domingo, 8 de maio de 2011

15/05/11 - 4º Domingo de páscoa
Sl 23; At 2.42 - 47; 1Pe 2.19 - 25; Jo 10.1 - 10
Tema: Vivemos para a justiça
Porque estáveis desgarrados como ovelhas; agora, porém, vos convertestes ao Pastor e Bispo de vossa alma” (1Pe 2.25).

            É necessário que toda pessoa, para ser salva precisa ser arrancada de sua falsa segurança, de seu falso conforto, da falsa paz e de suas falsas esperanças. Ela precisa ser levada ao desespero pela salvação e por causa de sua condição presente. Mas isso é meramente um estágio preparatório pelo qual precisa passar; não é o assunto de maior importância nem o principal objetivo a ser alcançado.
O principal é que obtenha completa segurança e certeza de seu estado de graça e salvação, para que possa exultar por seus pecados terem sido perdoados. Assim se vive para a justiça.
Isso é ser chamado, é ser evangélico e ter como objetivo de vida.
            Pregar o evangelho não é apenas abrir a Palavra de Deus e supostamente dizer o que se quer dizer, ou apenas o que as pessoas desejam ouvir. Ser ministro é verdadeiramente pregar o evangelho a quem nos foi confiado. É levar à fé em Jesus Cristo, batizar e administrar a absolvição e santa ceia. E pregar o evangelho consiste em apenas dizer às pessoas que elas foram completamente reconciliadas com Deus através de Cristo. E viver a fé genuinamente é viver na certeza de que temos o perdão dos pecados e que as portas do céu estão abertas.
            Quando uma criança é batizada, ou até mesmo um adulto que não foi batizado recebe o batismo, essa pessoa é tirada do mundo dos pecadores perdidos. Eles foram alcançados pela graça de Deus oferecida no batismo. Deus agora é o Pai, e a pessoa é filho de Deus. E sendo filho de Deus já está salva. Anunciar a absolvição é dizer que os pecados estão perdoados em nome e por amor de Cristo. Participar da santa ceia é participar da grande conquista da redenção, pois no corpo e no sangue está o sinal do valor que Deus em Jesus pagou pelo pecador.
            Jesus em conversa com seus discípulos, para ser mais especifico, quando os setenta retornaram da missão a qual Jesus os havia enviado de dois em dois. Eles retornaram cheios de alegria, aliás, os demônios submetiam a eles pelo nome de Jesus. E nessa euforia Jesus diz claramente: “Não obstante, alegrai-vos, não porque os espíritos se vos submetem, e sim porque o vosso nome está arrolado nos céus” (Lc 10.20). E Pedro que ouviu essas Palavras agora anuncia aos cristãos dispersos pela Ásia Menor: “Porque estáveis desgarrados como ovelhas; agora, porém, vos convertestes ao Pastor e Bispo de vossa alma” (1Pe 2.25).
            Interessante que não há nas Escrituras Sagradas uma parte em que os membros das congregações são tratados como se estivessem inseguros quanto à sua situação em relação a Deus. Na verdade, apesar das fraquezas e falhas desses membros, o tratamento pressupõe que são amados e queridos filhos de Deus.
            Infelizmente, muitos acham satisfação em treinar o povo a vir para reclamar que não tem certeza da salvação, de que estão com medo e que se perderiam se morressem na próxima noite. Alguns desejam isso, pedem por isso, pois querem ter ao seu lado o que eles chamam de verdadeiros cristãos, faça isso, disse para não ter feito aquilo, etc. Um verdadeiro ministro do evangelho fica aflito, pois o verdadeiro objetivo do pregador, do ministro do evangelho é que seus ouvintes confessem: “Eu sei que Jesus Cristo vive, eu sei e creio nEle, e nEle tenho o perdão e a salvação”.
            Porque estáveis desgarrados como ovelhas; agora, porém, vos convertestes ao Pastor e Bispo de vossa alma” (1Pe 2.25). O que leva milhares a viverem seus dias amargurados sem certeza do perdão e se realmente são cristãos? A confusão de lei e evangelho. Esquece de anunciar a maravilhosa obra de Jesus, ele é o Pastor e Bispo da nossa alma. Como diz o texto lema da IELB nesse ano de 2011: “Eu sou o Bom Pastor. O Bom Pastor dá a vida pelas ovelhas” (Jo10.11).
Vivemos para a Justiça
Uma vida possível para aquele que recebeu no batismo o perdão, aquele que se consola ainda hoje no perdão anunciado pelas palavras da Absolvição, para aquele que recebe o perdão oferecido no corpo e sangue de Cristo dados com e sob o pão e o vinho. Eu vivo para a justiça, pois sou perdoado.
            Não pode se fazer confusão, de imaginarmos que é a nossa vida, o nosso jeito de viver quem nos garante a vida eterna. A diferença está naquele ao qual nos fomos, observem bem: nós fomos convertidos. Sim, a diferença está em Cristo. O qual nos resgatou. E nós sem nenhum mérito fomos convertidos a ele pelo batismo ou pela Palavra, e continuamos pela Palavra sendo constantemente convertidos a ele, ou seja, sempre sendo chamados de volta, principalmente quando estamos sofrendo injustamente, quando somos injustiçados, mesmo na prática do bem. Vivemos para a justiça sabendo que nossa alegria está na salvação que nos é oferecida e dada em Cristo, assim continuamos na prática do bem que é a manifestação de amor ao próximo.
            Nesse mundo em pecado, nossos dias são dias em que andamos assim como diz o salmista: “num vale da sombra da morte”, mas sabendo que estávamos desgarrados como ovelhas; agora, porém, vos convertestes ao Pastor e Bispo de vossa alma”, não há motivos para temermos, pois em nada esse mundo poderá nos ferir, pois a vida eterna obtida pelo perdão que Cristo oferece e dá nós caminhamos rumo ao banquete celestial, onde habitaremos para todo o sempre. Amém!
Pr Edson Ronaldo Tressmann
Querência do Norte - PR

Um comentário:

  1. Olá
    Quem bom foi reve-lo no simposio de Missao...
    Deus esteja sempre ao seu lado te acompnhando nesse belo trabalho que fazes com tuas mensagens... que muitas pessoas possam ler elas e usa-las para que mais tenham a salvacao de suas vidas!
    abracos

    ResponderExcluir

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Não creia em todo espírito (1Jo 4.1)

  27 de abril de 2024 Salmo 150; Atos 8.26-40; 1João 4.1-21; João 15.1-8 Texto: 1João 4.1-21 Tema: Não creia em todo espírito (v.1) ...