados, para junto com o diabo e seus anjos serem atormentados sem fim.
O Dr Piper ressalta que não haverá ateus no inferno, pois o castigo o convencerá a existência de um juiz justo e onipotente (Lc 16.27-28). O objetivo de Deus com a pregação da condenação visa o arrependimento (Mt 3.7-12). Deus não destinou o ser humano ao inferno, pois, logo após a queda em pecado, uma opção humana decorrente da tentação do diabo, Deus prometeu o salvador (Gn 3.15). Deus quer que todos sejam salvos (1Tm2.4). No entanto, o diabo não se cansa de tentar o ser humano para afastá-lo de Deus. E uma das mais perigosas tentações que tem feito milhares de pessoas se afastarem de Deus é o amor ao dinheiro (1Tm 6.10).
Para muitos ricos, os pobres são como Lázaro, ou seja, que Deus os socorra. Lázaro significa Deus Socorre. Aquele rico (Lc 16.19-31), assim como muitos atualmente, apenas considerava o pobre como um coitado que não aproveitou as oportunidades e que devia ser um vagabundo. Aquele rico não aproveitou a presença do pobre como sendo uma oportunidade de Deus para demonstração de amor.
Na época não havia talheres (surgiram por volta de 1500 com Leonardo da Vinci). E sem talheres, comiam com as mãos e limpavam seus dedos nos pães que eram jogados fora. E desses é que os cães e os mendigos se alimentavam.
Jesus, ao contar essa história relata algo que nos faz refletir. A situação do rico. Ele confiava somente em suas riquezas. Deliciava nelas e julgava-se superior aos demais. E Jesus, dizendo que mesmo no inferno, aquele rico não compreendia e julgava-se superior a Lázaro. No verso 24 está registrado o pedido do rico de que Abraão mande Lázaro com seu dedo refrescar lhe a boca.
E já que isso não era possível, àquele rico pediu de maneira mais humilde que Abraão mandasse Lázaro para seus irmãos (v.27).
O pedido foi negado com explicação do por que no v.29eles tem Moisés e os profetas”, ou melhor, eles tem a Palavra de Deus. Que as ouçam! Eles precisam ouvir a Palavra de Deus. Se não a ouvem, um milagre, não os fará crer (v.31).
Qual foi o pecado do rico? Foi justamente o que ele não fez. Constantemente confessamos nossos pecados dizendo: pequei pelo que pensei, falei, fiz e deixei de fazer.
Querido irmão e irmã – as desigualdades sociais são naturais? Será que é normal, uns terem toda a riqueza e outros toda a pobreza?
Não é pecado ser rico! Ela é um dom (Ec 5.10; Rm12.8). No entanto, como alerta Paulo a Timóteo, o amor a riqueza muitas vezes cega as pessoas. Por isso, Deus enviou o profeta Amós. E esse denunciou as desigualdades sociais. E nós precisamos falar, refletir sobre as desigualdades sociais.
Como lutar contra as desigualdades sociais?
Foi dito por Abraão ao rico: eles tem Moisés e os profetas. Todo resumo da lei e dos profetas conforme as palavras de Jesus é: Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento... Amarás o teu próximo como a ti mesmo” (Mt 22.37,39).
Você tem ouvido Moisés e os profetas? Talvez você esteja sempre dentro da igreja, mas, assim como na época do profeta Amós, tem negado a prática do amor ao seu semelhante. Muitas pessoas carecem do básico para viver, ou precisam daquela TV velha que está no seu depósito para assistir.
Quantas congregações estão abastadas financeiramente, e outras necessitam apenas de algumas Bíblias novas para que as pessoas possam ler a Bíblia.
Por que é tão importante ouvir o que diz Moisés e os profetas?
Primeiro: para que haja salvação. Rm10.17 – por meio da sua Palavra, Deus opera, dá e fortalece a fé. Por isso, nos exorta no terceiro mandamento a ouvir atentamente a Palavra de Deus, e tirarmos um dos dias semanas para o ouvir.
Segundo: para sermos motivados a prática das boas obras (Ef 2.10; 2Tm 3.17).
Sem a Palavra de Deus não há fé e nem sequer obras que agradam a Deus, afinal, sem fé ninguém agrada a Deus (Hb 11.6).
Éramos miseráveis, mas, Jesus, sendo Deus, não ficou sentado no trono celestial, mas, aceitou descer e tomar nosso lugar para nos resgatar e nos socorrer (Fp 2.6).
Os Lázaros, socorridos por Deus em Jesus, são enviados ao mundo para socorrer os muitos Lázaros que necessitam de socorro. Amém!
Edson Ronaldo TREssmann

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Vocês são meus amigos!

Sexto Domingo de Páscoa 05 de maio de 2024 Salmo 98; Atos 10.34-48; 1João 5.1-8; João 15.9-17 Texto : João 15.13-14 Tema : Vocês são m...