terça-feira, 30 de junho de 2020

Cometi pecado - e agora? Louvado seja Deus que em Cristo me perdoa.


Salmo 145.1-14; Zacarias 9.9-12; Romanos 7.14-25; Mateus 11.25-30
Texto: Romanos 7.14-25
Tema: Cometi pecado – e agora? Louvado seja Deus que em Cristo me perdoa.

Quando a lei de Deus me encontra, mostra como eu de fato sou: pecador. Quem pecou e peca mais? Alguém têm menos pecado que o outro?
A lei de Deus (Palavra de Deus) me fez e faz saber o que é pecado. A lei que condena, mata, leva ao desespero, insegurança, é a mesma lei que desperta em mim todo tipo de cobiça (Rm 7.8). Nesse sentido tudo que é proibido parece ser agradável. Mas, quando nos deixamos levar pela cobiça vemos que a lei de Deus é divina. Seu alerta é para nos dar vida e fazer viver.
Mas, como viver com esse ser humano fraco, vendido ao pecado e escravo do mesmo?
Paulo fala de uma pessoa cristã. Parece estranho, pois, uma pessoa cristã é fraca, vendida ao pecado, que não entende o que faz, que não faz o que gostaria, mas o que odeia? Sim. Mas, o cristão vai além disso: reconhece que o que a lei diz é certo (v.16) ...Dentro de mim eu sei que gosto da lei de Deus (v.22).
Ser cristão é viver em luta todos os dias. É como acordar com alguém apontando um revólver na sua cabeça e dizer não se mova. E quando nos movemos o disparo é certo.
A Palavra de Deus (lei divina), me diz o que fazer e deixar de fazer, mas, por causa da queda em pecado, minha natureza pecaminosa luta contra essa lei que eu aprovo, ouço, creio e prego. “Ela me torna prisioneiro da lei do pecado que age no meu corpo” (Rm 7.23).
Nessa luta, esse estilo de vida cristã, me leva a exclamar e perguntar: “Como sou infeliz! Quem me livrará desse corpo que me leva para a morte?” (Rm 7.24).
A vida cristã dessa pessoa pecadora é angustiante, mas, é também uma vida de louvor, afinal, “Que Deus seja louvado, pois ele fará isso por meio do nosso Senhor Jesus Cristo!” (Rm 7.25).
Essa pessoa cristã: desprezível, fraca, falha, que não consegue explicar seus pecados, é uma pessoa que chega de mãos vazias diante de Cristo e apenas suplica seu perdão.
Essa pessoa cristã: julgada pela sociedade, afinal, seu pecado o manchou. Essa pessoa para quem todos conseguem apontar o dedo é o publicano que não ousou olhar para Deus, e apenas reconheceu a sua miserabilidade e suplicou por perdão (Lc 18. 13). Essa pessoa cristã que esbanja tudo o que têm, chegando ao fundo do poço é aquele que quando retorna, o Pai corre e o abraça (Lc 15.20).
Essa é a vida cristã. Por mais que ame e proclame a lei de Deus, sou incapaz de cumpri-la. Não consigo viver como deveria, por isso a lei de Deus, sua Palavra, me mata e me condena. Mas, essa lei divina, a Palavra de Deus, me acusa, aterroriza, e faz ficar com sede, pedir perdão. Nesse sentido, preciso lembrar-me que a descrição dessa pessoa cristã por parte de Paulo mostra que só é possível ser salvo por causa de Cristo (Rm 1 - 4). A esperança dessa pessoa cristã é o descanso na justiça de Cristo (Rm 5 – 6).
A pessoa cristão não olha para si mesma. Pois, em si mesmo: Desgraçado eu sou! Mas, fora de mim, sou livre desse corpo que me leva para a morte em Cristo (v.25).
Não tenho como me defender, apenas, confesso o que Paulo escreveu: “no meu pensamento sirvo à lei de Deus, mas na prática sirvo à lei do pecado” (v.25), e só não serei condenado eternamente, por causa de Cristo, em quem devo manter meus olhos fixos (Hb 12.2). Amém!
ERT
Edson Ronaldo Tressmann


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

“...a fim de que o Pai lhes dê tudo o que pedirem em meu nome” (Jo 15.16)

  Sexto Domingo de Páscoa 05 de maio de 2024 Salmo 98; Atos 10.34-48; 1João 5.1-8; João 15.9-17 Texto : João 15.16 Tema : “... a fim...