domingo, 7 de dezembro de 2014

O verdadeiro testemunho!

3º Domingo no Advento – 14/12/2014
Sl 126; Is 61.1-4,8-11; 1Ts 5.16-24; Jo 1.6-8,19-28
Tema: O verdadeiro testemunho!

         Fala-se muito em testemunho. No entanto, se comete um sério equívoco quanto ao testemunho.
         O que é testemunho?
         João Batista havia sido enviado por Deus para preparar o caminho do Senhor. Sua missão era anunciar que Jesus havia sido enviado para ser o cordeiro de Deus para tirar o pecado do mundo.
         João Batista sofreu o assédio do sucesso. Esse assédio aconteceu diante de alguns judeus enviados para saber se João era Jesus, ou até mesmo Elias, o maior profeta entre os judeus, ou até mesmo qualquer um dos profetas.
         João poderia facilmente apontar para suas qualidades. Mas, respondeu que não era Jesus, nem Elias e nem sequer qualquer um dos profetas. Ele testemunhou que a sua única razão de ser: “uma voz que clama no deserto”.
         Os judeus não estavam ali para buscar exaltar João Batista, nem sequer para dar glorias a ele, ou por terem sido impactados pelo seu testemunho. Estavam ali, porque levam a sua religiosidade muito a sério. E se João Batista não era Jesus, nem Elias e nem um dos profetas, com qual autoridade batizava?
         João Batista poderia responder que era Jesus, Elias ou qualquer um dos profetas, mas preferiu correr o risco e responder de fato e de verdade sobre a sua missão: “uma voz que clama no deserto”.

         João Batista não caiu no assédio do sucesso conforme prega o mundo. Julgou-se uma simples voz, mesmo que outros profetas já houvessem anunciado sobre ele (Isaías 40.3). João Batista recebeu de Deus uma grande importância, ele recebeu a missão de anunciar, preparar o caminho de Jesus. No entanto, não se julgou importante, o importante era a mensagem que anunciava.
         João Batista não apontava para ele mesmo ou para uma suposta religiosidade. João Batista apontava para Jesus. O Jesus que não era reconhecido pelos judeus e pelas pessoas, “...mas o seu povo não o recebeu” (Jo 1.11).  
         O texto do evangelho do apóstolo João traz uma reflexão importante para o nosso contexto eclesiástico. Há muitas igrejas! E nessas há pastores denominados bispos ou apóstolos com grande fama. A maioria das pessoas busca ouvir, tocar essas pessoas. E esses por sua vez assediados pelo sucesso apontam para suas realizações e qualidades. A mensagem principal, Jesus, fica em segundo plano.
         Pessoas testemunham que foram curadas mediante as orações ou o toque desses homens poderosos. Diferentemente de João Batista, esses homens (apóstolos e bispos), gostam de ser testemunhados e incentivam o testemunho de si para que suas fontes de renda continuem ativas.
         A pergunta dos religiosos que se aproximaram de João Batista: “quem és tu?” foi transformada em outra pergunta de outros religiosos: “onde estão teus milagres?
      Graças a Deus que ainda há pastores simples como João Batista que não apontam para si mesmos nem para suas realizações. Apontam para os meios deixados por Jesus: Batismo e Santa Ceia. Apontam para o único caminho, Jesus. Há muitos pastores, graças a Deus, que realizam a única missão a qual foram enviados para realizar: “ser uma voz que aponta para o Cordeiro de Deus”.
         Testemunhar é apontar para o Cordeiro de Deus, o único e necessário testemunho. Testemunho vai além do convite de alguém para a programação em nossa igreja. Testemunho é falar a respeito daquele que nos torna seus filhos pelo batismo. Testemunho é apontar para os meios que nos tornam e mantêm filhos de Deus: Batismo, Palavra e Santa Ceia. Deus é quem age em seus filhos através de um único meio: sua Palavra. Todos os que fazem da sua voz a voz de Jesus verdadeiramente testemunham Jesus. Amém!

Edson Ronaldo Tressmann
cristo_para_todos@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Vocês são meus amigos!

Sexto Domingo de Páscoa 05 de maio de 2024 Salmo 98; Atos 10.34-48; 1João 5.1-8; João 15.9-17 Texto : João 15.13-14 Tema : Vocês são m...