terça-feira, 14 de junho de 2016

Utiliza-se a pedagogia de Deus!

19 de junho de 2016
5º Domingo após Pentecostes
Sl 3; Is 65.1-9; Gl 3.23-4.7; Lc 8.26-39
Tema: Qual é o segredo da IELB para chegar aos 112 anos?
Utiliza-se a pedagogia de Deus!

Pedagogia é um conjunto de técnicas, princípios, métodos e estratégias da educação e do ensino. O termo pedagogia tem origem no escravo que acompanhava a criança até a escola. Atualmente pedagogo é aquele que cuida do processo ensino aprendizagem. Ou seja, aquele que guia o ensino aprendizado dentro da escola.
         Entre os gregos, aio, pedagogo, era um escravo fiel, incumbido do cuidado com a criança desde a infância até o início da maturidade, cujos deveres consistiam especificamente em proteger e cuidar da criança desde a infância até o início da maturidade, cujos deveres consistiam especificamente em proteger e cuidar da criança sob seus cuidados de perigos físicos e morais e em acompanhá-la a escola e locais de lazer.   O dever, o objetivo maior era torná-los cidadãos habilitados, dignos e honrados da cidade. Os fiéis do Antigo Testamento, de acordo com essa comparação, ainda não tinham atingido a maturidade espiritual.
         Nesse sentido, pode-se afirmar que o início do cristianismo não foi um tempo áureo, nem sequer fácil. À caminhada dos judeus convertidos no cristianismo não foi tranquila. Os judaizantes, agora no cristianismo, enfrentavam uma difícil batalha. Precisavam desacostumar da vida sob a lei. Por longos anos, estiveram submetidos a severas e difíceis exigências da Lei Judaica. Muitos desses cristãos, ex judaizantes, proclamavam com indisfarçável orgulho seus estágios e conquistas na lei.
A carta de Paulo aos Gálatas foi recebida por pessoas que pensavam assim. O apóstolo Paulo preocupado e, de certa forma, aflito com seus queridos irmãos e irmãs da congregação da Galácia, composto na sua maioria de origem gentílica, envia uma carta que os convida a viverem a “verdadeira liberdade” em Jesus Cristo (Gl 5.1).
O apóstolo Paulo tinha medo de que a contaminação farisaica, acabasse influenciando os ex gentios a seguirem as normas da lei e esquecer do sacrifício de Jesus Cristo na cruz. Na verdade, alguns já estavam começando a mostrar a contaminação do farisaísmo, adotando posturas e comportamentos da observância da lei judaica moral e ritual.
O apóstolo Paulo escreveu: “De maneira que a lei nos serviu de aio para nos conduzir a Cristo, a fim de que fôssemos justificados por fé” (Gl 3.24).
A lei e seu lado pedagógico. Qual é o ensino - aprendizagem da lei? A lei nos conduz a Cristo. Porque? A lei mostra meu pecado e a minha necessidade de um salvador.  
      O propósito pedagógico da Lei estava agora completado em Jesus Cristo, por isso, do alto da cruz exclamou: “Está completado” (Jo 19.30). Conhecedor dessa verdade, o apóstolo Paulo escreve aos Gálatas para que não voltem a contaminação do legalismo. "Antes que viesse a fé, estávamos sob a tutela (custódia) da lei, e nela encerrados, para essa fé que de futuro haveria de revelar-se".
         Antes da era do Evangelho, antes da pregação da fé na redenção em Cristo, os judeus estavam confinados debaixo da Lei. Os fiéis do Antigo Testamento estavam sob a guarda da Lei que regulava suas vidas até aos mínimos detalhes. O propósito de Deus ao impor essa abrangente custódia era de cuidado e amável misericórdia para servir ao futuro tempo do Novo Testamento quando Cristo viria para livrá-los da escravidão da Lei. A lei os conduziu a Cristo, pois a lei mostrou que ninguém é capaz de salvar-se pela lei.
         A pedagogia da lei foi uma estratégia de Deus para ensinar seu povo "... a lei nos serviu de aio".
         O apóstolo Paulo mostra aos Gálatas que Deus lhes havia dado a Lei com todas suas exigências e injunções como se fosse um aio, ou seja, que os conduzisse a maturidade. O propósito de Deus com a lei era guiá-los à salvação em Cristo. Em Cristo a Lei cessou.
         A verdade é até os dias de hoje a Lei continua sendo aio. Pois a lei age e trabalha no sentido de apontar o pecado ao ser humano, mostrando-lhe sua insuficiência em relação à santa vontade e justiça de Deus.
         A pregação da lei consiste no trabalho pedagógico de Deus. Pela lei o coração humano é atingido e então a boa nova do Evangelho traz fé na justiça da obra salvadora de Jesus Cristo e assegura a salvação.
         “Pois todos vós sois filhos de Deus mediante a fé em Cristo Jesus;” (Gl 3.26). Filhos de Deus pela "fé em Cristo Jesus" não por qualquer obra da Lei. A lei é o aio que conduz a Cristo.
         Jesus Cristo é o ponto final da lei. Ele veio justamente para uma finalidade, “colocado sob a lei, para resgatar os que estavam sob a lei” (Gl 4.4,5).
         Quando Jesus nasceu, os judeus manifestavam um zelo intenso pela lei. No sermão do monte Jesus destacou que “não veio para revogar a Lei ou os profetas; .... , veio para cumprir” (Mt 5.17).
         Cristo cumpriu a lei em lugar do pecador. O apóstolo Paulo escreveu aos Coríntios: “Vós sois dele, em Cristo Jesus, o qual se nos tornou, da parte de Deus, sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção, para que, como está escrito: Aquele que se gloria, glorie-se no Senhor” (1Co 30-31).
         A lei é a pedagogia de Deus que ensina que sem Cristo o pecador está perdido. Amém!

M.S.T. Rev. Edson Ronaldo Tressmann

Bibliografia
Martinho Lutero. Obras selecionadas, Vol. 10. Interpretação do Novo Testamento: Gálatas e Tito. Ed. Sinodal, Concórdia e Ulbra, São Leopoldo, Porto Alegre e Canoas, RS. 2008. pp. 339 - 370

Paulo F. Flor. Epistola aos Gálatas: um comentário. Ed. Concórdia: Porto Alegre, RS. 2009. pp. 133 - 146


IGREJA LUTERANA - NÚMERO 1 – 1998. Norberto E. Heine. pp. 63 – 65.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Vocês são meus amigos!

Sexto Domingo de Páscoa 05 de maio de 2024 Salmo 98; Atos 10.34-48; 1João 5.1-8; João 15.9-17 Texto : João 15.13-14 Tema : Vocês são m...