segunda-feira, 10 de abril de 2023

Jesus, esperança viva.

 16 de abril de 2023

Salmo 148; Atos 5.29-42; 1Pedro 1.3-9; João 20.19-31

Texto: 1Pedro 1.3

Tema: Jesus, esperança viva.

 

Louvemos ao Deus e Pai do nosso Senhor Jesus Cristo! Por causa da sua grande misericórdia, ele nos deu uma nova vida pela ressurreição de Jesus Cristo. Por isso o nosso coração está cheio de uma esperança viva.

 

Bendito – louvado: eulogetos – elogiado, exaltado. Eulogen – falar bem.

Quando se diz: louvar, glorificar – significa que se está falando bem de Deus. Quando se diz: abençoar, no sentido de bênção de Deus, significa que Deus nos diz coisas boas. O falar coisas boas é o mesmo que fazer coisas boas.

O apóstolo Pedro após anunciar que os cristãos eram sementes e que estavam sendo perseguidos, convidava os cristãos a louvar esse Deus, ou seja, mesmo em meio ao sofrimento, falar bem de Deus.

Enquanto os judeus diziam: “louvado seja o Deus de Abraão, Isaque e Jacó;” a igreja, devido a obra redentora de Jesus passa a dizer: “Louvado seja o Deus Pai de nosso Senhor Jesus Cristo”.

Essas palavras irritam um judeu. Essas palavras significa reconhecer que Deus se revelou em Jesus. São palavras que testemunham que Deus se mostrou e revelou em Jesus.

Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo. É fácil esquecer as palavras “nosso Senhor”.

Reconhecer Jesus como nosso - é reconhecer que o benefício da sua obra é para mais pessoas (2Co 5.14; Cl 3.4; Gl 4.6; Rm 8.17) e não só pra mim.

Esse Deus Pai de Jesus Cristo a quem somos chamados para louvar, fez e faz, uma grande obra na nossa vida – renasce uma viva esperança.

Renascidoshá diversas opiniões a respeito desse termo aqui em Pedro. Uns interpretam que significa viver a partir de Deus. Há àqueles que afirmam que Pedro emprega o termo renascidos, em outro sentido, ou seja, a ressurreição de Jesus deu e dá aos discípulos uma viva esperança. E devido à dificuldade, a proposta é meditar na correlação das palavras: renascidos para uma viva esperança.

É preciso ressaltar que a ênfase recai sobre a palavra esperança. A preocupação do apostolo Pedro é pastoral. Afinal, a carta está sendo escrita e será lida por cristãos perseguidos e atribulados. E quem deseja passar por esse período de aflição, precisa fortalecer sua esperança.

É como se Pedro estivesse dizendo: vocês são cristãos e como tais foram semeados em todo o império romano e estão no serviço do Senhor e vivem no perdão de Jesus. Dessa forma, não se abalem, fortaleçam sua esperança na certeza de que vocês têm um Senhor, e esse é o Pai de Jesus Cristo que ressuscitou.

Pedro lembra aos cristãos espalhados como sementes que eles possuem uma riqueza - a viva esperança que os fez renascer e é essa esperança que continua lhes animando a perseverar.

Qual é a sua esperança? Quais foram as suas esperanças que já morreram?

A esperança em Jesus é a única que não morre, pois Jesus vive, então a esperança está viva. A vivacidade está na certeza da ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos.

Essa esperança é apenas uma esperança dos cristãos!

Todos que estão em Cristo, estão renascidos e vivem na viva esperança.

Por ocasião da morte de Jesus, as esperanças de Pedro pareciam ter morrido. A ressurreição de Jesus transformou a esperança dos discípulos e lhes deu um novo sentido. A ressurreição era a certeza da messianidade de Jesus.

A esperança viva é um patrimônio do cristão, ou seja, ele sabe qual é a sua riqueza apesar dos acontecimentos desse mundo. A ressurreição é a nossa herança. Enquanto no mundo, ainda não usufruímos essa herança, sabemos que temos essa herança. Amém

Edson Ronaldo Tressmann

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Testemunho e Testemunhas! (1Jo 5.11)

  12 de maio de 2024 Sétimo domingo de Páscoa Salmo 1; Atos 1.12-26; 1João 5.9-15; João 17.11b-19 Texto: 1João 5.11 Tema: Testemunh...