segunda-feira, 11 de outubro de 2021

Guardar a Palavra que traz vida!!!!!!!

 17 de outubro de 2021

Salmo 119.9-16; Eclesiastes 5.10-20; Hebreus 4.1-13; Marcos 10.23-31

Texto: Sl 119.11

Tema: Guardar a Palavra que traz vida!

 

Você tem o hábito de guardar alguma coisa? Há algum motivo pelo qual as pessoas guardam as coisas (parafusos, prego, arame, grampo, ...)?

Guardo no coração a tua Palavra para não pecar contra ti” (Sl 119.11). Aqui há três verdades preciosas.

1 - Guardar a Palavra de Deus

Muitos creditam a autoria do Salmo 119 Davi, Esdras ou Daniel. Não pretendo gastar tempo sobre o escritor humano desse salmo, desejo enfatizar que o autor divino, o Espírito Santo, através de um desses três homens, registrou a maior apologia sobre a Palavra de Deus.

O que é magnifico nessa apologia da Bíblia é que mesmo tendo sido escrita por um ser humano, seu autor é o Espírito Santo. Pena que poucos conheçam essa apologia, pois, se trata do maior capítulo de toda a Bíblia. São 176 versos dedicados a exaltação da própria Palavra de Deus.

Cada estrofe de 8 versos descrevem a Palavra de Deus de acordo com uma das letras do alfabeto hebraico.

Não se sabe o autor, Davi, Daniel ou Esdras, mas, seja qual for, era alguém que considerava a Palavra de Deus sua maior riqueza. E o mais incrível é que foi escrito numa época que nem toda a Bíblia estava completa.

Guardo no coração a tua Palavra para não pecar contra ti” (Sl 119.11).

Explicar a palavra Guardar (hebraico).

As pessoas guardam as coisas. Mas, é preciso saber onde guardar e quão seguro é o lugar onde guardam.

Guardo no coração a tua Palavra para não pecar contra ti” (Sl 119.11).

2. Guardar a Palavra de Deus no coração

Bíblias, há nas suas mais variadas versões. Há variedades de Bíblia de Estudo. No entanto, enquanto que os tradutores e as sociedades bíblicas desejam divulgar a Palavra na língua de cada povo, muitos se apropriam de determinada versão, ou Bíblia de estudo para defender a sua linha teológica. Por mais que haja Bíblias, infelizmente, há muito desconhecimento da Palavra. Ou melhor, há muito desconhecimento do por que e para que da Palavra de Deus.

Pessoas usam a Bíblia como um amuleto protetor de suas casas. Você conhece alguma casa, onde a Bíblia fica abera no Salmo 91? É assim que as pessoas lidam com a Bíblia, ou seja, de forma mística. E se falta ignorância bíblica, tenho observado que em alguns lugares além da Bíblia estar aberta, há um punhado de alho e um crucifixo junto.

Além disso, observo que outros fazem uso da Bíblia da seguinte maneira, buscam abrir a Bíblia, esperando que Deus revele algo para aquele momento. Cuidado - pois você pode abrir a Bíblia no versículo onde diz: “Judas foi e se enforcou”.

A Bíblia para outros tornou-se um livro moral, onde as pessoas citam versículos para reprimir a moral de outras pessoas. Reprovam o que a Bíblia não reprova e aprovam o que a Bíblia não aprova.

Guardo no coração a tua Palavra para não pecar contra ti” (Sl 119.11).

Explicar a palavra Coração (hebraico)

3 – Guardar a Palavra com um propósito

O que tem me afastado da Palavra de Deus? Você lê a Bíblia?

As pessoas que guardam as coisas, o fazem não apenas pelo hábito de guardar, mas, por que em inúmeras situações o que guardaram serviu para determinada situação.

A Palavra de Deus guardada em nosso coração tem uma finalidade. Qual?Guardo no coração a tua Palavra para não pecar contra ti” (Sl 119.11).

A Palavra de Deus é um remédio diário contra o pecado. Não que deixaremos de pecar, mas, dela recebemos forças para lutar contra o pecado e de maneira especial, nela encontramos perdão.

Observe que não é você que lê a Bíblia, é a Bíblia que te lê. Ela nos examina e nos corrige (Hb 4.12; 2Tm 3.15-16).

Em 1500, a igreja estava afundada numa das maiores crises. A Reforma Protestante só aconteceu por um motivo: a Bíblia foi aberta e interpretada corretamente. As pessoas foram incentivadas a saberem sobre a Bíblia e ensinarem a Bíblia. O problema hoje é justamente o analfabetismo bíblico.

Os sermões precisam ser simples, diretos, e rápidos. Não se aceita mais um tempo adequado para tirar as dúvidas do texto bíblico. As pessoas preferem cantar uma hora, mas não querem estudar a Bíblia 20 minutos. As pessoas preferem ficar ouvindo o pregador contando histórias, mas, não querem que a passagem bíblica seja esgotada em seu pleno sentido.

A crise da Idade Média foi justamente o aprisionamento da Palavra. Era lida em latim e o povo simples nada entendia. Os sacerdotes eram os únicos a lerem as Escrituras e muitos, sem conhecimento bíblico nenhum ensinavam o que não sabiam.

Não estranhe501 anos depois e qualquer similaridade é mera coincidência.

Guardo no coração a tua Palavra para não pecar contra ti” (Sl 119.11).

Três lições:

- Guardar a Palavra

- Guardar no coração

- Guardar para não pecar contra o Senhor

Jesus disse: “... As palavras que eu lhes disse são espírito e vida, ... (Jo 6.63).

ERT

Edson Ronaldo Tressmann

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Vocês são meus amigos!

Sexto Domingo de Páscoa 05 de maio de 2024 Salmo 98; Atos 10.34-48; 1João 5.1-8; João 15.9-17 Texto : João 15.13-14 Tema : Vocês são m...