terça-feira, 27 de julho de 2021

Unidade no viver!

 01 de agosto de 2021

Salmo 145.10-21; Êxodo 16.2-15; Efésios 4.1-16; João 6.22-35

Texto: Ef 4.1

Tema: Unidade no viver!

 

É claro que esse texto diz que o nosso chamado é para conservar a unidade. Estamos unidos pela fé. Mas, assim como acontece nas famílias. Mesmo que tenhamos irmãos e parentes de sangue, é preciso manter a unidade. E é para isso que fomos chamados, colocando esse texto (Ef 4.1-16) em evidência.

Para que haja unidade entre os cristãos que é tão essencial na igreja cristã, o apostolo dá importantes conselhos, fazendo o pedido: “peço a vocês que vivam de uma maneira que esteja de acordo com o que Deus quis quando chamou vocês” (Ef 4.1 NTLH)

Vivam a unidade no vínculo da paz! (Ef 4.3). Como?

1 - HumildadeA humildade era desprezada pelas romanos. Era sinal de fraqueza. A grandeza da alma era considerada a grande virtude. Humildade significa colocar Cristo em primeiro lugar, os outros em segundo lugar e o eu em último lugar. A primeira bem-aventurança cristã é ser humilde de espírito. Não podemos pensar de nós mesmos além do que convém nem aquém (Rm 12:3). Cristo é o exemplo máximo de humildade: ele esvaziou-se a si mesmo.

2 - MansidãoEra o termo usado para um animal adestrado: controla seu temperamento, impulsos, língua, desejos. É a pessoa que possui completo domínio de si mesma. Uma pessoa mansa é aquela que é lenta para insistir nos seus direitos. Ela abre mão dos seus direitos. Ela prefere sofrer o dano (1Co 6.7). Imitando a Abraão, prefere deixar Ló fazer a melhor escolha (Gn 13.7-18). A mansidão é poder sob controle. É a virtude daqueles que não perdem o controle. Jesus era manso, mas virou a mesa dos cambistas. Você tem poder, mas esse poder está sob controle.

3 - Longanimidade A palavra aqui é paciência com pessoas. Ânimo espichado ao máximo. Crisóstomo dizia que longanimidade é o espírito que tem o poder de vingar-se, mas nunca o faz. É a pessoa que aguenta o insulto sem amargura nem lamento.

4 - O amor que suporta A palavra suportar não é aguentar o outro com resignação estóica, mas servir de amparo e suporte para o outro.

Além disso, para que permaneça a unidade no vínculo da paz, observe que Deus concedeu e concede dons. Entre esses, há o dom do ensino. Por isso, é necessário que haja 5 - Pastores aptos a ensinar

Jesus deu a sua igreja pastores e mestres e estes devem ser aptos a ensinar (1Tm 3.2;Tt 1.9).

Devemos ser bons mestres. Como pastor, eu sou um dom para a igreja.

As pessoas nas igrejas precisam de ajuda para compreender as Escrituras. Se as ovelhas não precisassem compreender as Escrituras não teria a necessidade dos pastores serem aptos a ensinar, nem a pregação e o ensino seriam necessários.

O trabalho do pastor consiste em estudar a Bíblia, trabalhar com afinco para entender o que ela diz e depois empenhar-se em torna-la compreensível, atraente e convincente ao povo. Conforme nos relata Lucas, (Lc 24.32), é preciso fazer os corações arderem para Deus.

As vocações nos seus mais variados dons, nos mantém equilibrados e na busca pela preservação da unidade. Em Cristo somos um só corpo, um só rebanho e temos um só Senhor. Amém!

ERT

Edson Ronaldo TRessmann

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Testemunho e Testemunhas! (1Jo 5.11)

  12 de maio de 2024 Sétimo domingo de Páscoa Salmo 1; Atos 1.12-26; 1João 5.9-15; João 17.11b-19 Texto: 1João 5.11 Tema: Testemunh...