terça-feira, 11 de dezembro de 2018

Alegrai-vos no Senhor, Perto está o Senhor!


3º Domingo de Advento
Sl 85; Sf 3.14-20; Fp 4.4-7; Lc 7.18-28
Texto: Fp 4.4-8
Tema: Alegrai-vos no Senhor, Perto está o Senhor!

A terceira vela acesa nos convida à alegria e ao júbilo pela aproximação da chegada de Jesus. Nosso coração transborda de alegria pela proximidade da chegada do Senhor. Por isso, podemos exclamar com júbilo as palavras do apostolo Paulo: Alegrai-vos no Senhor”, pois “Perto está o Senhor” (Fp 4.5).
Quando o apóstolo Paulo escreveu sua carta aos filipenses havia muita perseguição aos cristãos. Muitos eram açoitados, presos e mortos. E tendo recebido desses cristãos donativos para sua manutenção, preso em Roma, o apostolo Paulo, no ano de 61 AD. escreveu uma carta aos irmãos na fé.
Nessa epistola, o objetivo de Paulo é consolar a comunidade. Parece estranho, pois, em meio a perseguição, prisão, açoite e morte de muitos, não há muito o que escrever para consolar. No entanto, o Espírito Santo, autor dessas Palavras, conduziu as palavras empregadas para a composição dessas sagradas letras. Afinal, em situação tão deprimente, só pelo poder do Espírito Santo, Paulo pôde aconselhar: “Alegrai-vos”.
Como é possível alguém se alegrar numa situação em que sua própria vida está em risco?
O apostolo Paulo responde: “Alegrai-vos, sempre no Senhor, ...”.
Essa expressão sempre ressalta que Cristo é a fonte da alegria em todos os momentos e situações. Nada é capaz de roubar daquele que está em Cristo a certeza do amor, do perdão e a esperança (Rm 8.37).
Em situações difíceis, concluímos que estamos largados a própria sorte, mas, isso não é verdade aos olhos de Deus. Paulo aprendeu essa lição na prática, tanto que ao agradecer aos Filipenses pela ajuda, confessa que “com a força de Cristo, é capaz de enfrentar qualquer situação” (Fp 4.13).
Alegrai-vos, sempre no Senhor, ...”. Posso me alegrar sempre no Senhor, não importa a situação, pois, Cristo é a fonte da alegria em todos os momentos.
Paulo segue consolando a comunidade escrevendo: “Alegrai-vos, sempre no Senhor, ...O Senhor virá logo” (Fp 4.4,5)
Ao escrever que o Senhor virá logo (Fp 4.5), o apostolo ressalta que Jesus conhece os sofrimentos, que Jesus está pronto a amparar e fortalecer e que virá para julgar os vivos e os mortos.
Sendo Cristo a fonte de alegria, até nos piores momentos da vida. Estando Cristo a par dos nossos sofrimentos e pronto a nos amparar e fortalece a nossa fé, posso me alegrar no Senhor, afinal, “a paz de Deus, que ninguém consegue entender, guardará o coração e a mente de vocês, pois vocês estão unidos com Cristo Jesus” (Fp 4.7).
O que é essa paz de Deus? É a salvação oferecida e dada em Cristo. Se devido à queda em pecado éramos inimigos de Deus. Em Cristo, agora estamos em paz com Deus.
Essa paz só acalma um tipo de pessoa. Àquela que reconhece o quanto era inimiga de Deus e crê na obra de Cristo. A paz que excede toda a razão humana está no perdão de Cristo.
Nenhum problema era maior do que a inimizade com Deus. Claro que ficamos perturbados com a violência, a injustiça social, o desmatamento desenfreado, a corrupção. No entanto, esses problemas não são nada, em comparação com a inimizade que tínhamos com Deus. E foi justamente essa situação que Deus em Cristo transformou. Agora, “unidos com Cristo Jesus” temos sempre alegria, pois, mesmo que as dificuldades e preocupações estejam presentes em nossa vida, a certeza do cuidado de Deus nos enche de alegria. Mesmo que a morte bata a nossa porta, temos a vida eterna.
Querido amigo e amiga, conhecemos e vivemos por essa paz com Deus. Vivemos na verdadeira alegria que é Cristo. No entanto, nesse tempo de advento, tempo de preparação, é preciso que àqueles que não conhecem essa paz e alegria, possam conhece-la e também estarem preparadas para o salvador que vem.
Não conhecer e não ter a paz é um drama presente na humanidade desde que Adão e Eva caíram em pecado. Mas, assim como a paz e alegria impactou a vida de milhares, o mesmo é hoje.
Pessoas estão carentes da paz e da alegria com Deus em Cristo, por isso, os exorto assim como exortou o apostolo Paulo: “meus irmãos, encham a mente de vocês com tudo o que é bom e merece elogios, isto é, tudo o que é verdadeiro, digno, correto, puro, agradável e decente” (Fp 4.8).
M.S.T. Rev. Edson Ronaldo Tressmann

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Saindo ileso da cova!

30 de março de 2024 Salmo 16; Daniel 6.1-28; 1Pedro 4.1-8; Mateus 28.1-20 Texto : Daniel 6.1-24 Tema : Saindo ileso da cova!   Tex...