terça-feira, 3 de janeiro de 2012

O Deus criador

08/01/12 – Batismo do Senhor / 1º após Epifania
Sl 29; Gn 1. 1 – 5; Rm 6.1 – 11; Mc 1.4 - 11
Tema: O Deus criador

            Nas escolas aprendemos a respeito do evolucionismo. Falar e ensinar sobre a criação do mundo conforme a palavra de Deus, parece que ficou apenas para a Igreja, e assim, para muitos a igreja ficou ultrapassada. Segundo a teoria evolucionista toda forma de vida evolui e se transforma em alguma outra forma de vida, por exemplo, um macaco, ao longo de milhões de anos, evoluiu e se tornou um ser humano. A idéia do evolucionismo, infelizmente, também está presente dentro de algumas igrejas. A igreja Católica Romana, em seu catecismo, publicado em 1994, aceita o que conhecemos como “evolucionismo cristão”. Ou seja, é ensinado que Deus criou o mundo, mas que após a criação deixou a natureza assumir seu próprio curso independente, de forma que todas as coisas passam a existir por seu próprio poder.
            Diz Gênesis 1. 1: “No principio, criou Deus os céus e a terra”. Mas como Deus criou os céus e a terra? Sl 33.9 responde: “Pois ele falou, e tudo se fez; ele ordenou, e tudo passou a existir”. Como isso é possível? O autor a carta aos Hebreus diz: “Pela fé, entendemos que foi o universo formado pela palavra de Deus, de maneira que o visível veio a existir das coisas que não aparecem”. Somente pela fé, confesso que entendo que Deus criou os céus e a terra por meio da sua Palavra. Deus disse: “Haja luz; e houve luz”.
            O mundo continua cheio de dúvidas, procurando ainda por mais provas, pois a teoria evolucionista não responde a questão por completo, mas gera mais dúvidas e discussões.
            Os cristãos que confessam: “Creio em Deus Pai, criador do céu e da terra”, encontra-se consolado nessa verdade e ensino. Os livros de Gênesis, Êxodo, Levitico, Números e Deuteronômio nos fala sobre Deus e sobre um perigo. Qual perigo? O perigo do pecado. Deus criou o mundo perfeito e ao terminar sua criação disse: “Viu Deus tudo quanto fizera, e eis que era muito bom. Houve tarde e manhã, o sexto dia” (Gn 1.31). Após toda a criação, o anjo luz que rebelou-se contra Deus, tentou a mulher e essa cedeu a tentação caindo em pecado. Com a queda em pecado: “Porque sabemos que toda a criação, a um só tempo, geme e suporta angústias até agora” (Rm 8.22). O pecado corrompeu e corrompe tudo o que Deus criou.
            Darwin acreditava que o homem fruto da evolução, evoluía para se tornar uma pessoa melhor. Karl Marx, considerado pai do “Comunismo”, acreditava que a sociedade formada por pessoas poderia evoluir até se tornar perfeita.
            Cremos, ensinamos e confessamos que Deus criou o mundo do nada com sua Palavra. E sendo assim, Deus criou o mundo com propósitos. Propósito esse que parece ter sido anulado com a queda em pecado. Mas, Deus ainda no jardim do Éden fez a promessa de enviar seu filho Jesus para resgatar a humanidade caída em pecado. E segundo as Palavras narradas por João Marcos em seu evangelho ouvimos da boca do próprio Deus: “Tu és o meu Filho amado, em ti me comprazo” (Mc 1.11). Ou seja, em Jesus, o Filho de Deus, verdadeiro homem e verdadeiro Deus, Deus resgatou a humanidade e a traz de volta para o propósito inicial, que viva eternamente.
            No texto em que nós estamos meditando hoje, vemos a criação das estruturas fundamentais do nosso mundo: tempo. Teorias apresentam bilhões de anos, assim é mais fácil aceitar a teoria evolucionista racionalmente.
            Deus com sua Palavra criou tudo em seis dias. E no seu tempo, pois Ele é o autor do tempo, enviou o seu filho Jesus para nos resgatar no tempo. E nesse tempo em que estamos vivendo estamos sendo tentados a deixar Deus de lado: “nos quais o deus deste século cegou o entendimento dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, o qual é a imagem de Deus” (2Co 4.4). A idéia da evolução tira não só o Deus criador da jogada, mas principalmente a obra de Jesus Cristo que veio para nos resgatar, perdoar e dar a salvação. O autor do tempo quer nesse tempo nos salvar: “E nós, na qualidade de cooperadores com ele, também vos exortamos a que não recebais em vão a graça de Deus (porque ele diz: Eu te ouvi no tempo da oportunidade e te socorri no dia da salvação; eis, agora, o tempo sobremodo oportuno, eis, agora, o dia da salvação” (2Co 6.1 – 2).
Conclusão
            Estamos certos de que o criador do mundo é Deus. E tudo o que Ele fez é bom. O pecado que corrompeu e corrompe essa criação foi é combatido pela Palavra criadora, tanto do mundo, como da fé. Assim, aproveitemos a palavra de Deus. Amém!
Pr Edson Ronaldo Tressmann

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Vocês são meus amigos!

Sexto Domingo de Páscoa 05 de maio de 2024 Salmo 98; Atos 10.34-48; 1João 5.1-8; João 15.9-17 Texto : João 15.13-14 Tema : Vocês são m...