segunda-feira, 18 de maio de 2015

Declaração de amor!

24/05/2015
Domingo de Pentecostes
Sl 139.1-12; Ez 37.1-14; At 2.1-21; Jo 15.25-26; 16.4b-15
Tema: Declaração de amor!

         Recebi essa carta:
         “Oi, te conheço melhor que você imagina. Sei o que está fazendo nesse momento. Sei teus pensamentos e planos, visitei a tua página no facebook e observei que tens bons planos para o futuro, espero que eu esteja incluído neles. Sei onde trabalha, passo por lá todos os dias só para te ver. Esses dias observei que estavas descansando, mas, havia outra pessoa cuidando de você. Gosto tanto de ouvir a sua voz, que bela voz a sua. Gostaria que estivesses em volta de mim todos os dias. Eu te conheço muito bem, pena que você não me conhece assim como eu te conheço. Te amo!
         Busquei descobrir quem escreveu essa carta, afinal, é uma verdadeira declaração de amor. Depois de procurar, achei o seu autor, Deus. Sim! Deus declara seu amor por mim através das palavras do Salmo 139. Ele nos conhece, ele visita nosso trabalho, nosso lazer. Sabe o que pensamos e falamos.
         Não é fácil dizer o que se passa dentro de nós. Por isso, os psicólogos marcam muitas consultas. Eles buscam através do nosso muito falar, descobrir o que se pensa e porque se pensa e porque se age de determinada maneira.
         Deus, aquele que se declara por e para nós nos conhece muito bem. Ele não é apenas o psicólogo! É o remédio! É a cura!
         Cada ser humano é composto por emoções e sentimentos. Oscilamos entre alegria e tristeza, amor e ódio, coragem e medo, confiança e dúvida. Nessas oscilações corre-se o risco de se perder, e assim não se entende e reconhece.
         Há dias e que terríveis são esses dias, em que nem mesmo eu me reconheço. Todos os sentimentos: alegria, tristeza, amor, ódio, coragem, medo, confiança e dúvida estão juntos e misturados e fazem uma tremenda bagunça no meu dia. Nesses dias, e em todos os outros, Deus me conhece e reconhece.          
         Semana passada destaquei que o segredo da oração é saber que não existe lugar onde Deus não está. Deus está presente ali onde eu estou e necessito dele.
         Deus faz parte de todos os meus momentos. Deus se relaciona comigo de maneira pessoal. Conhece meus pensamentos, minhas palavras e ações.
         O Salmo 139 é uma carta de Deus para mim. Deus me conhece e reconhece mesmo quando eu não me reconheço. Por me conhecer e saber a minha real situação, enviou seu Filho Jesus.
         Relembro a história da semana passada na qual disse que certa vez uma mãe levou seu filho a um rabino. Isso porque a mãe observou que o menino possuía extraordinários dons intelectuais. A mãe disse que não tinha mais como educar seu filho devido a sua sabedoria. Pediu que o rabino continuasse na educação. A mãe queria muito que o rabino aceitasse a tarefa e desafiou o rabino a fazer qualquer pergunta ao rapaz. O rabino então perguntou: “Meu filho, diga-me onde está Deus?” O rapaz respondeu: “Mestre, responderei sua pergunta se me disser onde Deus não está”.
         Onde Deus não está? O salmista Davi diz no Salmo 139 que Deus está em todos os lugares, em todos os momentos.
         É preciso orar para que Deus nos ajude a reconhecer a sua presença. Infelizmente, alguns vivem suas vidas como se pudessem se esconder de Deus, “Aonde posso ir a fim de escapar do teu Espírito? Para onde posso fugir da tua presença?” (Sl 139.7).
         Quando o salmista Davi diz que Deus conhece nossos caminhos, nossas palavras e nossos pensamentos, ele “não consegue entender como Deus o conheces tão bem; ...” (Sl 139.6). Todo esse conhecimento que Deus tem de cada um, dos nossos momentos, dos nossos pensamentos e das nossas ações, não objetiva assustar o ser humano. Esse conhecimento de Deus mostrar a expressão de sua graça, a expressão do seu amor. Só se preocupa com alguém quando se ama esse alguém. Disse Jesus, a expressão do amor de Deus por nós: “Porque Deus amou o mundo tanto, que deu o seu único Filho, ...” (Jo 3.16).
         O Salmo 139 é uma carta de amor dirigida a cada ser humano. Deus te ama desde quando nem sequer seus pais sabiam que você existia no ventre materno. Eles só descobriram a sua existência através dos sintomas, mas Deus, desde a sua concepção já te conhece e te ama. Amém!





M.S.T. Rev. Edson Ronaldo Tressmann

2 comentários:

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Saindo ileso da cova!

30 de março de 2024 Salmo 16; Daniel 6.1-28; 1Pedro 4.1-8; Mateus 28.1-20 Texto : Daniel 6.1-24 Tema : Saindo ileso da cova!   Tex...