terça-feira, 28 de agosto de 2018

Diminuir nem acrescentar


02 de setembro de 2018
15º Domingo após Pentecostes
Sl 119.129-136; Dt 4.1-2,6-9; Ef 6.10-20; Mc 7.14-23

Tema: Diminuir nem acrescentar!

Certo homem, levando a sua esposa para dar a luz uma criança, se sentiu na necessidade de passar um farol fechado, se certificando que não exporia em perigo sua vida ou a de outrem, mas, um policial estava atento naquele local e interceptando o cidadão, o autuou. O homem quis justificar sua ação apresentando a emergência e que não havia colocado a vida de ninguém em risco. Ao que o policial respondeu: a lei é clara e não abre brechas nem exceções, eu compreendo a sua situação, mas sou um profissional que julga segundo a lei, e não segundo o que eu acho.
Não adiantava àquele homem argumentar, pois, o policial não poderia agir fora da lei em favor daquele homem.
As exigências de Deus, nos Dez Mandamentos ficam sem resposta de nossa parte, e não temos nada para argumentar. A lei mostra o que o ser humano deveria ser em relação a Deus e ao próximo.
Antes de adentrar na terra prometida, Moisés diz ao povo que o futuro, será um futuro vindouro, se os mesmos estiverem atentos a todo estatuto divino. E o estatuto divino, nada mais é do que a sua Palavra. Todo estatuto divino contém os Dez Mandamentos, o Livro da Aliança das Ordenanças Civis e Religiosas, que detalham o significado dos Dez Mandamentos, e também no estatuto divino se encontra as leis cerimoniais.
A semelhança daquele homem que ultrapassou o sinal vermelho, não adianta querer nos justificar. Jesus disse: “Não penseis que vim revogar a lei ou os profetas; não vim para revogar, vim para cumprir” (Mt 5.17). Jesus criticava e rejeitava as ordenanças humanas e as obrigações impostas para tradição religiosa. Jesus disse: “Negligenciando o mandamento de Deus, guardais a tradição dos homens. E disse ainda: jeitosamente rejetais o preceito de Deus para guardardes a vossa própria tradição. ...” (Mc 7.8-13).
Deus deu a Lei para seu povo (Dt 4.8; Lv 26.46; Sl 147.19-20; Rm 9.4).
O povo de Deus, Israel, tem a alegria de saber que era o único povo que tinha sua legislação, jurisdição e jurisprudência na pessoa do Deus vivo.
E a lei de Deus é lâmpada, instrução, luz e caminho da vida (Pv 6.23).
Se a lei de Deus traz toda as suas precauções, a lei de Deus me coloca diante do problema do pecado. Problema esse que eu não posso resolver sozinho.
A lei de Deus é coisa séria, tanto que, “vindo, porém a plenitude do tempo, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei, para resgatar os que estavam sob a lei, ...” (Gl 4.4-5). Por causa da lei de Deus, é que Jesus foi condenado a morte. Jesus veio cumprir a lei. Em Jesus temos o fim da lei. Jesus é a justiça de Deus. (Rm 10.4). Ele nos reconcilia com o Pai.
Moisés estava ressaltando ao povo que o futuro está nas mãos de Deus e com Deus esse futuro será sempre abençoado.
A mais ou menos um ano atrás ouvi algumas mulheres conversando sobre futuro. Uma delas ressaltava que não havia futuro. Há futuro? Sim. O futuro é eterno. O futuro nessa vida é a tarde e à noite e o amanhã. O futuro certo é a eternidade, a terra prometida. É preciso viver o hoje na certeza de que amanhã está garantido. Amém!
Edson Ronaldo Tressmann

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Vocês são meus amigos!

Sexto Domingo de Páscoa 05 de maio de 2024 Salmo 98; Atos 10.34-48; 1João 5.1-8; João 15.9-17 Texto : João 15.13-14 Tema : Vocês são m...