segunda-feira, 8 de junho de 2015

Salmo 1 - A porta de entrada de uma grande casa

14 de junho de 2015
3º Domingo após Pentecostes
Sl 1; Ez 17.22-24; 2Co 5.1-10; Mc 4.26-34
Tema: A porta de entrada de uma grande casa.

         Cada casa tem a sua porta de entrada. Dependendo o grau de amizade, é a entrada da casa. Alguns entram pela porta dos fundos porque são conhecidos, outros nem entram, por que são estranhos. E todos nós sabemos que para estranhos não se pode abrir a casa.
         O Salmo 1 é “porta de entrada” numa casa formada por 150 quartos. Cada um dos salmos é uma oração. Nesse caso, é necessário e importante que se abra a porta de entrada para que todos, conhecidos e desconhecidos tenham acesso a essa casa denominada, casa dos salmos, com 150 quartos.
         Toda a construção dessa enorme casa, com 150 quartos, levou muitos séculos, vão desde a época pré-exílica, passando por todo o tempo do cativeiro, até o pós-exílio. Foi concluído somente no final do século III a.C.
         Porque é tão importante e necessário que eu entre nessa casa composta por 150 quartos? No século XVI, Martinho Lutero afirmou que o livro dos Salmos “não coloca diante de nós somente a palavra dos santos, (...) mas também nos desvenda o seu coração e o tesouro íntimo de suas almas”, onde aprendemos a “falar com seriedade em meio a todos os tipos de vendavais”, e que o saltério “faz promessa tão clara acerca da morte e ressurreição de Cristo e prefigura o seu Reino, condição e essência de toda a cristandade – e isso de tal modo que bem poderia ser chamado de uma ‘pequena Bíblia’”. Bonhoffer disse que “se em nossas igrejas já não oramos os Salmos, então devemos incluí-los com mais afinco em nossas meditações matutinas e vespertinas”. Na igreja antiga não era incomum saber ‘o Davi todo’ de cor. Nas igrejas orientais isto era condição para o exercício eclesiástico. Jerônimo, um dos pais da igreja, conta que na sua época ouvia-se o cântico de Salmos nas lavouras e nos quintais. Os Salmos marcavam a vida da jovem cristandade. Jesus Cristo morreu na cruz com a palavra dos Salmos em seus lábios.
Deixar de entrar nessa casa composta por 150 quartos, deixar de visitar cada quarto é perder um tesouro inigualável.
         Lutero disse que é muito benéfico ter palavras prescritas pelo Espírito Santo, que homens piedosos podem usar em suas aflições. Por isso, a porta está aberta e é importante que ela não fique fechada, pois, desconhecer a casa é desconhecer quem a construiu e o repouso que a mesma oferece. O salmo 1 é belo, simpático e atual. Afinal, com tantos escandâ-los, a pergunta é geral: “vale a pena ser cristão? Honesto? Ir e estar na igreja?” O Salmo 1, a porta de entrada para uma enorme casa, parece mostrar que o número de pessoas más é muito mais numeroso que o número de pessoas boas, honestas, dedicadas a servir a Deus. Essas pessoas perversas, pecadoras e zombadoras das coisas de Deus não são desconhecidas, elas fazem parte da convivência social. Lembre-se que “pecador, perverso e zombador” são denominadas como as pessoas que desfavorecem a comunidade cristã, são aqueles que se comportam de maneira negativa, para desfavorecer o evangelho, Deus e a igreja.
         No antigo Israel, bem como em todo o antigo oriente, não havia oposição entre a vida profana e a vida religiosa da pessoa. O cristão era cristão em todos os lugares, não apenas na igreja. A vida em sociedade era o reflexo da sua vida cristã.
         A pergunta é geral: “vale a pena ser cristão? Honesto? Ir e estar na igreja?O salmo 1 faz uma crítica à sociedade que parece ter mais malvados, perversos e pecadores e que todos agem de forma planejada. Ou seja, os corruptos, corruptores, desonestos, ateus, etc, agem de forma estratégica, consciente. E muitas dessas pessoas são os mais influentes numa cidade.
         O cristão, o honesto, o que vai e atua na igreja, parece estar sozinho. Essa é a visão inicial do salmo. Esse homem cristão, honesto e atuante na igreja parece ser um ser humano raro. No entanto, ao entrar na casa, através do salmo 1 e visitar todos os outros 149 quartos, vê-se que todos os cômodos foram preparados para abrigar, consolar e dar ânimo para esse tipo de ser humano.
         O homem que parece ser raro, o cristão, o honesto, o que atua na igreja, não apenas diz não e se opõe aos perversos e maldosos. Sua ocupação não é opor-se ferozmente a esse tipo de gente, antes, seu prazer e sua felicidade está na “lei do Senhor”.
         Enquanto muitos se opõe à Palavra de Deus, aos ensinos de Deus, o homem que parece ser raro, vive uma vida intensa de felicidade por meditar na lei do Senhor em todos os momentos.
         Ao falar em “lei do Senhor” o salmista destaca não a “lei” como algo proibitivo, mas na “lei” como instrução. Instrução libertadora.
         Muitas pessoas, ao longo da caminhada do povo de Deus, desistiram do projeto de Deus. Essa desistência aconteceu devido aos seus interesses particulares. Infelizmente, aquele que abandona o projeto de Deus, aquele que prefere viver sob a proteção ou abrigo de outros quartos que não o do salmos, acabará se tornando perverso, maldoso e irá se opor a tudo o que é de Deus.
         Dois tipos de pessoas e para esses dois tipos a porta de entrada dessa enorme casa, os salmos são abertos. Uma é a pessoa perversa e má, que parece dominar o dia-a-dia e parece se dar bem sob qualquer situação. Há também um homem, que parece estar sozinho, o cristão, o honesto, o que atua na igreja, mas, que segundo o salmista é feliz. Felicidade essa que não provêm das coisas desse mundo, mas da libertação oferecida e dada por Deus em Jesus.
         Pastor, mas, eu não devo receber uma pessoa estranha na minha casa. Claro! Concordo, afinal, não sabemos a sua intenção. Mas, as portas do evangelho, a primeira porta, o Salmo 1, é a porta de entrada e todos são convidados a entrar por ela.
         O salmo 1 mostra no versículo 5 que os perversos e maldosos não irão prevalecer no juízo e no versículo 6 apresenta a certeza do porque os cristãos tem futuro. E justamente por causa desse convite, convite ao arrependimento e convite a permanência na fé é que a porta da casa está aberta a todos.
         O salmista diz que aquele homem raro, que nesse mundo parece estar sozinho, no final, não mais estará. Ele estará com uma grande multidão, a multidão dos justos, dos salvos. Lembro-me das palavras de Jesus: “Ainda tenho outras ovelhas, não deste aprisco; ...” (Jo 10.16).
         “o Senhor conhece o caminho dos justos...” – pela escrita hebraica, essa frase indica que é algo que vale para sempre. Conhecer significa comunhão íntima. Assim como disse Jesus: “Eu sou o bom pastor, conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem a mim” (Jo 10.14). Os justos só são justos por serem conhecidos por Deus em Jesus, ou seja, são acompanhados de forma preocupada e amável.
         O salmista não está ocupado com as pessoas perversas e más. Ele se ocupa com o ensino do Senhor. Não nos cabe ficar ocupados com as maldades desse mundo. Nossa ocupação precisa ser a “lei do Senhor”. Pois, se ocupar com as maldades desse mundo e com os perversos, correremos o risco de nos expor a cairmos em suas ciladas.
         Deus não deseja a condenação do perverso, por isso, permite lhe ter acesso a porta, como disse Jesus: “Eu sou a porta. Se alguém entrar por mim, será salvo; entrará, e sairá, e achará pastagem” (Jo 10.9). A porta continua escancarada, mas infelizmente, outras portas parecem mais atrativas e convidativas para que se entrem por elas.
         Feliz o homem que continua sua vida sob a graça de Deus em Jesus, afinal, “o evangelho mostra como é que Deus nos aceita: é por meio da fé, do começo ao fim. Como dizem as Escrituras Sagradas: “Viverá aquele que, por meio da fé, é aceito por Deus” (Rm 1.17). Amém!


M.S.T. Rev. Edson Ronaldo Tressmann

cristo_para_todos@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Vocês são meus amigos!

Sexto Domingo de Páscoa 05 de maio de 2024 Salmo 98; Atos 10.34-48; 1João 5.1-8; João 15.9-17 Texto : João 15.13-14 Tema : Vocês são m...