segunda-feira, 15 de junho de 2015

Uma das respostas de Deus ao sofrimento!

21 de junho de 2015
4º Domingo após Pentecostes
Sl 124; Jó 38.1-11; 2Co 6.1-13; Mc 4.35-41
Tema: Uma das respostas de Deus ao sofrimento!

         Todo aconselhamento a uma pessoa que está sofrendo, o texto mais citado é o livro de Jó. Isso, devido ao fato do livro de Jó analisar o “porque” do sofrimento humano. Quando estão sofrendo, as pessoas desejam uma palavra, não apenas de conforto e consolo, mas principalmente uma resposta sobre o sofrimento.   
         Em meio ao seu sofrimento, Jó, citado com exemplo de paciência, quer saber, e, exige de Deus uma resposta para tudo que está acontecendo: “que o Todo-Poderoso me responda!” (Jó 31.35).
         Você está sofrendo? Deseja respostas?
         Bem! Há aqueles que concluem que seu sofrimento é um castigo de Deus, ou devido aos seus dízimos atrasados, ou, por algum pecado secreto.
         O capítulo 38 do livro de Jó traz um diálogo. Um diálogo onde Deus mostra a Jó, o quanto o mesmo, está sendo ignorante diante da sabedoria de Deus. Deus faz perguntas diretas: “...quem é você para pôr em dúvida a minha sabedoria? ...Onde é que você estava quando criei o mundo? ...quem mediu o mundo e definiu as suas medidas? ...Como a terra é sustentado no ar? ...quem assentou a pedra fundamental do mundo? ...quem fechou os portões das águas do mar para que segurá-lo em seu limite?” (Jó 38.2-8).
         Muitos são os questionamentos diante do sofrimento. Mas, seja qual for a pergunta, uma das respostas de Deus é: “...quem é você para pôr em dúvida a minha sabedoria?” (Jó 38.2).
         Quando se está sofrendo, ouvir uma resposta como essa, com certeza haverá uma decepção. Afinal, as pessoas não querem respostas ásperas, sinceras e verdadeiras. Pessoas querem alimentar seu ego, sua vaidade, e desejam respostas que lhe agradem. A resposta dada por Deus a Jó diante dos seus questionamentos no sofrimento não é uma resposta muito agradável. A ignorância, provinda da natureza pecaminosa, atrapalha no entendimento do amor de Deus, mesmo em meio ao sofrimento.
         Jó desejava uma resposta satisfatória ao seu dilema. Lembre-se! Jó não quis restituição dos seus bens materiais e pessoais. Jó, só queria uma resposta satisfatória. No entanto, Deus não menciona as aflições de Jó e não responde a razão do seu sofrimento. Deus, apenas disse: “...quem é você para pôr em dúvida a minha sabedoria?” (Jó 38.2).
         Nessa resposta de Deus, aprende-se algumas lições. A primeira é que Deus sempre responde. Deus não é indiferente ao sofrimento. Ele não deixa seus filhos sem atenção. Deus é um pai que responde aos seus filhos, mas, não apenas como eles querem ser respondidos. A segunda lição é que assim como Jó, não conseguimos compreender o que está acontecendo. Mesmo ignorantes diante de muitas situações de sofrimento, Deus não nos rejeita, afinal, sabe que só falamos e pensamos muitas coisas por não entendermos as coisas (Jó 38.2).
         Esse era o principal problema de Jó e é o nosso, desconhecimento. Planejamos o amanhã, mas não conhecemos sequer o nosso hoje. Assim, quando algo dá errado em nosso amanhã, queremos saber onde erramos, onde pecamos, onde falhamos com Deus.
         Depois de mostrar nosso desconhecimento, Deus quer nos colocar em nosso lugar, ou seja, somos seres humanos, criaturas de Deus. E como criaturas, precisamos nos colocar diante do criador. Deus pergunta: “...quem é você para pôr em dúvida a minha sabedoria?” (Jó 38.2). Deus é Deus! Deus não precisa de ser ensinado. Ele ensina.
         Mesmo que Deus não tenha respondido diretamente as perguntas de Jó, as suas perguntas mostram que se Deus criou, sustenta e guarda esse mundo, ele também está cuidando dos seus filhos e filhas no sofrimento. Certa vez ouvi uma confissão de fé muito bonita de um cristão que estava atravessando um momento muito difícil em sua vida e com a mesma quero terminar essa mensagem. “Deus não me livra do sofrimento, ele me livra no sofrimento. Amém!

M.S.T. Rev. Edson Ronaldo Tressmann

cristo_para_todos@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

“Cantem uma nova canção a Deus, ...” (Sl 98.1).

  05 de maio de 2024 Sexto Domingo de Páscoa Salmo 98; Atos 10.34-48; 1João 5.1-8; João 15.9-17 Texto: Salmo 98 Tema: “ Cantem uma...