segunda-feira, 27 de fevereiro de 2023

Elevo os meus olhos para o monte

 

05 de março de 2023

Salmo 121; Gênesis 12.1-9; Romanos 4.1-8,13-17; João 3.1-17

Texto: Salmo 121

Tema: Elevo os meus olhos para o monte

 

Esse é um dos quinze salmos (120-134) cantado pelo povo enquanto subiam, ou iam para Jerusalém adorar a Deus em um das 3 grandes festividades anuais.

Elevo os meus olhos para os montes

O povo de Deus, ao tomar posse das terras de Canaã, não eliminaram por completo todos os povos (Nm 33.52; Jz 1.1-2.10). A ordem era destruir os povos e os seus deuses. Mas, como não fizeram isso, muitos costumes acabaram se fixando entre o povo de Deus. E, o pior de todos os costumes, foi justamente a idolatria (Jz 3.1-7). Assim como os cananeus realizam cultos idólatras aos baalins, pedindo fertilidade para o solo, muitos do povo de Deus, passaram a imitar essa mesma adoração.

O culto, a adoração idólatra aos baalins era realizado em lugares altos.

Na Palestina haviam muitas montanhas. E nessas montanhas, facilmente encontrava-se um altar para Baal ou outro deus cananeu (1Rs 3.2; Jr 2.20).

Dessa forma, quando iam para uma das 3 festas que precisavam ir todos os anos, o povo de Deus, fazia uma confissão de fé ante aos idólatras: elevo os meus olhos para o monte.

Uma confissão de fé que dizia que os seus olhos estavam voltados ao monte Moriá, ou Sião, em Jerusalém. Esse era o local onde o Templo havia sido construído.

Enquanto que os cananeus, em suas aflições buscavam socorro, adorando seus deuses no monte, o povo de Israel confessava que o auxílio e socorro deles vinha do criador do céu e da terra.

E esse cuidado era tão vivido e real que o povo de Israel andava com os olhos erguidos, sem temer alguma pedra na qual poderiam tropeçar e cair.

Andavam tranquilos, sabendo que nada, em momento algum os atingiria.

O salmo 121 era e é o cântico de um povo que tem como certo o cuidado de Deus.

Com base no salmo 121 é possível fazermos uma reflexão sobre o cuidado de Deus versus a idolatria.

O povo de Deus, escravo no Egito, de certa forma tornou-se escravo de alguns costumes daquele país. Quando o povo estava livre da opressão egípcia e Moisés demorava descer do monte Sinai, alguns incentivaram a fabricação e adoração do bezerro de ouro, o boi - deus Apes do Egito. Moisés, desceu do monte e diante daquela situação, quebrou as pedras que continham os mandamentos que foram escritos pelo dedo de Deus (Ex 31.18).

Deus disse ao seu povo e o diz a nós: Eu sou o Senhor teu Deus, não terás outros deuses acima de mim.

Deus é Deus e não aceita repartir a adoração com nenhum outro, principalmente com coisas que Ele criou.

Deus disse ao seu povo e o diz a nós: Não tomarás em vão, o nome do Senhor teu Deus... Ou seja, não duvide do cuidado de Deus em nenhuma situação.

As pessoas tomam o nome de Deus em vão quando confessam com a boca que creem nEle, mas, em qualquer que seja o imprevisto, recorre a outros deuses ou até meios condenados por Deus, como a feitiçaria, etc...

Deus disse ao seu povo e o diz a nós: Santificarás o dia do descanso. Deus deseja que nossos ouvidos estejam atentos a sua Palavra em todos os momentos da vida.

Elevo os meus olhos para o monte

Deus é quem cuida de maneira muito especial de seus filhos e filhas. Esse Deus que cuida é Deus que tudo criou. Esse Deus que criou e cuida, é aquele que se deu a conhecer no alto Monte do calvário.

Assim, ao confessar: Elevo os meus olhos para o monte enfatizo todo cuidado de Deus num mundo ansioso por possuir todas as coisas.

Jesus recomendou que não vivamos ansiosos pelos bens materiais, pois, o Deus que cuida, sabe das nossas necessidades e as supre abundantemente (Mt 6.25-34; Fp 4.6).

A ansiedade pelas coisas desta vida tem conduzido muitos aos montes, no entanto, tem afastado milhares da obra do monte do calvário.

O apostolo Pedro escreveu em sua carta que os cristãos precisam se lembrar constantemente que são peregrinos e forasteiro nesse mundo (1Pe 2.11). E como tais, estamos numa caminhada rumo ao lar celestial. Nessa caminhada há muitos momentos difíceis, muitas tribulações (Jo 16.33), no entanto, há um Deus olhando para mim. Ele está atento!

Deus tem uma agenda. A nossa! Deus está ocupado com a nossa situação (1Pe 5.7). Amém!

ERT - Edson Ronaldo TREssmann

Se voluntariamente desejar fazer um pix 63911639287, agradeço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Testemunho e Testemunhas! (1Jo 5.11)

  12 de maio de 2024 Sétimo domingo de Páscoa Salmo 1; Atos 1.12-26; 1João 5.9-15; João 17.11b-19 Texto: 1João 5.11 Tema: Testemunh...