segunda-feira, 14 de janeiro de 2019

Uma confissão do Espírito: Cristo é Senhor


Segundo Domingo após Epifania
Dia 20 de janeiro de 2019
Salmos 128; Isaías 62.1-5; 1Coríntios 12.1-11; João 2.1-11
Texto para pregação: 1Co 12.1-11
Tema: Uma confissão do Espírito: Jesus é Senhor.

Nas comunidades há muitas perguntas. E assim como em 1Co 7.1 e 8.1, o apostolo Paulo em 1Co 12 está lidando com uma interrogação.
No entanto, diferente dos dias de hoje, Paulo não economiza palavras, tempo e folhas para sua resposta, pelo contrário, escreve três capítulos, o 12 a 14, para pontuar uma resposta.
A resposta demorada se deve ao fato de Paulo considerar esse ponto crucial. Uma pergunta que na realidade havia se tornado assunto corrente na comunidade e estava causando discórdias e divisões, ciúmes e contendas.
Ao escrever “a respeito dos dons que o Espírito Santo dá” (v.1), o apostolo Paulo desejava ressaltar a abrangência a respeito da atuação do Espírito Santo.
Enquanto que a comunidade e as pessoas se questionavam sobre qual era o maior dom, Paulo lhes responde sobre a atuação magnifica do Espírito Santo, que atua para que todos conheçam Jesus e não para que pessoas sejam exaltadas pelo seu dom. Não um dom melhor que o outro, o que há são dons que se complementam e objetivam levar outros à Cristo.
O apostolo Paulo esclarece que a abrangência da atuação do Espírito Santo não era apenas na operação de grandes dons, pelos quais muitos coríntios estavam s julgando melhores que outros. O apostolo ressalta que o Espírito Santo conduzia as pessoas ao testemunho, “Jesus é o Senhor” (v.3).
O que há de extraordinário nisso?
Esse testemunho na época era a maior exclamação que alguém poderia fazer. Afinal, um carpinteiro judeu, indefeso na cruz, insultado pelas pessoas, e abandonado por Deus, ser o Senhor, era até inaceitável por muitos. Esse Jesus ser o Senhor do universo, o juiz das pessoas. Só poderia ser brincadeira. E dessa maneira, Paulo declara que esse Jesus é o Senhor. E o mesmo só pode ser declarado com convicção pelo poder do Espírito Santo.
Muitas vezes julgamos como sendo algo simples o fato de exclamar “Jesus é o Senhor”, e nos esquecemos de tal confissão é o poder do Espírito Santo se mostrando por nossa boca que gosta de praguejar e murmurar.
Essa simples confissão “Jesus é o Senhor” provinda do poder do Espírito Santo, conduziu muitos homens a dedicarem suas vidas na defesa da mesma.
As pessoas estão buscando uma igreja cheia do Espírito Santo. E quando a buscam, a julgam encontrar num local onde supostamente há os mais variados milagres. As mais variadas línguas. Louvor fervoroso. Oração poderosa. E muitas vezes, se esquecem de que fazem parte de uma igreja cheia do Espirito Santo, pois, em suas fileiras há crianças que exclamam: “Jesus é o Senhor”.
Lembre-se: toda igreja, todo cristão, que vive nessa confissão: “Jesus é o Senhor”, é uma igreja e um cristão, cheio do Espírito Santo. Se não há línguas estranhas, se não há cura, não importa, o importante é que por essa confissão: “Jesus é o Senhor”, sabe-se que ali tem e há Espírito Santo (1Co 3.16).
Os dons não são dados pelo Espírito Santo para promoção pessoal. Ele o dá com um único objetivo: que “Jesus é o Senhor” seja conhecido, confessado e proclamado.
A igreja só é cristã por causa do Espírito Santo. Você e eu só somos cristãos por causa do Espírito Santo. Sem a atuação do Espírito Santo, não haveria a confissão que mantêm a igreja de pé: “Jesus é o Senhor”.
A igreja cheia do Espírito Santo confessa “Jesus é o Senhor”, ao mesmo tempo está cheia de vida e atividades do Espírito Santo através dos mais variados dons para que continue sendo edificada: versos 4.11.
O Espírito Santo conceda donspara que haja serviço (v.5) e para que todos tenham a prova da presença do Espírito Santo (v.7).
Os dons, sendo os mais variados, deveriam nos alegrar e nos levar ao louvor. No entanto, assim como era em Corinto, acontece conosco. Diante das variedades de dons, acabamos ficando cheios de inveja, ciúme e buscando defender esse ou aquele dom como maior e melhor. Paulo termina sua resposta “a respeito dos dons que o Espírito Santo dá” no capítulo 14, mostrando que enquanto valorizavam o dom de língua e desvalorizavam todos os outros dons, o amor deixava de ser o óculos pelo qual se via e vê o dom do outro como sendo a manifestação do poder do Espírito Santo entre nós (1Co 13).
Tudo o que somos como igreja, a maneira como servimos na igreja, tudo, é manifestação do poder do Espírito Santo. O que não pode é haver soberba da parte dos cristãos, de maneira especial aqueles que se destacam em algum serviço. Essa soberba foi condenada pelo salmista (Sl 19). A soberba nos leva a roubar a glória que se deve somente a Deus.
O que há de mais precioso na igreja cristã é justamente o fato de podermos pelo poder do Espírito Santo caminhar na diversidade.
Não adianta ter todos os dons, assim como temos, se o usamos mal. Corinto estava usando mal seus dons. Exaltando alguns e desprezando outros.
Pelos diferentes dons, o Espirito Santo age para que outras pessoas pelo poder do Espírito Santo confessem “Jesus é o Senhor”.
A diversidade de dons mostra que não somos únicos no Reino de Deus. A diversidade de dons são manifestações coordenadas para um fim proveitoso no Reino de Deus. Os dons são distribuídos pelo poder do Espírito Santo com o objetivo de que todos carreguem ou tragam junto, que se ajudem ou sejam produtivos (v.7).
O Espírito Santo age para que a comunidade sirva em conjunto, afinal os dons, não nos tornam únicos, eles nos fazem coparticipantes. Na igreja não há lugar para o individualismo. Não há lugar para o egocentrismo.
Todos os dons são importantes e a importância dos mesmos não está no se status, mas, na sua procedência, ou seja, todo e qualquer dom provém do Espírito Santo e são uma manifestação do Espírito Santo.
Sabe aquele seu dom ______________, é uma manifestação do Espírito Santo. E a missão do Espírito Santo é exaltar a Cristo. E essa exaltação de Jesus se dá pelos variados dons que há entre nós. E todos os dons visam a prontidão para servir (v.5). Os dons transbordam para o bem da comunidade (v.6). Os dons realiza coisas não para si, mas em favor de outro alguém. Afinal, tudo o que Deus deseja, é que todos façam a confissão do Espírito: Jesus é Senhor. Amém!
Edson Ronaldo Tressmann

Um comentário:

  1. muito bom Edson R T, se me permite farei uma ponte com aquilo que considero a ideia central das leituras deste domingo. O Sl exalta o servir a Deus e resultante é a benção na família, Is diz que Deus ama seu povo como uma esposa, Jesus estava num casamento e o Apóstolo sempre recorre a ideia de que a Igreja é a noiva de Cristo e nós somos família de Deus. Portanto na família de Deus não há concorrência," porém um só é o mesmo Esp. e que faz todas estas coisas. Grande abraço do colega Lino.

    ResponderExcluir

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Saindo ileso da cova!

30 de março de 2024 Salmo 16; Daniel 6.1-28; 1Pedro 4.1-8; Mateus 28.1-20 Texto : Daniel 6.1-24 Tema : Saindo ileso da cova!   Tex...