terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Alegria me motiva a servir!

24/01/16
3º Domingos após Epifania
Sl 19.(1-6)7-14; Ne 8.1-3,5-6,8-10; 1 Co 12.12-31ª; Lc 4.16-30
Tema: Alegria me motiva a servir!

Quanto vale uma ideia? Quando a ideia tem valor?
         O relato da história de Neemias nos dá uma bela lição sobre o valor das ideias e quando as mesmas tem valor.
         Neemias teve uma ideia, ir à Jerusalém e reconstruir seus muros e reformá-la religiosamente.
         Com os muros da cidade construídos e dados os primeiros passos para a consolidação, Deus interrompe a obra. O povo não está pronto para se governar. Existem traidores na cidade. A intriga é constante. É preciso ocorrer uma renovação espiritual, principalmente comunhão entre o povo.
         Em meio a construção, o povo manifesta seu interesse pelas coisas espirituais. Por esse motivo solicitam a Esdras que leia a lei de Deus. A lei foi lida e explicada pelos levitas.
         Num primeiro momento pode-se dizer que há um povo com fome espiritual e pessoas capazes de interpretar o que a lei de Deus quer dizer.
         A resposta e atitude do povo, “Amém! Amém! E, levantando as mãos; inclinaram-se e adoraram o Senhor, com o rosto em terra” (Ne 8.6), nos revelam um costume judaico belíssimo. O levantar as mãos com as palmas levantadas para o céu, indica que eles estavam de mãos vazias. Era o mesmo que confessar: nada tenho, tudo o que preciso vem de ti.
         Esdras habilmente conduziu através da leitura e interpretação da lei, a mensagem de esperança, mostrando ao povo a fidelidade de Deus que guarda a aliança.
         A renovação do povo de Deus que estava reconstruindo os muros e a cidade de Jerusalém, se inicia na certeza da fidelidade de Deus. A fidelidade de Deus se fez e fazia presente a cada novo dia. A fidelidade de Deus conduzia o povo a uma vida de alegria.
         “A Alegria do Senhor é a vossa força” – essa alegria provem da identificação de cada pecador como filho de Deus e com a certeza da salvação. A identificação e certeza da salvação animava o povo à uma alegre celebração.
         O lema da IELB para o ano de 2016 é: Vou Viver e anunciar o que o Senhor tem feito! Na vida de culto e serviço. Como está nossa vida de culto e serviço? O povo de Deus havia acabado de voltar do exilio Babilônico. Estavam afastados de Deus, da lei de Deus. Resolveram voltar e, em sua volta redescobriram a fidelidade, o amor e a misericórdia de Deus. Essa fidelidade, misericórdia e amor convenceu o povo de que “a alegria do Senhor é a força necessária para reconstruir-se”.
         É preciso, afinal, a glória de Deus continua sendo manifestada entre nós através do agir de Deus com sua fidelidade, renovar nosso culto e nosso serviço com alegria. Amém!

Rev. MST Edson Ronaldo Tressmann

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Não creia em todo espírito (1Jo 4.1)

  27 de abril de 2024 Salmo 150; Atos 8.26-40; 1João 4.1-21; João 15.1-8 Texto: 1João 4.1-21 Tema: Não creia em todo espírito (v.1) ...