segunda-feira, 28 de maio de 2018

Pastores proclamam Cristo como Senhor e servem a igreja!


03 de junho de 2018
2º Domingo após Pentecoste – Próprio 4
Sl 81.1-10; Dt 5.12-15; 2Co 4.5-12; Mc 2.23 - 28
Tema: Pastores proclamam Cristo como Senhor e servem a igreja!
Parabéns IELB - 114 anos!

Texto: 2Co 4.5-12

Com exceção de 2Co 8 e 9, o tema geral da segunda carta aos Coríntios deve ser: autoridade apostólica de Paulo.
Os coríntios não queria mais dar ouvidos as instruções de Paulo. Estavam questionado e não aceitando a sua autoridade.
2Corintios é a carta mais pessoal que Paulo escreveu. As circunstâncias o obrigou a falar repetidamente da sua pessoa, sua atuação e sofrimento. É um discurso de defesa, mas a carta não deve ser lida dessa maneira (2Co 12.19).
O apostolo Paulo, sempre preocupado com o evangelho, a igreja e as pessoas, sabe que não é sua pessoa que está em jogo. Mas, ao se defender, o faz para o bem da igreja de Corinto. É preciso fazer com que sua autoridade e mensagem sejam reconhecidas.
Algo muito sério aconteceu em Corinto que atingiu Paulo profundamente. Foi esse acontecimento que tornou difícil a ida à Corinto. Paulo fala de um homem que “causou tristeza” e “cometeu injustiça”, e de outro que foi “entristecido” e “sofreu agravo” (2Co 2.5;7.12).
Por ora Paulo desistiu da visita a Corinto e escreveu a carta (2Co 2.4). Essa carta foi levado por Tito. Tito não foi negociar e discutir, mas participar de uma decisão que precisava ser tomada rapidamente. Paulo quis encontrar Tito em Trôade. No entanto, Tito não veio e Paulo interrompeu sua evangelização e foi para a Macedônia encontrar-se com Tito (2Co 2.12). Ao encontrar-se com Tito, o mesmo lhe deu boas noticias de Corinto. A situação havia sido resolvida e na carta escreve sobre sua alegria pelos Coríntios (2Co 7.5-16). E diante das notícias escreveu essa carta, possivelmente a terceira.
O que merece destaque é o fato de apesar dos problemas, apesar de algumas pessoas causarem muita aflição ao apostolo Paulo, ele trata aquelas pessoas de Corinto como “igreja de Deus”.
A segunda carta de Corinto mostra o quanto Paulo lutou pela igreja. 2Co 4.1-12 e 6.1-10 nos dão valiosas contribuições para a teologia prática. Paulo mostra o quão grande é a esperança dos que creem e a força que emana dessa esperança na atualidade (2Co 4.16-5.10).
Paulo escreve o que significa ser um mensageiro de Cristo.
Pastores proclamam Cristo como Senhor e servem a igreja!
Paulo só falou sobre ele devido as circunstâncias, mas nunca proclamou a respeito de si mesmo.
Em Corinto, muitos se recusaram a aceitar o evangelho, para estes, o evangelho permanecia encoberto (2Co 4.4). Para o apostolo Paulo o problema não era o evangelho, nem os apóstolos, mas os ouvintes. Observe o seguinte exemplo: Mesmo em dias nublados o sol continua brilhando, mesmo que não o vejamos. O evangelho brilha, o problema é que muitos não o veem. O diabo não deixa ver a luz do evangelho lançando ilusões diante das pessoas e faz isso pelos falsos pregadores e também pelos problemas dentro da igreja.
Tenho observado nessa minha curta carreira de pregador que muitos pregadores ao longo dos anos tem construído monumentos a si mesmos, muitos pregadores tem promovido a si mesmo, tanto que em muitas fachadas de igrejas, ostenta-se a foto do líder e Jesus, mesmo que numa simples imagem, tem sido ofuscado.
Infelizmente, alguns pregadores tem buscado fã clube, buscam ser servidos. No entanto, a Palavra de Deus anuncia que o mensageiro é servo e não uma celebridade. Todo pregador é servo da igreja e não serve-se da igreja. O pregador serve a igreja com aquilo que possui e que não vem dele mesmo. O pregador é servo da igreja não para uma auto promoção, ou busca de glória. O pregador serve por servir Jesus Cristo.
O resultado da pregação não está na locução do pregador, afinal é Deus quem faz brilhar a luz do evangelho (2Co 4.6), assim não há nada para se engrandecer, ou vangloriar a si mesmo. Os falsos pregadores pregam a si mesmo, e enquanto continuarem proclamando seus feitos e atos, a luz do evangelho não irá brilhar sobre as pessoas.
A luz do evangelho a qual Paulo destaca é a luz que o atingiu na estrada para Damasco (At 9.3,4). É preciso lembrar que o apostolo Paulo não exalta a sua conversão, ou aceitação de Jesus, mas o valor da sua conversão.
O apostolo Paulo ao escrever aos Corintios, lhes transmite a mensagem do evangelho que nocauteia o culto à personalidade. O importante nunca é o obreiro, mas a obra. Você já observou a construção de prédios e casas. As placas informam o novo do arquiteto. No entanto, o arquiteto só será procurado se a obra ficar bonita, segura, ... O mesmo é com o evangelho e a igreja, pessoas estão deixando de procurar o verdadeiro dono da obra, Jesus, porque outros querem ser os arquitetos da obra.
Para ilustrar a importância da obra e não do obreiro, Paulo usa a metáfora muito conhecida na época sobre o vaso e o valioso tesouro que estava guardado dentro dele.
Corinto era famosa por sua cerâmica, pelos vasos de barro. Havia também pequenas lamparinas de barro, que eram baratas e muito frágeis. Vaso era muito comum e estava presente em cada casa do Oriente antigo. Eram baratos e quebravam com facilidade. Por isso, o valioso era o que estava dentro do vaso e não a peça em si.
Por mais que Paulo parecesse aos Corintios fraco demais devido aos seus sofrimentos, tribulações, abatimento, o importante era o que ele oferecia, ou seja a verdade do evangelho. Essa verdade do evangelho, a luz de Cristo, era a esperança e a força que o fazia suportar todas as situações (2Co 4.16-5.10). Paulo reconhecia sua fragilidade, assim como a de um vaso, mas sabia que era guardado pelo mesmo tesouro que possuía.
Paulo sabia com qual finalidade a luz do evangelho brilhou sobre ele (At 9.15) e que somos vasos para que Deus nos use (2Tm 2.21). Tanto que Paulo afirma que os pregadores do evangelho são vasos de barro, frágeis, para que saibam que na sua vulnerabilidade, é o poder de Deus que os sustenta.
Não há ministério sem dor. A vida ministerial não é estar numa estufa espiritual onde nada atinge o pregador ou o cristão. O pregador do evangelho não tem como propósito ser aplaudido. O pregador do evangelho carrega as marcas de Jesus.
Paulo foi perseguido em Damasco, rejeitado em Jerusalém, esquecido em Tarso, apedrejado em Listra, açoitado em Filipos, escorraçado em Tessalônica em Beréia, chamado de tagarela em Atenas e impostor em Corinto. Paulo enfrentou feras em Éfeso, preso em Jerusalém, acusado em Cesaréia, naufragou no caminho à Roma, picado por cobra em Malta. Sofreu prisões, açoites, apedrejamento, fome, frio, pressão de todos os lados. No entanto, todas essas fraquezas, toda essa fragilidade, não ofuscava o valor do tesouro que possuía.
Toda essa fragilidade e vulnerabilidade atinge Paulo e os seus companheiros e pregadores com um só objetivo: para que a mensagem de Cristo chegue as pessoas e assim sejam salvas. Tudo o que aconteceu também em Corinto, aconteceu para que encontrassem a vida em Jesus o verdadeiro tesouro.
Por esse motivo, Paulo escreveu: “Pois nós não anunciamos a nós mesmos; nós anunciamos Jesus Cristo como o Senhor e a nós como servos de vocês, por causa de Jesus” (2Co 4.5). Amém!
Rev. Edson Ronaldo Tressmann

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Dar a vida pelos irmãos! (1Jo 3.16)

  Quarto Domingo de Páscoa 21 de abril de 2024 Salmo 23; Atos 4.1-12; 1Jo 3.16-24; João 10.11-18 Texto: 1João 3.16-24 Tema: Dar a ...