quarta-feira, 12 de junho de 2019

Vivendo e praticando a fé em meio aos problemas diários!


Texto: Salmo 3
Tema: Vivendo e praticando a fé em meio aos problemas diários!

É muito comum as pessoas quando estão enfrentando um problema desesperador, se concentrarem no problema. Na busca por resolução desse problema, qualquer alternativa parece ser válida, não importa como é essa alternativa.
Absalão, por meio de dissimulações e tramoias, reuniu, em Hebrom, a título de uma festa pela tosquia do seu rebanho, um grupo de aristocratas e de militares de Israel (2Sm 15). E secretamente conspirou contra Davi em todo o país. No momento certo, Absalão se proclamou rei em Hebrom e, ao som de trombetas tocadas do Sul até o Norte a frase que se passou a ouvir foi: “Absalão é rei em Hebrom” (2Sm 15.10). E em pouco tempo, “tornou-se poderosa a conspirata e crescia em número o povo que tomava o partido de Absalão” (2Sm 15.12).
Após isso, Absalão partiu para Jerusalém a fim de sentar-se no trono de Davi, o seu pai. Davi já estava fugindo do filho, pois estava sendo perseguido e atacado até por pessoas simples de Jerusalém (2Sm 16.5-8). Davi era insultado e amaldiçoado por muitas pessoas. Samuel descreveu que Davi saiu chorando, andando descalço e com a cabeça coberta (2Sm 15.30).
Davi em sua oração (v.1) descreve essas pessoas como agressores (inimigos). Era um grupo violento. Mesmo sendo um general e guerreiro, a situação era desesperadora. Absalão conseguiu executar o maior e mais bem executado golpe de estado de todos os tempos. Pouquíssimas pessoas permaneceram fiéis a Davi. E esses exclamavam que nada poderia salvar Davi. Mas, o ponto é que Davi sabe quem é e principalmente, sabe quem Deus é. Por esse motivo, exclama (v.1-2). E nessa exclamação é possível observar duas coisas:
1 – Ele confronta os agressores dizendo que esses estão se colocando contra Deus e não contra ele, Davi.
2 – Confessa sua fé dizendo que mesmo que não pareça, Deus lhe salvaria mais uma vez.
Os versos 3 a 8 são palavras de confissão diante das pessoas que julgavam ser uma situação irreversível.
Tente imaginar a cena. Os poucos que permaneceram fiéis, desesperados, julgando tudo perdido e Davi simplesmente responde a todos: Deus está no comando (v.8), é Ele quem atuará em meu favor, pois, és meu escudo, és a minha glória e o que exaltas a minha cabeça (v.3). Tudo o que eu sou, Rei, poderoso e exaltado, devo ao Senhor no qual não deixarei de confiar nesse momento. Ele ainda está no comando dessa situação (Dn 4.32; Pv 14.34).
Com essas palavras, Davi estava confessando que conhecia as promessas de Deus. Ele sabia que Deus o havia escolhido para ser rei (1Sm 16.12-13) e que seu reinado terminaria em paz (2Sm 7.11. Claro que esse reinado de paz se daria em Jesus, o cumprimento dessa promessa).
Um detalhe que não pode passar despercebido, pois o pano de fundo do Salmo 3 é o episódio narrado em 2Samuel 15, é que Davi poderia estar em dúvida. Pois, havia acabado de ser perdoado de dois graves pecados (2Sm 12). Talvez, pudesse dizer que Deus o estava punindo pelos seus graves pecados. Mas, o que ouvimos é contrário as nossas expectativas. Davi confiante e certo do amor de Deus, o qual havia acabado de experimentar pelo perdão recebido, confessa sobre o amor de Deus aos seus poucos aliados e diz que tudo está bem.
Ao confessar sua fé, Davi ora (vv. 4,7).
Ao dizer: com a minha voz clamo ao Senhor (v.4), Davi ressalta que mesmo sendo rei, nesse momento só pode fazer uma coisa: clamar. Por isso, clama dizendo: levanta-te Senhor! Salva-me, Deus meu, pois feres nos queixos a todos os meus inimigos e aos ímpios quebras os dentes (Sl 3.7). Em outras palavras, Davi reconhece que nesse momento, em que muitos duvidam, só há um único socorro: Deus.
Naquele momento, como um general numa batalha, Davi dizia aos poucos que lhe permaneceram fiéis. Eles tem o exército e o povo como seus aliados, mas, não se aflijam, eu tenho Deus. E saibam que esses agressores não estão agredindo a mim, que fui escolhido por Deus para ser rei, estão agredindo aquele que me colocou como rei e que a mim fez uma promessa.
Observe um detalhe muito importante. Os poucos que permaneceram com Davi, se concentraram no problema e exclamaram que “não há em Deus salvação para ele” (Sl 3.2). No entanto, Davi, sabendo quem era e quem é Deus, concentrou naquele que o salvaria desse problema: Deus.
Não posso deixar de lembra-los sobre o segundo mandamento. O mesmo está registrado em Êxodo 20.7: “Não tomarás o nome do Senhor, teu Deus, em vão, ...”. O que isso significa? Significa que nos momentos difíceis da vida não devemos negar nossa fé. Nos momentos difíceis da vida, é momento de oração. Mas, nos momentos difíceis, muitos tendem a se concentrar tanto no problema que se esquecem de Deus e acabam, pois o momento é desesperador, buscando outros meios, até meios proibidos por Deus para tentar resolver o problema.
Davi se confessou confiante em Deus por saber quem era Deus, e após orar, descansa (v.5).
Pra que perder o sono por esse conflito familiar, falsas acusações e o risco de perder a vida? Meu descanso está em Deus! Eu durmo e acordo na certeza do sustento de Deus.
Jesus nos aconselha a descansar nEle. Certa vez disse: “...não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer ou beber; nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo, mais do que as vestes?” (Mt 6.25).
Descansar em Deus é ter certeza da sua providência e cuidado. O apostolo Tiago aconselha: “...Hoje ou amanhã, iremos para cidade tal, e lá passaremos um ano, e negociaremos, e teremos lucros. Vós não sabeis o que sucederá amanhã. Que é a vossa vida? Sois, apenas, como neblina que aparece por instantes e logo se dissipa. Em vez disso, devíeis dizer: Se o Senhor quiser, não só viveremos, como também faremos isto ou aquilo” (Tg 4.13-15).
Todos nós passamos por problemas, são muitas as ocasiões e situações em que nos vemos em completo desespero. Problemas pessoais, familiares, econômicos, físicos. Esses momentos são oportunidades que recebemos de Deus para confessar pela boca e atitude em quem de fato confiamos. É uma oportunidade para oração e descanso. Afinal, do Senhor é a salvação (v.8).
Quem disse pra você que em meio aos problemas e inquietações tudo está perdido?
Davi não confiou na sua fé, não reagiu com pensamentos positivos, ele apenas confessou orando e descansando naquele que o livraria: Deus.
No momento mais crítico da sua vida, Davi reconhece que tudo o que ele era, poderoso, exaltado, cheio de honras o era por causa de Deus. Nesse momento, Davi, não apelou para si mesmo, mas, olhou para Deus e por saber quem é Deus, confessou, exclamou e descansou.
Nosso Deus é um Deus de salvação! Por isso, enviou seu Filho Jesus para nos salvar de uma situação desesperadora eternamente. Amém!

Edson Ronaldo Tressmann

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Vocês são meus amigos!

Sexto Domingo de Páscoa 05 de maio de 2024 Salmo 98; Atos 10.34-48; 1João 5.1-8; João 15.9-17 Texto : João 15.13-14 Tema : Vocês são m...