quarta-feira, 7 de fevereiro de 2018

Deus em Jesus se reaproxima de seus filhos

Dia 11 de fevereiro de 2018
6º Domingo de Epifania – Transfiguração do Senhor
Sl 50.1-6; 2Rs 2.1-12 ou Ex 34.29-35; 2Co 3.12-13; Mc 9.2-9
Tema: Deus em Jesus se reaproxima de seus filhos.

Ilustração - Introdução
Há uma estátua muito famoso de Miquelângelo que traz Moisés com um par de cifres acima de seus olhos. Estudiosos dizem que Miquelângelo representou Moisés dessa maneira devido a uma tradução equivocada da Vulgata do verbo querén.
O verbo Querén significa “emitir raios de luz”, mas também pode significar “chifres”. A vulgata traduziu que o rosto de Moisés tinha chifres. E assim Miquelângelo o registrou em sua pintura.
Contextualizando
O episódio apresentado em Êxodo 34.29-35 apresenta a descida de Moisés do Monte Sinai.
No monte Sinai aconteceu algo maravilhoso, “Deus falou com Moisés”. Esse fato, foi tão espetacular que o rosto de Moisés irradiava luz. Era a luz de Deus brilhando por sobre Moisés.
O povo ansiosamente aguardava Moisés. Mas, era um aguardar diferente da subida anterior de Moisés ao monte. Na primeira vez em que Moisés subiu ao monte Sinai, o povo impaciente, não suportando a demora de Moisés, resolveu fabricar e adorar o bezerro de ouro (Ex 32). Essa imagem era o que eles tinham de familiar, pois lhes lembrava o deus Apes do Egito, onde por muitos anos estiveram escravizados.
No capítulo 34 de Êxodo, há um povo esperando. Eram as mesmas pessoas, mas parece ser uma multidão diferente.
A rebelião, revolta contra Deus e volta ao passado idólatra, fez com que Deus desejasse destruir aquele povo e reiniciar uma nova geração por meio de Moisés (Ex 32.10). No entanto, Moisés, lembrou o próprio Deus de que havia uma promessa para ser cumprida (Ex 32.13) e assim Deus volta atrás e resolve dar mais uma chance, porém, os idólatras foram feridos com a morte (Ex 32.35).
Deus, mediante Moisés havia mostrado toda a sua graça ao povo. E após o perdão e a reaproximação, restabelece seus mandamento. É interessante notar que dessa vez, é Moisés quem escreve os mandamentos, sendo que na primeira oportunidade as pedras da lei haviam sido escritas pelo dedo do próprio Deus (Ex 31.18). Essa iniciativa de Deus mostra que seu amor pelo povo não havia terminado e que queria restabelecer uma aliança com seus filhos e filhas.
Texto
Êxodo 34.29-33
Quando Moisés desceu do monte Sinai, carregando as duas placas da aliança, o seu rosto estava brilhando, pois ele havia falado com Deus. Mas ele não sabia disso. Arão e todo o povo ficaram com medo de chegar perto de Moisés quando viram o seu rosto brilhando. Porém Moisés os chamou, e Arão e todos os líderes do povo chegaram perto dele, e ele falou com todos. Depois disso todo o povo de Israel se reuniu em volta de Moisés, e ele lhes entregou todas as leis que o Senhor Deus lhe tinha dado no monte Sinai. Quando Moisés acabou de falar com eles, ele cobriu o rosto com um véu.
Aqui é narrado como Moisés foi recebido pelos líderes de Israel ao descer da montanha. O rosto de Moisés estava brilhando.
Êxodo 34.34-35
Sempre que entrava na Tenda Sagrada para falar com o Senhor, Moisés tirava o véu. Quando saía, ele contava ao povo de Israel tudo o que Deus lhe havia mandado dizer, e o povo via que o seu rosto continuava brilhando. Porém Moisés cobria de novo o rosto com o véu até que entrava de novo na Tenda para falar com Deus.
O rosto de Moisés continuava brilhando. Esse brilho estava relacionado a tenda da congregação (Ex 33.7-11).
Se a ordem de escrever os Dez Mandamentos era um gesto de reaproximação de Deus com seu povo. Os raios de luz vistos no rosto de Moisés apresentam a intervenção direta de Deus na história do seu povo. Todo o brilho do rosto de Moisés enfatiza o esplendor da Palavra de Deus.
Todo culto se encerra sob a bênção do Senhor: O Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre vós.
Essa bênção, conhecida como araônica e pronunciada pelo sacerdote ao povo, é o desejo de Deus, com sua Palavra, estar sempre presente entre seus filhos.
A bênção do Senhor: O Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre vós é a presença de Deus na vida e no trabalho das pessoas. O brilho do rosto de Deus sobre cada um de nós é a manifestação da presença da glória de Deus em nosso viver diário.
O brilho no rosto de Moisés era a certeza da reaproximação de Deus. O brilho no rosto de Moisés mostrava e garantia ao povo que Deus estava ao seu lado.
Na presença de Deus e sob sua orientação, o povo estava possibilitado de caminhar orientado, seguro e confiante pelo deserto em direção a terra prometida.
A cada culto, somos despedidos sob a bênção de Deus. Durante o seu dia-a-dia, em quais situações Deus tem feito brilhar o seu rosto sobre ti?
....

Edson Ronaldo Tressmann

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Dar a vida pelos irmãos! (1Jo 3.16)

  Quarto Domingo de Páscoa 21 de abril de 2024 Salmo 23; Atos 4.1-12; 1Jo 3.16-24; João 10.11-18 Texto: 1João 3.16-24 Tema: Dar a ...