segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Um profeta manifesta o verdadeiro profeta e a verdadeira profecia.

29/01/12 – 4º Domingo após Epifania
Sl 111; Dt 18. 15 – 20; 1Co 8. 1 – 13; Mc 1. 21 - 28
Tema: Um profeta manifesta o verdadeiro profeta e a verdadeira profecia.
Introdução
            Tempo de Epifania que inicia-se no dia 6 de janeiro, dia de reis no Brasil, comemorado com muita música em vários lugares. Epifania, no entanto, iniciado num dia de festa significa manifestação, aparecimento. Segundo o N.T. designa a manifestação de Jesus em glória por ocasião da primeira vinda, e posteriormente a segunda vinda.
            Nesse quarto final de semana após a epifania, conforme as leituras acima, levando em consideração Deuteronômio 18, os convido a meditar no tema: Um Profeta manifesta o verdadeiro profeta e a verdadeira profecia.
Desenvolvimento
            Um profeta manifesta o verdadeiro profeta e a verdadeira profecia. Qual?
            1 – um profeta parecido comigo v.15 - Jesus Cristo
            Moisés liderou o povo de Israel desde o Egito até as proximidades da terra prometida. O povo está quase lá, mas antes de tomar posse daquilo que Deus lhes daria, precisavam ser vacinados, ou seja, preparados para poderem permanecer fiéis, perseverantes na vontade e na palavra de Deus.
            No capítulo 18 de Deuteronômio vemos o profeta Moisés aconselhando o povo sobre como será a nova morada e como deveriam se comportar na terra prometida. Primeiramente anuncia o direito dos sacerdotes e dos levitas, e sua verdadeira função. Os sacerdotes deviam oferecer os sacrifícios a Deus, não deviam seguir os costumes nojentos do povo que já moravam na terra prometida. E assim eram convidados “em todas as coisas sejam fiéis ao Senhor, nosso Deus” (v.13).
            O chamado a confiança em Deus era muito importante, pois, entre os problemas se encontrava o perigo moral. O povo numa terra rica, fértil, seria tentado a abandonar aquele que os guiou até ali.
            Moisés então aponta para o verdadeiro profeta, o Filho de Deus, Jesus Cristo. Quando no v. 15 Moisés diz: “...um profeta parecido comigo...” ele está apontando para outro que é maior que ele, assim como João Batista fez no deserto quando o povo pensava que ele fosse o Messias: “eu batizo vocês com água, mas está chegando alguém que é mais importante do que eu, e não mereço a honra de desamarrar as correias das sandálias dele,...” (Lc 3.15b). Também quando diz o que está registrado no v. 15, está se colocando como tipo de Jesus, antítipo. Isso é claro confirmado pelo autor a carta aos hebreus: “Pois ele foi fiel a Deus, que o escolheu para esse serviço, assim como Moisés foi fiel no seu trabalho em toda a casa de Deus”.
            Mas acima de tudo quando Moisés diz: “um profeta parecido comigo” está acalmando o povo, que a fidelidade deles a vontade de Deus é por causa da constante fidelidade e companhia de Deus. Mesmo recomendando sobre os cuidados que deveriam tomar, Moisés aponta por intermédio de Deus a certeza do amparo, cuidado e companhia de Jesus, do salvador, pois é dito na carta aos hebreus: “E por isso ele pode, hoje e sempre, salvar as pessoas que vão a Deus por meio dele, porque Jesus vive para sempre a fim de pedir a Deus em favor delas. Por isso Jesus é o grande Sacerdote de que necessitamos. Ele é perfeito e não tem nenhum pecado ou falha. ...” (Hb 7.25-26a). E seguindo, a mensagem que o apóstolo Pedro fez no templo em Atos 3 anuncia o seguinte: “Pois Moisés disse: “Do meio de vocês o Senhor Deus escolherá e enviará para vocês um profeta, assim como ele me enviou. Obedeçam a tudo o que ele lhes disser. Aquele que não obedecer será separado do povo de Deus e destruído.” Samuel e todos os profetas que vieram depois dele falaram a respeito destes dias. As promessas que Deus fez por meio dos seus profetas são para vocês. E vocês fazem parte da aliança que Deus fez com seus antepassados, quando disse para Abraão: “Por meio dos seus descendentes, eu abençoarei todas as nações do mundo.” Assim Deus escolheu o seu Servo e o mandou primeiro a vocês, para abençoá-los, e para que cada um de vocês abandone o seus pecados.” (At 3.22-26).
            Um profeta manifesta o verdadeiro profeta e a verdadeira profecia. Isso Moisés e tantos outros fizeram. E esse profeta, Jesus, o povo era convidado a manifestar no seu viver, no seu agir, pensar na nova terra.
            Nós cristãos do século XXI também somos desafiados a manifestar o verdadeiro profeta e a verdadeira profecia. Pois, em cada situação, boa ou ruim, Deus nos acompanha, e com a força que Cristo nos dá, podemos passar pelas mais variadas situações. E na nossa peregrinação nesse mundo somos convidados a testemunhar, a manifestar aquilo que Deus fez e faz com cada um de nós constantemente.
            Um profeta manifesta o verdadeiro profeta e a verdadeira profeciaMoisés quando estava preparando o povo já próximo a terra prometida apontou para aquele que é o verdadeiro salvador, Jesus. E nesse salvador, o povo era convidado a permanecer. Pois numa nova terra, muitas eram as mensagens, a confusão moral, muitos os costumes adversos a Palavra de Deus. Mas com o verdadeiro profeta e a verdadeira profecia em mente, o povo iria superar essa situação. Com o verdadeiro profeta e com a verdadeira profecia em nós, também somos amparados a superar as muitas mensagens que querem nos afastar do verdadeiro profeta e da verdadeira profecia.
            Um profeta manifesta o verdadeiro profeta e a verdadeira profecia. Como?
            2 – A ele ouvirás v. 15 – Ouvindo Jesus Cristo
            Um profeta manifesta o verdadeiro profeta e a verdadeira profecia – tema atual, pois estamos rodeados de inúmeras mensagens, propagandas, cartazes. E no desespero da calada da noite, não sabemos mais a quem dar ouvido, e assim qualquer profeta e profecia parecem ser agradáveis e aceitáveis.
            Moisés, reunido com o povo, os estava preparando para tomarem posse da terra prometida, e assim dizia que os profetas eram encarregados de continuar na obra de Moisés, anunciar o verdadeiro profeta e a verdadeira profecia, Jesus. O povo, de posse da terra prometida, iria enfrentar situações difíceis. Os adivinhos, os feiticeiros, os que tiram sortes iriam colocar em cheque a fé de cada um deles. E esse povo, nessa situação deveria procurar o profeta, e o profeta apontaria para o verdadeiro profeta e para a verdadeira profecia, Jesus.
            Infelizmente, se lemos o resto do A.T., vemos que não foi isso que aconteceu. O povo vacilou, se tornou incrédulo, virou as costas para Deus. Mas o Pai em seu amor e misericórdia, mesmo assim enviou o maior de todos os profetas, aquele de quem Moisés falou, Jesus. Deus cumpriu sua promessa. Aliás, ele continua cumprindo com tudo o que prometeu. Jesus quando subiu aos céus prometeu: “...eu estou com vocês todos os dias, até o fim dos tempos” (Mt 28.20b).
            E tendo essa certeza, por que será que tantas vezes numa crise financeira, moral, existencial, recorremos a outros meios, profecias e profetas? Vem cá, cá entre nós, o momento está difícil, está acontecendo uma crise na sua vida pessoal, Deus está te velando, como diz o salmista: “Ele, o seu protetor, está sempre alerta e não deixará que você caia” (Sl 121), e ainda “O Senhor renova as minhas forças e me guia por caminhos certos, como ele mesmo prometeu” (Sl 23.3), e se Deus está nos acompanhando, por que, tantas vezes queremos nós fugir dessa situação, usando aquilo que Deus proíbe? Não fuja, mas venha, pois em Cristo e com Cristo, com a força que Ele lhe dá você poderá suportar essa situação. Alimente-se de Cristo, na Palavra, alimente-se de Cristo na Santa Ceia.
            Um profeta manifesta o verdadeiro profeta e a verdadeira profecia – A ele ouvirás. Vamos relembrar que João Batista, o mesmo que apontou para Jesus e disse: “Aí está o cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!” (Jo 1.29b), também teve dúvidas, e enviou seus discípulos para perguntar a Jesus: “És tu aquele que estava para vir ou havemos de esperar outro?” Milhares mundo a fora estão esperando outro, pois para esses, Cristo ainda não veio. Sabemos que Jesus era o filho de Deus, pois por ocasião da transfiguração de Jesus, o Pai disse: “...Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo; a ele ouvi” (Mt 17.5b). Sim! Ouçamos aquilo que o Filho, Jesus Cristo nos diz. E Ele nos diz: Sobre o Pecado, “porque é do coração que vêm os maus pensamentos, os crimes de morte, os adultérios, as imoralidades sexuais, os roubos, as mentiras, as calúnias,” (Mt 15.19). Sobre o Perdão...coragem, meu filho! Os seus pecados estão perdoados” (Mt 9.2). Sobre Sua Companhia, “...eu estou com vocês todos os dias, até o fim dos tempos” (Mt 28.20). Sobre a Vida eternaEu lhes dou a vida eterna; jamais perecerão, e ninguém as arrebatará da minha mão” (Jo 10.28). E ainda nos convida a Ouvi-loAs minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem” (Jo 10.27).
            Peregrinos – é isso que somos. Estamos nesse mundo, como que em um deserto aguardando a nossa vez de tomar posse da terra prometida a vida eterna. E nessa peregrinação somos convidados para que “Conservemos os nossos olhos fixos em Jesus, pois é por meio dele que a nossa fé começa, e é ele quem a aperfeiçoa. Ele não deixou que a cruz fizesse com que ele desistisse. Pelo contrário, por causa da alegria que lhe foi prometida, ele não se importou com a humilhação de morrer na cruz e agora está sentado do lado direito do trono de Deus” (Hb 12.2).
            Jesus é o verdadeiro profeta e a verdadeira profecia. E é Jesus que nos dá forças para suportarmos toda e qualquer situação, pois tudo está nas mãos dEle.
Conclusão
            Um profeta manifesta o verdadeiro profeta e a verdadeira profecianesse tempo de epifania, somos desafiados a manifestar Jesus Cristo, pois Jesus é a nossa rocha poderosa e nosso abrigo, nele estamos fundamentados. Sim, suportando toda e qualquer situação com perseverança, esperança e fé. Aliás, não estamos sozinhos, aquele que ser manifestado se manifesta em nós, nos dando força e coragem.
            Deus nos abençoe!
            Amém!
Rev. Edson Ronaldo Tressmann
cristo_para_todos@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Vocês são meus amigos!

Sexto Domingo de Páscoa 05 de maio de 2024 Salmo 98; Atos 10.34-48; 1João 5.1-8; João 15.9-17 Texto : João 15.13-14 Tema : Vocês são m...