segunda-feira, 5 de novembro de 2018

Deus, o criador do céu e da terra, provê diariamente o necessário para o corpo e a vida.


11 de novembro de 2018
25º Domingo após Pentecostes
Sl 146; 1Rs 17.8-16; Hb 9.24-28; Mc 12.38-44
Texto da mensagem: 1Reis 17.8-16
TemaDeus, o criador do céu e da terra, provê diariamente o necessário para o corpo e a vida.

Novembro – mês em que dentro da IELB enfatizamos a Mordomia Cristã.
O que é mordomia cristã?
É ser administrador da dispensa de Deus. É oferecer do que há na dispensa. Exemplo:  chega alguém necessitado na sua casa e você olha na dispensa e mesmo que só haja pouca comida, prepare um delicioso banquete.
Somos mordomos do Senhor! Administramos tudo o que Deus nos oferece e dá.
Com a boca confessamos, Creio em Deus Pai, todo-poderoso, criador do céu e da terra. Sim, eu creio que Deus criou a mim e a todas as criaturas; e me deu corpo e alma, olhos, ouvidos e todos os membros, razão e todos os sentidos, e ainda os conserva; além disso, me dá vestes, calçados, comida e bebida, casa e lar, esposa e filhos, campos, gado e todos os bens. Supre-me abundante e diariamente de todo o necessário para o corpo e a vida; ...
Interessante olhar para essa confissão de fé, ler e refletir na história da viúva de Sarepta. Uma mulher agraciada por Deus. Afinal, Deus a escolheu para fazer na sua vida um grande milagre. O milagre da provisão. O mesmo milagre que nós vivenciamos dia após dia. Enfim, todos os dias recebemos das mãos graciosas o necessário para o corpo e a vida, assim como a viúva de Sarepta, seu filho e o profeta Elias receberam.
Se não estamos contentes com a provisão que Deus nos concede, o problema é nosso, a questão é que Deus não nos abandona. Tanto que o apostolo Paulo escreveu a Timóteo: “Portanto, se temos comida e roupas, fiquemos contentes com isso” (1Tm 6.8) e segue com um advertência: “Porém os que querem ficar ricos caem em pecado, ao serem tentados, e ficam presos na armadilha de muitos desejos tolos, que fazem mal e levam as pessoas a se afundarem na desgraça e na destruição” (1Tm 6.9).
Deus, o criador do céu e da terra, provê diariamente o necessário para o corpo e a vida. Você crê nisso?
Olhemos por um momento para a história de Elias e da viúva de Sarepta (1Rs 17.8-16).
É preciso recordar que a nação de Israel estava caminhando para o caos. Milhares haviam abandonado a Deus e passado a adorar Baal, que para seus adoradores era o deus da tempestade e da fertilidade. E para afrontar esse deus falso, o profeta Elias, do qual não sabemos nada além de onde veio, anunciou que não cairia sequer um orvalho até que ele dissesse para cair (1Rs 17.1).
Fico imaginando a cena. Chega Elias, de Tisbé, região desconhecida, ou seja, é como se chegasse um “Zé ninguém” para a maior autoridade da época e desafiasse o que para as pessoas era a maior autoridade espiritual. Com certeza houve risos, provocações e até humilhação. Mas também houve muita fúria e revolta, afinal, dali Deus o enviou a Querite, um lugar solitário, onde sua água eram as águas do riacho e sua comida era servida pelos garçons de Deus, os corvos.
Deus enviou Elias para seu povo que estava corrompido pela idolatria e corrupção. Os últimos reis, cerca de 19, haviam agido com impiedade. As dinastias eram movidas pela ambição, idolatria, traições e assassinatos. E o pior rei estava no poder, Acabe, casado com a pior mulher do mundo, mandona, idólatra e assassina.
É interessante a coragem de Elias. Talvez foi com Elias, mas no meu caso seria um grande milagre, afinal, sou muito medroso para tal fato.
Deus amava seu povo e queria que os mesmos voltassem a ele. Elias, significa “Jeová é o meu Deus”. Ele foi instrumento de Deus para tentar fazer a nação de Israel voltar-se ao Yahwismo e assim evitar o cativeiro assírio, que já se aproximava.
Deus, o criador do céu e da terra, provê diariamente o necessário para o corpo e a vida. Assim como proveu para Elias em Querite, proveu que o mesmo fosse alimentado pelo riacho e pelo alimento entregue pelos garçons de Deus, os corvos.
E esse mesmo Deus, fez com que Elias atravessasse todo o território de Israel. Querite de Sarepta 150 km (Querência – Paranavaí). Era o homem mais procurado na época, pois havia afrontado o deus Baal na corte diante de Acabe. Foi uma caminhada confiante em Deus.
Deus, o criador do céu e da terra, provê diariamente o necessário para o corpo e a vida.
Elias é enviado de Querite à Sarepta (1Rs 17.9). A palavra “Sarepta” significa fundir ou refinar.
Deus, o criador do céu e da terra, provê diariamente o necessário para o corpo e a vida.
Deus está no controle e sabe onde Elias está (v. 8). Foi ele quem o enviou a Querite e agora o envia a Sarepta. E lá em Sarepta, Elias será sustentado por uma viúva que tem como porção apenas um último punhado de farinha e azeite (v. 12).
Em Sarepta, Deus está fundindo e refinando Elias, e pelo sustento dessa viúva pobre, Deus lhe ensina a lição da humildade e da dependência diária de Deus.
Elias, que já havia sido sustentado por corvos, agora era sustentado por uma viúva pobre.
Deus, o criador do céu e da terra, provê diariamente o necessário para o corpo e a vida. Você crê nisso?
Certo dia, ano de 2016, conversando com um colega pastor que por telefone me auxiliava no preenchimento da planilha de subsidio 2017. Entre uma e outra linha íamos contando histórias e nos divertindo com a situação. Certa altura disse pra ele, caro colega, sabe o que é receber no final do mês e ouvir do tesoureiro que acabou o dinheiro e que não é possível gastar mais nenhum centavo e que é preciso maneirar nos gastos com combustível. Aquele colega me respondeu: isso deve ser horrível. Eu disse, na verdade não. É fantástico. Isso é viver na total dependência de Deus. A botija que secou não está seca. Mete a mão e terá farinha. Já é assim por 12 anos.
Deus, o criador do céu e da terra, provê diariamente o necessário para o corpo e a vida.
Deus não só cuida da situação, chuva, seca, rios com água e sem água, como também envia a viúva com a sua botija com pouco, mas que nunca falta. A vida diária é uma vida de confissão: “...não faltou farinha na tigela nem azeite no jarro” (v.16).
Do que Deus te proveu hoje? Tem entre nós alguém que carece de alimento ou de roupa? Se há, é preciso conversar com a equipe do trabalho social. Mas acredito que não haja.
Algumas vezes, Deus seca nossa fonte, para nos levar para outro lugar e ser sustentado por ele de outra maneira. O ponto é que ele nos sustenta.
Uma das frases que mais me impactaram no seminário, foram as palavras do Prof. Pr Mário Rost. Certo dia numa aula de doutrina ele enfatizou: caros alunos, pensem apenas em pregar o evangelho. Deus não deixará faltar os recursos.
Deus disse a Elias: “...Eu mandei que uma viúva que mora ali dê comida para você” (v.9).
Deus, o criador do céu e da terra, provê diariamente o necessário para o corpo e a vida. Amém!
Edson Ronaldo Tressmann

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Vocês são meus amigos!

Sexto Domingo de Páscoa 05 de maio de 2024 Salmo 98; Atos 10.34-48; 1João 5.1-8; João 15.9-17 Texto : João 15.13-14 Tema : Vocês são m...