segunda-feira, 30 de maio de 2022

Interrompendo projetos para executar um projeto supremo!

  05 de junho 2022

Pentecostes

Lecionário anual

Salmo 143; Gênesis 11.1-9; Atos 2.1-21; João 14.23-31

Texto: Gênesis 11.1-9

Tema: Interrompendo projetos para executar um projeto supremo!

 

Após o dilúvio evento esse que foi o julgamento de Deus pelo desvio da humanidade (Gn 6.5-7), Deus, tendo salvado Noé e sua família pela arca ordenou que a família de Noé se multiplicasse e povoasse a terra (Gn 9.1,7). Em Gênesis 9.19 é relatado que a terra foi povoada a partir de Sem, Cam e Jafé.

O relato de Gênesis 11 (torre de Babel) mostra a desobediência da humanidade à ordem de Deus: “Tenham muitos filhos, e que se espalhem por toda a terra” (Gn 9.1,7). O líder do projeto foi Ninrode (neto Cam).

O plano que Ninrode era líder, tinha como objetivo opor-se e excluir Deus. O projeto de Deus foi substituído pelo projeto pessoal, onde eles seriam o centro da história e nunca mais seriam esquecidos.

Ninrode foi fundador da cidade de Babel, Ereque, Acade e Calné (ao sul de Iraque), região essa que se tornou a Babilônia. Na Síria, edificou as cidades de Nínive, Reobote-Ir, Calá e Resém (Mq 5.6).

Ninrode foi o primeiro homem poderoso na terra (Gn 10.8). A expressão: “caçador famoso” (Gn 10.9) significa que ele se tornou um tirano.

O historiador judeu Flávio Josefo descreveu Ninrode como um grande tirano que se dedicava a afastar os homens de Deus. Ele fazia as pessoas confiarem nas suas próprias forças.

Um homem, neto de quem esteve na arca e foi salvo do julgamento divino, agora sendo um homem poderoso e exímio caçador, tornou-se um tirano e acabou colocando-se contra a vontade de Deus.

Desde a criação do homem e da mulher, Deus tem o mesmo propósito: “...Tenham muitos e muitos filhos, espalhem-se por toda a terra e a dominem” (Gn 1.28) e esse propósito foi anunciado para Noé e seus descendentes: “Tenham muitos filhos, e que se espalhem por toda a terra” (Gn 9.1,7).

Ninrode e todos os seus colocaram-se contra esse objetivo (Gn 11.4). O desejo era fazer “uma torre que chegue até o céu” (Gn 11.4), pois se Deus enviasse chuva, teria que chegar até o céu com as águas. Dessa forma, Ninrode (neto de Cam) não apenas estava sendo desobediente, mas também desconfiado da promessa de Deus (Gn 9.11).

Babel é sinônimo do juízo de Deus dado pela confusão das línguas e diferenças idiomáticas. Afinal, a edificação da torre era um projeto permeado na não obediência a vontade de Deus e na falta de confiança em Deus. Construir a torre era mostrar para todos que eles estavam contrários a obedecer a Deus.

Deus deu o veredito a respeito do projeto (Gn 11.6) destacando que o projeto não poderia continuar, pois seria apenas o começo de uma série de projetos em que a ambição humana não respeitaria mais os limites divinos e nem tão pouco as ordens de Deus (Gn 11.6).

O capítulo 11 nos apresenta como se deu a divisão exposta no capitulo 10.

Se o que os mantinha unidos era a comunicação por uma só língua, a confusão da língua e surgimento dos muitos idiomas, Deus desmoronou o projeto humano, mas, acelerou o seu projeto.

Ao enumerar que: “...o Senhor desceu para ver a cidade e a torre que aquela gente estava construindo” (Gn 11.5) não significa que Deus não sabia o que estava sendo realizado. Descer para ver designa a paciência de Deus, pois, antes de julgar a ação, Deus investigou o caso.

Deus sabe que para o ser humano, qualquer projeto lhe é possível, principalmente se for voltar-se contra Deus. Em amor e misericórdia, Deus sempre analisa os projetos humanos e muitos ele interrompe. E o projeto humano mais interrompido por Deus é o do afastamento dEle. Ele está sempre chamando de volta os seus. Pelo poder do Espírito Santo continua convertendo pessoas e as fazendo seguir no caminho de Cristo.

Para o plano de Ninrode dar certo, uma coisa era fundamental: a comunicação! Ele tinha a unidade das pessoas na adesão da construção da torre.

A unidade é capaz de produzir qualquer coisa. A unidade é essencial para a sobrevivência. No entanto, a unidade só é boa e agradável para Deus, quando a mesma está de acordo com a vontade de Deus. Deus queria seu povo unido, mas que se espalhassem pela terra e, como não o fizeram Deus os esparramaram.

O projeto tinha tudo para ser concretizado a ponto de Deus ter que intervir. Deus interveio e o seu plano continuou apesar do plano humano ser interrompido.

Algumas aplicações ante o ensino de Gênesis 11:

A construção da torre de Babel era a materialização da recusa em se esparramar-se e povoar a terra. Ou melhor, a construção da torre era a materialização da oposição à vontade de Deus.

Querido irmão e irmã em Jesus: O que está materializado na sua vida como sendo oposição à vontade de Deus e a fé nEle? Na vida de muitos a torre de babel é um amuleto, o lazer, as viagens, ...

O episódio da torre de Babel nos faz refletir sobre o antropocentrismo idolátrico. Onde o homem se torna o centro Deus não mais faz parte dos seus planos.

Deus é o centro da sua vida? Em alguns momentos a torre de Babel, o amuleto, o lazer, as viagens, ... me conduziram a viver uma vida afastada de Deus e não há mais espaço para Deus.

A Trindade ofuscou o projeto humano que precisou de intervenção. A intervenção foi feita justamente no ponto forte daquele projeto. Deus confundiu a comunicação dando outros idiomas e com isso agilizou seu projeto.

Você já observou quantas vezes os seus planos são interrompidos?

Com certeza Deus desceu, fez a investigação e resolveu interromper o plano, pois daria certo, mas lhe traria mais prejuízos que beneficios.

Com a intervenção divina e a comunicação interrompida, o projeto de Ninrode foi paralisado, todavia, o projeto de Deus foi realizado, as pessoas se espalharam (Gn 10).

Mesmo após espalhar as pessoas mundo a fora - Deus não esqueceu sua promessa de salvação. Para isso, chamou um casal que morava em Hur dos Caldeus (Gn 12), Abrão e Sarai. Deles, Deus abençoou todas as nações do mundo assim como Paulo escreveu: “...vocês devem saber que os verdadeiros descendentes de Abrão são os que têm fé” (Gl 3.7).

O apostolo João escreveu: “Depois disso olhei e vi uma multidão tão grande, que ninguém podia contar. Eram de todas as nações, tribos, raças e línguas. Estavam de pé diante do trono do Cordeiro, vestidos de roupas brancas, e tinham folhas de palmeira nas mãos. E gritavam bem alto: - Do nosso Deus, que está sentado no trono, e do Cordeiro vem a nossa salvação. Todos os anjos estavam de pé em volta do trono, dos líderes e dos quatro seres vivo. Então eles se jogaram diante do trono, encostaram o rosto no chão e adoraram a Deus dizendo: - Amém! Ao nosso Deus pertencem para todo o sempre o louvor, a glória, a sabedoria, a gratidão, a honra, o poder e a força! Amém!” (Ap 7.9-12).

Para que as pessoas, incluindo você, estejam nessa multidão, Deus pelo poder do Espírito Santo faz as pessoas entendam a mensagem a respeito de Deus (At 2.1-21). Amém!

ERT

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Testemunho e Testemunhas! (1Jo 5.11)

  12 de maio de 2024 Sétimo domingo de Páscoa Salmo 1; Atos 1.12-26; 1João 5.9-15; João 17.11b-19 Texto: 1João 5.11 Tema: Testemunh...