terça-feira, 18 de setembro de 2018

Supridos da carência de sabedoria em Cristo!

Texto: Tg 3.13-4.12
Tema: Supridos da carência de sabedoria em Cristo!

Tiago estava lidando com um evento novo para aquela época. Esse evento novo era o cristianismo, que para muitos era um ramo do judaísmo. Diferentemente do judaísmo, no cristianismo havia gentios e judeus. E agora, na fé, além de perseguidos, precisavam saber como lidar entre si (judeus e gentios).
O capítulo 3 de Tiago trata de um tema muito especial: a responsabilidade do ensino. Inúmeras pessoas estão tendo a oportunidade de ensinar e Tiago enumera a grande responsabilidade desse ensino. Tiago destacou sobre o poder da língua de quem ensina. A língua tem poder de dirigir (freio e leme), destruir (fagulha, fogo e veneno) deleitar (fonte e fruto).
Um mestre naquela época era de extrema importância, pois a maioria da sociedade era composta de analfabetos. Em pleno século 21, a sociedade brasileira é composta por 52% de cidadãos que não concluíram o ensino médio. Há também uma grande parcela de analfabetos funcionais, ou seja, não conseguem ler um texto e dizer algo sobre o mesmo no final da leitura.
Tema: Supridos da carência de sabedoria!
1 – Carência de bons educadores em Cristo!
Particularmente falando, gosto muito da definição latina de educação que trata a mesma como deixar profundas marcas. É preciso educar, ensinar com maestria. Educadores precisam ser capazes de dar orientação a outros. É sobre isso que Tiago relata nessa pericope (Tg 3.13 – 4.12).
Quem é sábio e inteligente entre vós? (Tg 3.13)
Aqueles que tem a responsabilidade do ensino: pais, professores, pastores, professores de escola dominical, catequistas, todos que ensinam carecem de sabedoria.
Você tem sabedoria? Ter sabedoria significa pensar e agir, o caminho correto, com objetivos lúcidos e apontados por Deus. Sabedoria é usar corretamente o conhecimento.
Você é inteligente? A palavra inteligente aparece só aqui no NT. A mesma indica um conhecimento profissional, um expert, uma pessoa bem informada. É uma pessoa que tem um útil e necessário conhecimento.
No entanto, ao fazer a pergunta: Quem entre vós é sábio e inteligente? (Tg 3.13), Tiago está querendo dizer que uma pessoa pode ter muito conhecimento, mas consegue pensar e agir de maneira correta. Não consegue saber se relacionar com as pessoas. Conhece sobre muitas coisas, mas não sabe viver com esse conhecimento no seu relacionamento com os outros.
Ser sábio e inteligente é ser capaz de indicar o caminho. No presente século, isso é chamado de mentoria.
Tiago escreve aos primeiros cristãos, alertando aos que receberam e exerciam o ministério do ensino que há dois tipos de sabedoria: a terrena e do alto (Tg 4.15).
Qual sabedoria governa a sua vida e os seus relacionamentos? Já que há duas sabedorias e dessas, dois caminhos, Tiago questiona: quem entre vós é inteligente? (Tg 3.13).
A palavra inteligente aparece só aqui no Novo Testamento. Ela indica um conhecimento profissional, um expert, uma pessoa bem informada. É uma pessoa que tem um útil e necessário conhecimento, ou seja, alguém que é capaz de mostrar o caminho.
Para mostrar o caminho, é preciso estar e conhecer o caminho!
Na época em que Tiago escreveu a carta ao jovem e crescente cristianismo, haviam muitas maneiras de descrever a sabedoria. Muitos se diziam sábios, mas, com sua língua estavam desencaminhando as pessoas. Muitos sábios apenas causavam confusão, levavam a perdição e não conduziam as pessoas ao alvo.
Quem entre vós é sábio e inteligente? (Tg 3.13). Para onde você está caminhando e conduzindo as pessoas sob a sua responsabilidade?
Essa é a pergunta aos pais, responsáveis pela educação dos filhos; essa é a pergunta para os mestres, pastores, que ensinam nas igrejas; essa é a pergunta para os que ensinam nas escolas; essa é a pergunta aos professores de escola bíblica e catequistas.
O mundo anda ocupado em preencher currículos com várias formações, mas, se esqueceu de praticar a sabedoria e o conhecimento.
Mesmo que tenhamos inúmeras informações, o mundo está perdido e não sabe como agir, qual caminho andar e nem qual caminho indicar para outro. Porque isso está acontecendo? Tiago responde dizendo que há duas sabedorias: do céu e da terra (v. 15).
A sabedoria da terra têm três características: é desse mundo, da nossa natureza humana pecaminosa e é diabólica (v.15).
Esse mundo jaz no maligno (1Jo 5.19), nele age o príncipe desse mundo, o diabo (Jo 12.31; 14.30; 16.11). E quando o ser humano acompanha essa sabedoria da terra, anda assim como está perdida e desorientada. Observe que muitos tem aconselhado as pessoas a seguirem seu coração, e se observarmos bem, nosso coração é pecaminoso e muitas vezes tem nos conduzido a caminhos sem volta.
Por causa dessa sabedoria da terra, que é desse mundo, da nossa natureza humana pecaminosa e diabólica, Tiago diz que há confusão e todo tipo de coisas ruins (v.16).
A sabedoria desse mundo faz com que as pessoas sejam orgulhosas, sintam-se grandes, exigentes, violentos, egoístas e tudo isso tem levado famílias, sociedades e até igrejas a destruição.
Bem o oposto da sabedoria que Deus oferece e que auxilia a colocar ordem nas coisas bagunçadas. A sabedoria que vem do céu como dádiva do criador, é pura, pacifica, bondosa, amigável, cheia de misericórdia, produz uma colheita de boas ações, não trata uma pessoa pela aparência e é livre de fingimento (v.17). É a sabedoria que nos torna pequeno, humilde, manso, livre de si mesmo e servo. Coisas que o mundo, a sociedade e a igreja tanto carece.
A sabedoria deste mundo (v. 15) se opõe a essa nova natureza, a essa sabedoria que recebemos em Cristo. A sabedoria desse mundo escarnece das coisas espirituais e da sabedoria que vem do céu.
O maior exemplo é a realidade na qual vivemos. Estamos cercados pela secularização, ou seja, as coisas de Deus não mais importam. A palavra de Deus não tem valor, importância e significado, são meras palavras humanas quanto a de qualquer outro livro. Deus não age mais no secular, está recluso ao Templo e sendo livre de Deus, não vou mais ao templo e Deus não governa a minha vida.
Tema: Supridos da carência de sabedoria em Cristo!
2 – Sabedoria que vem do céu!
Essa sabedoria do céu é fruto de oração (Tg 1.5), é dom de Deus (Tg 1.17). Essa sabedoria está em Cristo (Pv 8; 1Co 1.23-25; ). E o diabo usa seu batalhão para esconder a sabedoria de Deus por trás da sabedoria desse mundo. Por isso a oração de Paulo em sua carta (Efésios e Colossenses) de que as pessoas conheçam a Cristo, onde os estão escondidos os tesouros da sabedoria e do conhecimento (Cl 2.2-3; Ef 3.18).
Toda a sabedoria de Deus está revelada em sua Palavra, e ela nos torna sábios para a salvação (2Tm 3.15).
A sabedoria do céu é (v.17) pura (sinceridade no pensamento perante Deus e as pessoas, não busca a si mesmo); pacifica (diz não a confusão e a briga, busca ser elo de ligação com as pessoas); bondosa (busca não criar conflitos, nem compromete a verdade para manter a paz. É gentil com o fraco); amigável (favorece a comunhão); cheia de misericórdia (cheia de amor, olhando para o outro como se olha para si); produz bons frutos (prática); não trata pela aparência (julga pela verdade e não pela pressão ou conveniência, uma pessoa livre de desconfiança); sem fingimento (sinceridade, sem hipocrisia, fala a verdade em amor, sem interesse).
Tiago está no contexto do ensino e ressalta que conforme a origem da sabedoria, da mesma vem o resultado. A sabedoria da terra, produz problemas. E são problemas que as pessoas com a sabedoria humana não conseguem resolver.
A sabedoria de Deus - ignorada por muitos, produz o que o mundo precisa: bondade da sementes plantadas pelos que trabalham em favor da paz (v.18).
A carta de Pedro mostra que os cristãos quando perseguidos são como sementes de Deus espalhadas pelos muitos campos para produzir frutos em que os outros se alimentem (1Pe 1.1-2).
Enquanto que o mundo em sua sabedoria colhe o que semeia (confusão e desordem), o cristão colhe e semeia o que não plantou (amor de Deus, a paz de Deus em Cristo).
Recebemos de Deus a sua sabedoria que é Cristo. Sabedoria essa que nos dá paz com Deus. E a igreja cristã é fomentadora dessa paz. É nesse plano pedagógico que a igreja está envolvida e inserida. É preciso que a igreja seja educadora da sabedoria de Deus em Cristo, “... pelo seu bom comportamento e pelas suas ações, praticadas com humildade e sabedoria” (Tg 3.13).
A nossa tarefa principal é levar a paz do homem com Deus e a paz entre as pessoas.
Essa promoção da paz entre Deus e as pessoas corre perigo, pelo fato de vivermos em guerra com aqueles que nos cercam.
Sabemos que há duas sabedorias opostas entre si. Ambas estão em guerra, assim como as trevas contra a luz, assim como o diabo contra a igreja.
A sabedoria que vem do alto, visa nos auxiliar na promoção da paz. Mas, infelizmente a sabedoria desse mundo, alimentada “...pelos maus desejos que estão sempre lutando dentro de vocês” (Tg 4.1) têm afastado as pessoas do convívio da igreja e da paz com Deus.
Tiago fala sobre três atitudes: tentações de fora e de dentro (Tg 4.4-10); atitude de julgamento (Tg 4.11-12); pretensões arrogantes (Tg 4.14-16).
Essas terríveis situações acontecem por um fato muito simples: infidelidade (Tg 4.4)
A palavra mundo, (no grego kósmos) significa enfeite. Dessa palavra surgiu a expressão cosméticos. Ou seja, Tiago, usa a opinião grega de que o mundo é uma coisa linda, uma bela ordem. Vista pelos olhos do criador, sim, o mundo é belo. No entanto, do ponto de vista do pecado o mundo está um caos, uma verdadeira confusão, um barril de pólvora, e com muito maluco querendo acender o palito de fósforo.
O pecado, a natureza humana, representada pela sabedoria desse mundo, tem causado estrago e mais estrago. Esse mundo, com sua sabedoria, causa inveja, amargura, ódio, egoísmo, olha para si mesmo, não pode ser amiga dos filhos de Deus. No entanto, como muitos tem se afastado da sabedoria de Deus e deixou-se levar pela sabedoria do mundo, tornou-se infiel (Tg 4.4).
O problema é que a igreja, os cristãos, começaram a flertar com o mundo. Assim, Tiago faz um convite ao convite ao arrependimento. É grave o afastar-se de Deus. Tiago exorta com base na Escritura, a qual não temos em mãos a passagem bíblica, pode ser que seja uma carta perdida a qual ainda não conhecemos: “O espírito que Deus pôs em nós está cheio de desejos violentos” (Tg 4.5). Com essas palavras Tiago expressa o desejo amoroso de Deus ter inteiramente a pessoa amada.
Ele nos quer perto dele, por isso, ouçamos 9 conselhos (Tg 4.7-10): obedeçam a Deus, (parem de tentar afirmar-se a si mesmo. Desistam dos planos pessoais. Retornem ao Senhor) enfrentem o diabo, (não dê espaço ao diabo, nem por medo, nem por indiferença) cheguem perto de Deus, (mantenha-se na comunhão com Deus pela fé) lavem as mãos, (arrependam-se) limpem o coração, (larguem o amor ao pecado e a amizade que se contamina com o mundo) fiquem tristes, gritem, chorem, (parem de ficar de lá para cá, igreja/mundo) mudem as suas risadas em choro e sua alegria em tristeza, (precisamos dessa fase em nossa vida (2Co 7.10). Um arrependimento genuíno. Voltar-se a Deus) humilhem-se diante do Senhor (reconheça a própria culpa).
Somos supridos da carência de sabedoria em Cristo. Por causa de Cristo somos cristãos, e por Cristo não somos chamados a julgar, recriminar, mas apontar e indicar a paz que é Cristo, que nos ajuda em meio a sabedoria desse mundo.
Jesus disse: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida, ninguém vem ao Pai, a não ser por mim” (Jo 14.6)
Deus abençoe!
E peço a Deus que, da riqueza da sua glória, ele, por meio do seu Espírito, dê a vocês poder para que sejam espiritualmente fortes. Peço também que, por meio da fé, Cristo viva no coração de vocês. E oro para que vocês tenham raízes e alicerces no amor, para que assim, junto com todo o povo de Deus, vocês possam compreender o amor de Cristo em toda a sua largura, comprimento, altura e profundidade” (Ef 3.16-18). Amém
Edson Ronaldo TREssmann
Querência do Norte – PR
Waths (44) 99856 8020

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Saindo ileso da cova!

30 de março de 2024 Salmo 16; Daniel 6.1-28; 1Pedro 4.1-8; Mateus 28.1-20 Texto : Daniel 6.1-24 Tema : Saindo ileso da cova!   Tex...