terça-feira, 6 de setembro de 2016

Ignorância e Terrorismo!

11 de setembro de 2016
17º Domingo após Pentecostes
Sl 119.169-176; Ez 34.11-24; 1Tm 1.12-17; Lc 15.1-10
Tema: Ignorância e Terrorismo!

         No dia 11 de setembro de 2016 o mundo lembra 15 anos do fatídico 11 de setembro de 2001. Quase 3 mil pessoas foram mortas num ataque terrorista que passou a ser um divisor de águas na questão terrorista.
         A torre norte do edifício World Trade Center foi atingida por um ataque terrorista no voo 11 da América Airlines às 08:46 horas da manhã e a torre sul foi atingida às 09:03 pelo voo 175.
         Terrorista é todo aquele que infunde terror. Terrorista é uma pessoa partidária do terrorismo em prol de alguma ideologia ou partido religioso. A qualquer momento, numa parte do mundo, é possível que haja um ataque terrorista, afinal, as ideologias lutam entre si e querem se sobressair pela força.
         O apóstolo Paulo admite o terrorismo que infundia contra o cristianismo. Para Saulo, o cristianismo era uma ideologia louca e profana. Todo seu terrorismo era devido a sua ignorância e incredulidade. Ignorância essa que muitos outros tem com respeito aos islâmicos, tendo-os como terroristas.
         A ignorância e incredulidade de Saulo o fez infundir terror, pois: “...assolava a igreja, entrando pelas casas; e, arrastando homens e mulheres, encerrava-os no cárcere” (At 8.3), “...prendendo e metendo em cárceres homens e mulheres” (At 22.4), “...obriguei muitos a blasfemar...” (At 26.11). O próprio apóstolo Paulo, anos mais tarde, confessou sua ignorância.
         Ao referir-se a sua “ignorância”, Paulo fazia referência a algo que o desviava. Esse desvio ocorreu por causa do seu suposto conhecimento, afinal, “circuncidado ao oitavo dia, da linhagem de Israel, da tribo de benjamim, hebreu de hebreus; quanto à lei, fariseu, quanto ao zelo, perseguidor da igreja; quanto à justiça que há na lei, irrepreensível” (Fp 3.5-6), “...porque vivi fariseu conforme a seita mais severa da nossa religião” (At 26.5).
         Essa é a ignorância dos terroristas atuais. Seu suposto conhecimento, visa apenas destruir outros conhecimentos por se considerarem superiores. Essa suposta superioridade conduz terroristas destruírem vidas humanas e lugares históricos.
         Apesar de todos os seus atos terroristas para com o Evangelho, Paulo diz que foi alcançado pela misericórdia de Deus.
         O apóstolo Paulo deixou claro em todas as suas epístolas que, mesmo em sua ignorância e terrorismo, recebeu a misericórdia de Deus.
         A misericórdia de Deus transforma o pior dos seres humanos em filho de Deus, “Porque pela graça de Deus sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie” (Ef 2.8-9).
         Paulo não negou seu terrorismo aos cristãos, a ponto de se chamar de “blasfemo, perseguidor e insolente”. Agiu na ignorância e na incredulidade. Não negou seu pecado tratando-se de “pior dos pecadores”.
         Ao contrário do apóstolo Paulo, muitos em sua ignorância e incredulidade, se dizem merecedores da misericórdia divina. Esse suposto merecimento está fundamentado em sus ações, dízimos, jejuns, etc.
         Outros, dizem que Deus é amor e não condenará ninguém em sua ignorância. É como se a “ignorância” fosse um mérito, ou um ato da compaixão de Deus. No entanto, é preciso ressaltar que não foi a “ignorância” de Paulo que o tornou digno da misericórdia de Deus. A “ignorância e incredulidade” de Paulo mostram a terrível situação do ser humano pecador. Devido a essa condição humana, Deus designa ministros do Evangelho para que anunciem com fidelidade “que Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais eu sou o pior” (1Tm 1.15).
         A declaração do apóstolo Paulo “...noutro tempo, era blasfemo, e perseguidor, e insolente...” retrata o insight sobre a verdadeira natureza de um não cristão.
         A ignorância não é falta de conhecimento, mas, estar desviado, ou seja, fora do caminho. Incredulidade é muito mais que mera falta de fé. Na verdade, é hostilidade contra Deus e contra a verdade. E os ataques terroristas de Paulo ante aos cristãos era por que estava afastado de Deus. Por estar fora do caminho e ser hostil a mensagem da verdade, Paulo se voltou contra tudo e contra todos, tornando-se um terrorista contra a fé cristã.
         A misericórdia de Deus encontrou Saulo no caminho à Damasco e o transformou em servo da fé cristã. Se na “ignorância e incredulidade” Saulo matava cristãos, a misericórdia de Deus o fez transformar vida através do evangelho por ele anunciado. A misericórdia de Deus transformou Paulo em ministro do Evangelho, “Cristo não o enviou para batizar, ou seja, fazer discípulos paulinos, mas para pregar o evangelho; não com sabedoria de palavra, para que se não anule a cruz de Cristo” (1Co 1.17).
         Ao considerar sua terrível situação antes da conversão, o apóstolo Paulo não o fez por mero formalismo. O seu desejo foi transmitir o precioso ensino de que Deus teve paciência dele por amor.
         Deus revelou o tamanho da sua misericórdia tendo salvo Paulo, a você e a mim. Em nós, não existe motivo nenhum para que Deus nos eleja como seus filhos. A verdade é que Deus em sua misericórdia e amor sempre vem ao nosso encontro, sem merecimento de nossa parte.
         Tendo sido encontrado pela misericórdia de Deus, sou convidado a agradecer, pois, “..., noutro tempo, era blasfemo, e perseguidor, e insolente. ..., pois o fiz em minha ignorância, na incredulidade. Transbordou, porém, a graça de nosso Senhor com a fé e o amor que há em Cristo Jesus. Fiel é a palavra e digna de toda aceitação: que Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais eu sou o principal” (1Tm 1.12-15).
         Toda a condenação ao inferno se deve a ignorância, ou seja, ao estar afastado da graça de Deus em Jesus e a hostilidade a mensagem do Evangelho. Somente a graça de Deus é que permite alguém perseverar na fé até o fim.
         Todo homem chamado e escolhido por Deus para exercer publicamente o ofício da pregação, precisa declarar a pecaminosidade do homem e anunciar o remédio que cura, a misericórdia de Deus. O ministério da pregação consiste em pregar o Evangelho que transforma e abunda em graça. Por isso, não tema ver a profundidade do seu pecado, pois Deus lhe mostrará a grandeza de sua graça em Jesus.
         A misericórdia de Deus transforma um terrorista em pregador do Evangelho. A misericórdia de Deus transforma a ignorância na sabedoria, que é a mensagem da cruz, e a incredulidade em fé. Amém!


M.S.T. Rev. Edson Ronaldo Tressmann

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Vocês são meus amigos!

Sexto Domingo de Páscoa 05 de maio de 2024 Salmo 98; Atos 10.34-48; 1João 5.1-8; João 15.9-17 Texto : João 15.13-14 Tema : Vocês são m...