domingo, 1 de setembro de 2019

Você está realmente bem!?

13º Domingo após Pentecostes
Salmo 1; Deuteronômio 30.15-20; Filemon 1-21; Lucas 14.25-35
Texto para prédica: Salmo 1
Tema: Você está realmente bem!?

Quando alguém pergunta para outra pessoa: você está bem? A resposta costumeira é: “estou bem. É melhor dizer que está bem, para ver se fica melhor”. As pessoas querem e desejam estar bem. Ninguém quer estar mal. Mas, será que você está realmente bem?
O Salmo 1 inicia com a mesma palavra com a qual o Salmo 2 termina – Ashërey. Essa palavra, aparece vinte e seis vezes nos Salmos, e significa “felicidades de”, ou melhor, “abençoado”.
A palavra que aparece nas traduções bíblicas “bem aventurado” descreve o estado de alguém.
Você está realmente bem?
O Salmista descreve o estado da pessoa como um homem abençoado. Ou seja, o salmista diz que “tudo está bem para aquele homem o qual” ama a lei de Deus e que está afastado dos ímpios. Lembre-se: nada é agradável para quem a lei do Senhor é desagradável.
Está bem aquela pessoa que “não anda”, ou seja, que não vive e convive nos conselhos dos ímpios.
O salmista sabe que nenhuma sociedade, e nenhum cidadão persiste se não for estruturada e mantida por certos decretos e leis. Assim, uma sociedade e um cidadão que ignora a lei do Senhor, e seguir a impiedade, não pode e nem poderá estar bem. Deixará de estar abençoado, de ser feliz, para ser amaldiçoado e infeliz.
Os ímpios, por ignorar a lei do Senhor, buscam andar pelos seus próprios caminhos, isso por que entendem que o mesmo está correto e que em seu caminhar não há erro.
A situação moral que se vive atualmente coloca o cristão numa encruzilhada. Humanamente perdeu-se o sentido ético das coisas. Tudo parece ser tão normal, que o caminho errado tornou-se certo. Corre-se o risco de caminhar no conselhos dos ímpios sem se dar conta de que esse caminho não é mais o caminho de Deus.
O caminho do ímpio se deve a um único fator. A impiedade é propriamente o mal da incredulidade. Passa-se a caminhar na impiedade e no caminho dos ímpios, porque se esqueceu de Deus, não sabe mais quem ele é e qual é o seu caminho. Os ímpios “sentam na roda dos escarnecedores, zombadores”, ou seja, violam a fé.
Estar bem, ser abençoado e feliz, é aquele que vive na e da fé. A convicção daquele que está bem e é abençoado é que Deus tem e oferece o melhor. O apóstolo Paulo em suas epístolas se dedica a ensinar sobre a fé em Cristo. Na carta aos Romanos, por onze capítulos alicerça a fé, e em cinco capítulos constrói os costumes provenientes da fé. Aos gálatas, em cinco capítulos ensina a fé e no sexto, os costumes provenientes da fé. É abençoado quem anda na lei do Senhor, ou seja, que vive na e da fé.
Ao contrastar a vida do ímpio com a vida do abençoado, o salmista faz uso de um dos termos mais dramáticos e negativos sobre o relacionamento com Deus e sua Palavra. O salmista fala sobre os escarnecedores, zombadores.
Muitas pessoas que dizem estar bem, na verdade, ouviram o conselho, passaram a seguir o caminho e infelizmente acabaram se assentando com os ímpios. E isso é revelado pela sua decisão.
A promessa dirigida por Deus pelo profeta Ezequiel, foi dada ao povo de Judá que estava se afastando. O apóstolo Paulo escreve aos Coríntios que “todos compareceremos perante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o bem ou o mal que tiver feito por meio do corpo” (2Co 5.10). Jesus conforme narrado pelo evangelista Marco (Mc 4.26-34) diz que o Reino de Deus é a ação de Deus no mundo. E Deus age no mundo através da obra de seu Filho Jesus e a mesma se concretiza na segunda vinda de Jesus. E se Jesus ainda não voltou, é sinal de que Deus continua agindo em seu reino para salvar seus filhos. O problema é que em oposição ao reino de Deus se encontram os ímpios.
Você está realmente bem?
Ao descrever o estado de uma pessoa abençoada, o salmista diz que a mesma sente prazer na lei do Senhor.
Enquanto que o ímpio viola a fé, a pessoa abençoada e feliz, tem prazer na sua vida na e da fé.
No período pós-bíblico, período do exilio, a palavra prazer descrevia o negócio de uma pessoa. Ou seja, a pessoa passava a maior parte do tempo onde estava seu negócio. O seu negócio e trabalho era algo agradável e prazeroso. Assim, o salmista escreve que “o estado de alguém abençoado é daquele que sente prazer em meditar na lei do Senhor, ...” (Sl 1.1,2). Uma pessoa está bem, se sente abençoada quando a sua vida está estruturada na Palavra do Senhor. Assim, ao escrever que “na sua lei medita de dia e de noite” (Sl 1.2), o salmista diz que só sente abençoado quem tem a sua vida governada pela Palavra de Deus. Se sente abençoado aquele que por detrás de tudo que faz está a Palavra de Deus.
Você está realmente bem?
Uma pessoa se sente abençoada quando tem sucesso (Sl 1.3). No entanto, o salmista não fala de sucesso econômico, político ou na vida pessoal. A pessoa que se sente abençoada sabe do seu sucesso diante de Deus. O que na verdade o ímpio ainda não tem, “por isso, os perversos não prevalecerão no juízo ...” (Sl 1.5).
A pessoa se sente abençoada ao saber pela fé que no da do juízo não ficará deitada, mas que se levantará ao som da última trombeta e tomará posse da vida eterna.
Pois o Senhor conhece ...”, ou seja, o Senhor redime. O termo conhecer significa redenção. “Pois o Senhor conhece o caminho dos justos, ...” (Sl 1.6). Como escreveu o profeta Habacuque, o apóstolo Paulo aos Romanos e aos Gálatas e ao autor a carta aos Hebreus: “O justo viverá pela fé” (Hc 2.4; Rm 1.17; Gl 3.11; Hb 10.38).
Você está realmente bem?
O justo, aquele que foi e é redimido por Jesus Cristo está muito bem. O ímpio ao contrário, está numa situação desesperadora. No entanto, o justo deve evitar seu conselho, caminho e assento, mas, para o ímpio Jesus continua lançando a sua semente para que pelo seu poder o coloque em seu Reino e o salve. Amém!
Rev. M.S.T. Edson Ronaldo Tressmann

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Vocês são meus amigos!

Sexto Domingo de Páscoa 05 de maio de 2024 Salmo 98; Atos 10.34-48; 1João 5.1-8; João 15.9-17 Texto : João 15.13-14 Tema : Vocês são m...