terça-feira, 16 de janeiro de 2018

É preciso ouvir Jesus!

Dia 21 de janeiro de 2018
3º Domingo de Epifania
Sl 62; Jn 3.1-5,10; 1Co 7. 29-31; Mc 1.14-20
Tema: É preciso ouvir Jesus!

João Marcos tem por objetivo apresentar aos seus leitores e ouvintes a questão sobre a identidade de Jesus. Quem é Jesus?
Esse livro que trata sobre quem é Jesus foi escrito para uma antiga e nova igreja.
Já no século um havia muita confusão sobre quem era Jesus. E em pleno século vinte e um, é muito familiar os Jesus fabricados, distorcidos e nebulosos.
No âmbito religioso, Jesus tem recebido muitas faces. E as faces de Jesus dependem do público que o busca. E dependendo do púbico, todos falam, menos Jesus. Há aqueles que dizem que o Espírito lhes falou numa visão, num sonho, ... Mas, e Jesus tem falado com você? E se tem falado, o que ele está dizendo?

É preciso ouvir Jesus!

E Jesus diz: “...O tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo; arrependei-vos e crede no evangelho” (Mc 1.15).
Jesus nos ensina uma preciosa lição sobre arrependimento, fé e reino de Deus.
É preciso ouvir Jesus falar sobre arrependimento!
O problema é que as pessoas dizem que não tem do que se arrepender. Há até aqueles que dizem que não se arrependem do que fizeram, e se fosse necessário, fariam novamente.
As pessoas estão vivendo em dias pós-modernos. E uma das tendências da pós-modernidade é justamente o enfraquecimento da certeza de que há um Deus. O importante na pós-modernidade é a valorização da “deusa razão”. E racionalmente falando, o homem é o centro de tudo. E todas as coisas faz sobressair o ser humano. Nada, deve diminuir o ser humano, o centro de todas as coisas. Assim, falar em pecado é ultrapassado. Falar na necessidade de arrependimento é antiquado. Há aqueles que dizem que não há do que se arrepender, o que é necessário é corrigir o passado.
O ser humano que diz ouvir sonhos, visões, ... deixou de ouvir Jesus. E ele disse: “...O tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo; arrependei-vos e crede no evangelho” (Mc 1.15).
Arrependei-vos!
A palavra arrependimento tem um sentido amplo e restrito.
Em sentido amplo, se refere à conversão em seu todo, ou seja, reconhecimento do pecado, contrição e fé. Em sentido restrito, arrependimento significa reconhecer o pecado, quebrantar o coração e contrição.
Arrependei-vos é reconhecer o pecado, chorar pelo mesmo. É como juntar os cacos de algo que foi quebrado.
O homem precisa arrumar seu passado, ou precisa corrigir-se e viver de maneira nova a partir de hoje?
Qualquer que seja a sua resposta – observe que é necessário arrepender-se.
É necessário reconhecer seus pecados, abandoná-los e viver diferente e para que se possa viver diferente, é preciso novamente ouvir Jesus: “...O tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo; arrependei-vos e crede no evangelho” (Mc 1.15).
Se não reconhecermos que pecamos por que somos pecadores, nunca reconheceremos a necessidade do arrependimento.
A antropologia precisa analisar o homem de duas maneiras. Diante de Deus (entra em choque com a razão), e Diante dos homens. O homem tem livre arbítrio diante dos homens, mas não temos livre arbítrio diante de Deus. Diante das coisas diárias, o homem tem livre arbítrio, mas diante das coisas espirituais não. Nós não fazemos nada para nos aproximar de Deus. Assim, pelos atos externos parecemos bons, mas no íntimo somos ruins. E já que temos livre arbítrio nas coisas diárias, precisamos reconhecer que somos responsáveis. Pare de colocar a culpa no destino. Reconheça seus pecados, suas falhas, e tome outro rumo em sua vida.
Precisamos reconhecer que somos pecadores. E em nosso livre arbítrio diário infelizmente, somos guiados pela nossa corrupção pecaminosa. Todos nós, inclusive batizados e cristãos, pecamos.
Muitas vezes as pessoas me perguntam: Na igreja Luterana as pessoas precisam se confessar ao pastor? Minha resposta, o problema não é ato de confessar em si, o problema é quando as pessoas se confessam apenas como mero ritual. Como um requisito a ser cumprido para se salvar ou se livrar da punição divina.
O que você precisa saber é que sem arrependimento você irá para o inferno.
Por isso, é preciso ouvir Jesus: “...O tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo; arrependei-vos e crede no evangelho” (Mc 1.15).
Ao falar sobre arrependimento, Jesus enfatiza que o ser humano é pecador.
É interessante lembrar como era Roma quando João Marcos escreveu o evangelho.
A cidade de Roma com um milhão de habitantes hospedava um misto colorido de povos, línguas, culturas e religiões. O empurra-empurra nas ruas era tanto que se permitia o tráfego de carroças somente à noite. O porto de Roma, Óstia, tornou-se o centro do cenário mundial. As construções públicas eram de primeira, e as casas particulares não ficavam para atrás. Nas casas de muitos patrícios, a água corria de canos de prata para banheiras de mármore, espelhos de metal enfeitavam as paredes, instalações de ar quente aqueciam o ambiente. As paredes eram cobertas de tapeçaria cara, os assoalhos de mosaico, os tetos de lambris. O desperdício nos banquetes não tinham limites. Havia músicas ao vivo nos jantares. E muitas vezes, flores choviam do teto.
Claro que isso tinha seu lado escuro. Haviam as favelas pobres; os navios, eram impulsionados por escravos cheios de desespero e ódio, que diariamente reabasteciam os portos de produtos. Havia crise econômica, corrupção, anarquia total, apodrecimento da sociedade e um clima geral de decadência. Observe que isso era no século 1 e parece que no século 21, nada mudou. Pior ainda, há muito mais cidades nessa situação.
Para essas pessoas, João Marcos lembra as palavras de Jesus que precisavam ser ouvidas: “...O tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo; arrependei-vos e crede no evangelho” (Mc 1.15).
A ética do trabalho estava ausente quase de todo. Milhares viviam do subsidio do estado. Durante o dia matavam o tempo. O ponto alto da existência triste dessas pessoas era a vida noturna. Iam as orgias com a intenção de se embebedarem. Havia um verdadeiro carnaval nas ruas noturnamente. Os bordéis viviam lotados. Roma caminhava inconscientemente para o juízo de Deus. Nesse contexto, João Marcos escreve aos Romanos dizendo que Jesus lhes convida ao arrependimento, e a entrada no Reino.
As pessoas estão vivendo despreocupadamente em relação aos seus pecados, e assim, cada vez mais tornando impossível chegar a verdadeira fé.
 “...O tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo; arrependei-vos e crede no evangelho” (Mc 1.15).
Quando o ser humano perde a noção do pecado e do quanto é pecador, perde também a necessidade do arrependimento e de crer no evangelho. Como diz um ditado: o tempero da comida é a fome.
Sem noção do pecado e da sua terrível consequência do mesmo, não há fome de arrependimento e do evangelho.
Todo pecador precisa ouvir as palavras de Jesus “...O tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo; arrependei-vos...” (Mc 1.15).
Segunda Parte: É preciso ouvir Jesus!
Na semana passada ao meditar no Salmo 139, ouvimos que Deus nos examina e nos conhece. Ao fazer isso, Deus sabe perfeitamente a nossa situação, mas é necessário que cada um de nós olhe para sua situação. Tens cumprido a lei de Deus? Não! Então ouça o convite de Jesus: “... crede no evangelho” (Mc 1.15).
Ao dizer “...O tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo; arrependei-vos e crede no evangelho” (Mc 1.15). Jesus nos ensina uma preciosa lição sobre arrependimento, fé e reino de Deus.
Conforta tua consciência contra os terrores da lei. Lembre-se: “O tempo está cumprido...” (Mc 1.15), ou, “vindo, porém, a plenitude do tempo, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei, para resgatar os que estavam sob a lei, ...” (Gl 4.4-5).
Quando ouvimos as palavras de Jesus, é como se a fossemos amarrada a uma corda e lançados no fogo e após se sentir impotente destruído, ser tirado do fogo e ter os ferimentos curados.
O pecado é um fogo assustador e devorador. O evangelho é alivio e cura.
Para que os pecadores continuem sendo aliviados e curados, é necessário que a lei e o evangelho sejam pregados.
Ouça Jesus: “...O tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo; arrependei-vos e crede no evangelho” (Mc 1.15).
Crer no evangelho - significa reconhecer que não se consegue guardar a lei de Deus prescrita para mim. Crer no evangelho - significa que por ter desobedecido a lei de Deus, mereço ser condenado ao inferno. Crer no evangelho - é reconhecer que por não conseguir cumprir a lei, Cristo a cumpriu por mim. Ele é o Evangelho que eu tanto necessito.
Terceira parte: É preciso ouvir Jesus!
Jesus diz: “...O tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo; arrependei-vos e crede no evangelho” (Mc 1.15).
Jesus nos ensina uma preciosa lição sobre arrependimento, fé e reino de Deus.
o reino de Deus está próximo.
Reino de Deus não é uma referência a alguma denominação religiosa. Reino de Deus - é a ação de Deus em prol das pessoas com o objetivo de salvá-las. Reino de Deus - cresce à medida em que a igreja cristã anuncia a Palavra de Deus. Reino de Deus – é a atuação da igreja, por isso, Jesus chamou, se relacionou e enviou seus discípulos. Reino de Deus - está onde a Palavra de Deus é ensinada.
Toda pessoa que reconhece a voz de Jesus e crê no evangelho faz parte do Reino de Deus.
Através da atuação de cada filho(a) batizado(a) o Reino de Deus cresce. No entanto, isso não pode levar o cristão a se julgar melhor que outras pessoas, afinal, o cristão quando ora “Venha o teu Reino”, pede pelo Espírito Santo para poder crer e se manter no evangelho.
...O tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo; arrependei-vos e crede no evangelho” (Mc 1.15).
A mensagem do arrependimento é necessário para que cada pecador reconheça sua situação desesperadora, e, somente assim reconhecerão que necessitam “crer no evangelho”. Sem o evangelho não há reino e nem Jesus.

João Marcos no evangelho quer apresentar Jesus. Há muita confusão sobre quem é Jesus, por que pessoas estão falando, mas Jesus está deixando de dizer. Deixe Jesus dizer, e ele diz “...O tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo; arrependei-vos e crede no evangelho” (Mc 1.15). Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Vivendo como criança desmamada!

  31 de agosto de 2025 Décimo segundo domingo após Pentecostes Salmo 131; Provérbios 25.2-10; Hebreus 13.1-17; Lucas 14.1-14 Texto: S...