quarta-feira, 1 de novembro de 2017

A vontade de Deus é a santificação!

05 de novembro de 2017
22º Domingo após Pentecostes!
Sl 43; Mq 3.5-12; 1Ts 4.1-12; Mt 23.1-12
Tema: A vontade de Deus é a santificação!

Por ocasião do dia de finados (02/11) muitas pessoas foram ao cemitério no decorrer dessa semana. Cada túmulo tem sua história de vida. Cada pessoa falecida, deixou um legado, por isso, é comum ir ao cemitério e ver pessoas chorando, outras contando histórias do ente querido que faleceu.
Quando se fala em legado e de maneira especial olhando nosso município, Querência do Norte, observamos que muitos entes queridos sepultados no cemitério municipal, deixaram seu legado material. Seus nomes estão expostos em placas de construções públicas. Além daqueles que já partiram e deixaram expostos em placas seu legado material, há também entre nós pessoas que ainda vivem e tem seu legado exposto em muitas dessas placas.
Legado. Durante a semana tivemos a graça histórica de celebrar e participar de um culto festivo por ocasião dos 500 anos da Reforma Protestante (1517 – 2017). A Reforma Protestante também nos deixou legados: Sola Scriptura, Sola Fide, Sola Gratia, Solus Christus, Soli Deo Gloria. No entanto, há um legado que está esquecido entre nós. O denominado sexto sola: Omnes Christianisacerdócio de todos os crentes.
Esses legados, por mais que não percebamos, são perceptíveis entre nós. Os legados da Reforma Protestante, indicadas como Solas, tiveram e tem grande influência no culto.
1) – A centralidade da Palavra e da Santa Ceia;
2) – Culto na língua do Povo;
3) – Manutenção do que não se choca com as Escrituras (vestimentas, símbolos, ...);
4) – Teologia da Cruz (ver Deus como ele se revela) e teologia da glória (ver Deus como de fato ele é).

Falo sobre legado, por iniciativa do texto escrito pelo apostolo Paulo aos Tessalonicenses. Paulo escreve aos tessalonicenses ressaltando que os mesmos haviam lhe deixado um legado: “operosidade da fé dos tessalonicenses” (1Ts 1.3).
E esse legado que havia sido deixado ao apostolo Paulo estava correndo perigo de ser deixado de lado. O apostolo lembra que muitos estavam enfraquecendo na fé e perdendo valores cristãos. Eles estavam cedendo as várias provações e tentações as quais estavam sujeitos:
- reação diante do falecimento de um ente querido;
- uma vida ociosa;
- uma vida desordenada sem consagração a Deus e respeito ao próximo.
Em meio a essas provações havia também a tentação de voltar a vida pagã.
A provação e a tentação levou muitos tessalonicenses a viverem um problema ético, tanto na área sexual como no amor fraternal.
Todo cristão é constantemente sufocado pela velha natureza a voltar a viver como um escravo do pecado. Por isso é necessário que a lei de Deus seja pregada para que o pecador seja atingido e sinta a necessidade do arrependimento e da fé. Deus deseja que seus filhos vivam sob seu perdão e sua orientação. Tanto que oferece e dá o perdão a todo pecador arrependido.
Nesse perdão, Deus deseja que o cristão deixe um legado nesse mundo. E o legado do cristão vai além de seu nome numa placa comemorativa. O legado do cristão é resumido pelo apóstolo Paulo na carta aos tessalonicenses: “Pois esta é a vontade de Deus: a vossa santificação...” (1Ts 4.3).
A vontade de Deus é a santificação!
1 – Sejam santos!
Santificação (Hagiasmos) reflete um agir contínuo. Ser santo não quer dizer que não se comete mais pecados. A santificação (hagiasmos) descreve o agir de Deus no ser humano nesse mundo.
A luz do Antigo Testamento se observa que santo era algo separado do profano. A luz do Novo Testamento observamos uma mudança significativa. O santo não é santo pela sua separação do profano, mas pelo contato com Deus. E esse contato com Deus se dá na pessoa e obra de Jesus Cristo. Essa lição é expressa pelas palavras do Credo apostólico. Quem crê em Deus Pai e em Jesus Cristo pelo poder do Espírito Santo, faz parte da igreja cristã, que é a comunhão dos santos.
O santo é aquele que pela fé vive no mundo. A santificação ocorre no mundo. Os pecadores perdoados em Jesus, santificados em Cristo, vivem sua fé no trabalho, na escola, na faculdade, .... E nessa vida pela fé, pessoas deixam seus legados.
Tanto o agir como o viver se dá em consequência da ação de Deus em Jesus. A santificação é viver como cristão.
Ao escrever aos tessalonicenses que “a vontade de Deus é a santificação” o apostolo ressalta que sobre a vida cristã nesse mundo caído em pecado.
Deixar um legado cristão nesse mundo pecador é viver a fé em Jesus em todos os aspectos da vida.
Deus continua agindo nesse mundo através da santificação de seus filhos e filhas.
A santificação é um processo permanente, afinal, o cristão é simultaneamente justo e pecador. E por ser justo em Cristo, pelo poder do Espírito Santo que age na Palavra, continua crescendo na santificação. Por ser pecador, facilmente se perde na provação e tentação.
Após o retorno do jovem pastor Timóteo (3.6), Paulo que trazia consigo o legado de uma igreja cheia de fé, agora estava preocupado e exorta a comunidade a continuar crescendo na fé (4.1).
A santificação só é possível pelo Espírito Santo, por isso, não o rejeite (2Ts 2.13).
A vontade de Deus é a santificação!
2 – Vivam vida santa diariamente!
Pois esta é a vontade de Deus: a vossa santificação...” (1Ts 4.3). A santificação acontece numa vida de trabalho “...ocupem-se dos próprios negócios” (v.11), ou seja, “trabalhe com as próprias mãos”. Cuidado com o tal do dinheiro fácil.
O texto 1Ts 4.1-12 aponta para a santidade do casamento, mas também aponta para a santificação do trabalho, ou seja, é um texto que combate a ociosidade.
Por uma interpretação equivocada do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) muitos dizem que crianças não podem trabalhar. Um equívoco da lei! A lei é contra a exploração do trabalho infantil. É necessário que as crianças aprendam algumas atividades básicas, isso só as ajudará. Pare com essa filosofia da ociosidade. “Ensina a criança no caminho em que deve andar” (Pv 22.6), implica ajudá-la a viver também a sua santificação, ou seja, sem ociosidade.
Contra a ociosidade pode-se também falar contra a corrupção. Afinal, a corrupção nada mais visa do que o dinheiro fácil.
Pois esta é a vontade de Deus: a vossa santificação...” (1Ts 4.3).
A santificação é como uma árvore que produz frutos. Os frutos mostram a sua vitalidade. Quem está na fé, vive na fé, produz da fé pelo poder do Espírito Santo frutos da fé.
Deus nos torna santos pelo poder do Espírito Santo ao nos levar à fé em Jesus. E viver na fé em Jesus é o desejo de Deus e o legado que ele quer que deixemos a esse mundo caído. Amém!


Rev. Edson Ronaldo Tressmann

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Dar a vida pelos irmãos! (1Jo 3.16)

  Quarto Domingo de Páscoa 21 de abril de 2024 Salmo 23; Atos 4.1-12; 1Jo 3.16-24; João 10.11-18 Texto: 1João 3.16-24 Tema: Dar a ...