terça-feira, 16 de janeiro de 2018

É preciso ouvir Jesus!

Dia 21 de janeiro de 2018
3º Domingo de Epifania
Sl 62; Jn 3.1-5,10; 1Co 7. 29-31; Mc 1.14-20
Tema: É preciso ouvir Jesus!

João Marcos tem por objetivo apresentar aos seus leitores e ouvintes a questão sobre a identidade de Jesus. Quem é Jesus?
Esse livro que trata sobre quem é Jesus foi escrito para uma antiga e nova igreja.
Já no século um havia muita confusão sobre quem era Jesus. E em pleno século vinte e um, é muito familiar os Jesus fabricados, distorcidos e nebulosos.
No âmbito religioso, Jesus tem recebido muitas faces. E as faces de Jesus dependem do público que o busca. E dependendo do púbico, todos falam, menos Jesus. Há aqueles que dizem que o Espírito lhes falou numa visão, num sonho, ... Mas, e Jesus tem falado com você? E se tem falado, o que ele está dizendo?

É preciso ouvir Jesus!

E Jesus diz: “...O tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo; arrependei-vos e crede no evangelho” (Mc 1.15).
Jesus nos ensina uma preciosa lição sobre arrependimento, fé e reino de Deus.
É preciso ouvir Jesus falar sobre arrependimento!
O problema é que as pessoas dizem que não tem do que se arrepender. Há até aqueles que dizem que não se arrependem do que fizeram, e se fosse necessário, fariam novamente.
As pessoas estão vivendo em dias pós-modernos. E uma das tendências da pós-modernidade é justamente o enfraquecimento da certeza de que há um Deus. O importante na pós-modernidade é a valorização da “deusa razão”. E racionalmente falando, o homem é o centro de tudo. E todas as coisas faz sobressair o ser humano. Nada, deve diminuir o ser humano, o centro de todas as coisas. Assim, falar em pecado é ultrapassado. Falar na necessidade de arrependimento é antiquado. Há aqueles que dizem que não há do que se arrepender, o que é necessário é corrigir o passado.
O ser humano que diz ouvir sonhos, visões, ... deixou de ouvir Jesus. E ele disse: “...O tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo; arrependei-vos e crede no evangelho” (Mc 1.15).
Arrependei-vos!
A palavra arrependimento tem um sentido amplo e restrito.
Em sentido amplo, se refere à conversão em seu todo, ou seja, reconhecimento do pecado, contrição e fé. Em sentido restrito, arrependimento significa reconhecer o pecado, quebrantar o coração e contrição.
Arrependei-vos é reconhecer o pecado, chorar pelo mesmo. É como juntar os cacos de algo que foi quebrado.
O homem precisa arrumar seu passado, ou precisa corrigir-se e viver de maneira nova a partir de hoje?
Qualquer que seja a sua resposta – observe que é necessário arrepender-se.
É necessário reconhecer seus pecados, abandoná-los e viver diferente e para que se possa viver diferente, é preciso novamente ouvir Jesus: “...O tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo; arrependei-vos e crede no evangelho” (Mc 1.15).
Se não reconhecermos que pecamos por que somos pecadores, nunca reconheceremos a necessidade do arrependimento.
A antropologia precisa analisar o homem de duas maneiras. Diante de Deus (entra em choque com a razão), e Diante dos homens. O homem tem livre arbítrio diante dos homens, mas não temos livre arbítrio diante de Deus. Diante das coisas diárias, o homem tem livre arbítrio, mas diante das coisas espirituais não. Nós não fazemos nada para nos aproximar de Deus. Assim, pelos atos externos parecemos bons, mas no íntimo somos ruins. E já que temos livre arbítrio nas coisas diárias, precisamos reconhecer que somos responsáveis. Pare de colocar a culpa no destino. Reconheça seus pecados, suas falhas, e tome outro rumo em sua vida.
Precisamos reconhecer que somos pecadores. E em nosso livre arbítrio diário infelizmente, somos guiados pela nossa corrupção pecaminosa. Todos nós, inclusive batizados e cristãos, pecamos.
Muitas vezes as pessoas me perguntam: Na igreja Luterana as pessoas precisam se confessar ao pastor? Minha resposta, o problema não é ato de confessar em si, o problema é quando as pessoas se confessam apenas como mero ritual. Como um requisito a ser cumprido para se salvar ou se livrar da punição divina.
O que você precisa saber é que sem arrependimento você irá para o inferno.
Por isso, é preciso ouvir Jesus: “...O tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo; arrependei-vos e crede no evangelho” (Mc 1.15).
Ao falar sobre arrependimento, Jesus enfatiza que o ser humano é pecador.
É interessante lembrar como era Roma quando João Marcos escreveu o evangelho.
A cidade de Roma com um milhão de habitantes hospedava um misto colorido de povos, línguas, culturas e religiões. O empurra-empurra nas ruas era tanto que se permitia o tráfego de carroças somente à noite. O porto de Roma, Óstia, tornou-se o centro do cenário mundial. As construções públicas eram de primeira, e as casas particulares não ficavam para atrás. Nas casas de muitos patrícios, a água corria de canos de prata para banheiras de mármore, espelhos de metal enfeitavam as paredes, instalações de ar quente aqueciam o ambiente. As paredes eram cobertas de tapeçaria cara, os assoalhos de mosaico, os tetos de lambris. O desperdício nos banquetes não tinham limites. Havia músicas ao vivo nos jantares. E muitas vezes, flores choviam do teto.
Claro que isso tinha seu lado escuro. Haviam as favelas pobres; os navios, eram impulsionados por escravos cheios de desespero e ódio, que diariamente reabasteciam os portos de produtos. Havia crise econômica, corrupção, anarquia total, apodrecimento da sociedade e um clima geral de decadência. Observe que isso era no século 1 e parece que no século 21, nada mudou. Pior ainda, há muito mais cidades nessa situação.
Para essas pessoas, João Marcos lembra as palavras de Jesus que precisavam ser ouvidas: “...O tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo; arrependei-vos e crede no evangelho” (Mc 1.15).
A ética do trabalho estava ausente quase de todo. Milhares viviam do subsidio do estado. Durante o dia matavam o tempo. O ponto alto da existência triste dessas pessoas era a vida noturna. Iam as orgias com a intenção de se embebedarem. Havia um verdadeiro carnaval nas ruas noturnamente. Os bordéis viviam lotados. Roma caminhava inconscientemente para o juízo de Deus. Nesse contexto, João Marcos escreve aos Romanos dizendo que Jesus lhes convida ao arrependimento, e a entrada no Reino.
As pessoas estão vivendo despreocupadamente em relação aos seus pecados, e assim, cada vez mais tornando impossível chegar a verdadeira fé.
 “...O tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo; arrependei-vos e crede no evangelho” (Mc 1.15).
Quando o ser humano perde a noção do pecado e do quanto é pecador, perde também a necessidade do arrependimento e de crer no evangelho. Como diz um ditado: o tempero da comida é a fome.
Sem noção do pecado e da sua terrível consequência do mesmo, não há fome de arrependimento e do evangelho.
Todo pecador precisa ouvir as palavras de Jesus “...O tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo; arrependei-vos...” (Mc 1.15).
Segunda Parte: É preciso ouvir Jesus!
Na semana passada ao meditar no Salmo 139, ouvimos que Deus nos examina e nos conhece. Ao fazer isso, Deus sabe perfeitamente a nossa situação, mas é necessário que cada um de nós olhe para sua situação. Tens cumprido a lei de Deus? Não! Então ouça o convite de Jesus: “... crede no evangelho” (Mc 1.15).
Ao dizer “...O tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo; arrependei-vos e crede no evangelho” (Mc 1.15). Jesus nos ensina uma preciosa lição sobre arrependimento, fé e reino de Deus.
Conforta tua consciência contra os terrores da lei. Lembre-se: “O tempo está cumprido...” (Mc 1.15), ou, “vindo, porém, a plenitude do tempo, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei, para resgatar os que estavam sob a lei, ...” (Gl 4.4-5).
Quando ouvimos as palavras de Jesus, é como se a fossemos amarrada a uma corda e lançados no fogo e após se sentir impotente destruído, ser tirado do fogo e ter os ferimentos curados.
O pecado é um fogo assustador e devorador. O evangelho é alivio e cura.
Para que os pecadores continuem sendo aliviados e curados, é necessário que a lei e o evangelho sejam pregados.
Ouça Jesus: “...O tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo; arrependei-vos e crede no evangelho” (Mc 1.15).
Crer no evangelho - significa reconhecer que não se consegue guardar a lei de Deus prescrita para mim. Crer no evangelho - significa que por ter desobedecido a lei de Deus, mereço ser condenado ao inferno. Crer no evangelho - é reconhecer que por não conseguir cumprir a lei, Cristo a cumpriu por mim. Ele é o Evangelho que eu tanto necessito.
Terceira parte: É preciso ouvir Jesus!
Jesus diz: “...O tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo; arrependei-vos e crede no evangelho” (Mc 1.15).
Jesus nos ensina uma preciosa lição sobre arrependimento, fé e reino de Deus.
o reino de Deus está próximo.
Reino de Deus não é uma referência a alguma denominação religiosa. Reino de Deus - é a ação de Deus em prol das pessoas com o objetivo de salvá-las. Reino de Deus - cresce à medida em que a igreja cristã anuncia a Palavra de Deus. Reino de Deus – é a atuação da igreja, por isso, Jesus chamou, se relacionou e enviou seus discípulos. Reino de Deus - está onde a Palavra de Deus é ensinada.
Toda pessoa que reconhece a voz de Jesus e crê no evangelho faz parte do Reino de Deus.
Através da atuação de cada filho(a) batizado(a) o Reino de Deus cresce. No entanto, isso não pode levar o cristão a se julgar melhor que outras pessoas, afinal, o cristão quando ora “Venha o teu Reino”, pede pelo Espírito Santo para poder crer e se manter no evangelho.
...O tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo; arrependei-vos e crede no evangelho” (Mc 1.15).
A mensagem do arrependimento é necessário para que cada pecador reconheça sua situação desesperadora, e, somente assim reconhecerão que necessitam “crer no evangelho”. Sem o evangelho não há reino e nem Jesus.

João Marcos no evangelho quer apresentar Jesus. Há muita confusão sobre quem é Jesus, por que pessoas estão falando, mas Jesus está deixando de dizer. Deixe Jesus dizer, e ele diz “...O tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo; arrependei-vos e crede no evangelho” (Mc 1.15). Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Dar a vida pelos irmãos! (1Jo 3.16)

  Quarto Domingo de Páscoa 21 de abril de 2024 Salmo 23; Atos 4.1-12; 1Jo 3.16-24; João 10.11-18 Texto: 1João 3.16-24 Tema: Dar a ...