terça-feira, 5 de janeiro de 2021

Deus disse:haja luz e houve luz!

 10 de janeiro de 2021

Salmo 29; Gênesis 1.1-5; Romanos 6.1-11; Marcos 1.4-11;

Texto: Gn 1.3

Tema: Deus disse: haja luz e houve luz!

 

Observe que Deus através do seu falar, faz com que algo que não existia, passe a existir.

O instrumento e meio para sua obra criadora é a Palavra.

O verbo hebraico é amar que significa simplesmente a palavra proferida. Ou seja, uma coisa é a palavra outra é quem fala (Jo 1.1 – Jesus Cristo). Antes de todas as criaturas, existe a Palavra, e a Palavra é tão poderosa que cria todas as coisas a partir do nada.

Agostinho diz que a forma verbal: Deus disse significa que ele criou e fez todas as coisas mediante o verbo, como confirma o autor a carta aos Hebreus 1.2,3 e também Paulo Cl 1.16.

A cada dia da criação há a afirmação que é testemunho para nossa fé: Deus disse.

O salmista confirma esse testemunho de fé (Sl 33.6). Salomão diz que a sabedoria foi ajudante na criação (Pv 8.22,27). Com certeza, há testemunho disso de outros escritores, Enoque, Elias, mas, como o NT cita e nós não temos esses escritos entre nós, ficamos apenas com esses testemunhos.

O mundo foi feito do nada (tohu vohu), a luz foi feita de uma matéria que antes não era luz, a tradução latina sugere: “da não-luz foi feito luz”. Paulo diz em 2Co 4.6.

Haja luz não é uma palavra de Moisés, mas de Deus. Deus chama a existência as coisas que não são para que sejam Rm 4.17.

O que para nós é uma palavra – para Deus é realidade. Assim sendo, a criação e inclusive nós, somos a Palavra de Deus, a realidade de Deus. Nós também falamos, mas falamos das coisas já criadas. Recitamos vocábulos, Deus falou e tudo veio a realidade.

A criação nada mais é do que a Palavra de Deus, dita e expressa por ele.

Deus criou tudo pela sua Palavra que esteve com Deus antes da criação (Ef 1.4).

Deus é o falante que cria, sem utiliza matéria a partir do nada, unicamente pela palavra que profere.

No princípio, quando a terra era sem forma e vazia, o primeiro mandamento de vida de Deus foi: “Haja luz”, chamado na Bíblia hebraica de ‘or’ na Septuaginta grega de genetheto fos e na Vulgata latina de fiat lux. E houve luz, conforme o relato fidedigno e inerrante das Escrituras.

De acordo com Gênesis 1, nos primeiros três dias da criação Deus Elohim criou os reinos e só depois, nos três últimos dias, os reis; ou seja, no primeiro dia Deus criou a luz (reino) e no quarto os luzeiros – sol, lua, estrelas – (reis); no segundo dia formou céus e águas (reinos) e no quinto as aves e os peixes para desfrutarem deles (reis); no terceiro dia fez separação entre terra e mares (reinos) e no sexto dia formou o homem e a mulher para governarem sobre eles (reis). No sétimo dia, o Deus Criador que reina sobre tudo e todos, descansou.

Ao ressaltar que Deus disse: haja luz, e houve luz, é preciso destacar que Moisés está relatando um fato histórico. Ele não está fazendo interpretações. Deixemos o texto como é, ou seja, a luz é luz verdadeira e física.

O que Moisés faz é um testemunho claro da criação. E Moisés diz que houve luz e que esse foi o primeiro dia da criação. Essa luz, foi aperfeiçoada ou mais iluminada pelo sol, é possível, pois a Bíblia diz que o Sol brilhará mais que agora (Is 30.26).

ERT

Edson Ronaldo Tressmann 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Vocês são meus amigos!

Sexto Domingo de Páscoa 05 de maio de 2024 Salmo 98; Atos 10.34-48; 1João 5.1-8; João 15.9-17 Texto : João 15.13-14 Tema : Vocês são m...