segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Crescimento da igreja!

25/01/2015
3º Domingo após Epifania
Sl 62; Jn 3.1-5,10; 1Co 7.29-31(32-35); Mc 1.14-20
Tema: Crescimento da igreja!

         Qual é a sua opinião sobre “crescimento da igreja”?
         O que é preciso para que a igreja cresça mais?
         O assunto crescimento da igreja é um assunto muito discutido dentro da igreja, principalmente quando se busca responsáveis pelo não crescimento. Reunião e mais reunião para se discutir o que fazer para que a igreja cresça. Estudos e mais estudos para despertar nas pessoas a necessidade de que a igreja cresça. Há muita procura de métodos para o crescimento da igreja. O que fazer? Como agir? Onde está a falha?
         O texto de Jonas dá uma bela resposta sobre a questão crescimento da igreja. Encaramos crescimento apenas quando a nossa congregação aumenta em número de membros. Diante da questão do crescimento da igreja é preciso responder sobre o que é igreja?  
      O texto de Jonas relata a missão na cidade de Nínive. O texto diz que é a segunda vez que a palavra de Deus veio a Jonas. O que aconteceu na primeira vez? Jonas fugiu. Ele não queria ir até a cidade de Nínive, por julgá-la como não merecedora do perdão de Deus.
         Qual é o motivo de Jonas ter fugido da missão de Deus, e não ter ido até Nínive? O motivo de Jonas não ter ido é que Nínive era a capital do grande Império Assírio. Os reis Sírios haviam tirado territórios do povo de Israel, cobravam altos impostos, (esse é o período do profeta Jonas). Além do mais o reino do norte, Israel, foi levado cativo pelos assírios. Isso tudo gerou mágoas entre o povo de Deus, inclusive em Jonas. Devido ao seu patriotismo, era incompreensível que Deus quisesse salvar aquelas pessoas tão má.
         Enquanto que Israel por estar sendo oprimido pedir por libertação e extermínio da Assíria, Deus resolve enviar Jonas, seu servo para chamar o povo daquele cruel país ao arrependimento e salvá-lo.
         Na primeira vez Deus disse: “Dispõe-te, vai á grande cidade de Nínive e clama contra ela, por que a sua malicia subiu até mim” e Jonas se dispôs, mas para fugir do Senhor. Talvez por não entender os planos de Deus. Talvez Jonas tenha pensado, “você até pode me mandar, mas eu não vou, não concordo”. Durante a fuga, ouvimos que um grande peixe engoliu Jonas, e por ordem de Deus o vomitou na praia as margens de Nínive. Nesse momento veio à palavra de Deus pela segunda vez: “Dispõe-te, vai à grande cidade de Nínive e proclama contra ela a mensagem que eu te digo”.
         A diferença entre a primeira e a segunda está no fato de Jonas ter ido e realizado a missão de Deus, ou seja, a diferença está em Jonas.
         Jonas sujeitou-se a mensagem divina. Eu não sou contra métodos, mas infelizmente muitas vezes tendemos a valorizar excessivamente nossos métodos, nossas alternativas, nossa simpatia, cai no esquecimento de que: “Eu plantei, Apolo regou; mas o crescimento veio de Deus” (1Co 3.6). Deus dá o crescimento. Por qual meio? Proclamação da sua Palavra. Talvez as pessoas que escutem essa Palavra não se tornem ovelhas do nosso aprisco, mas crendo em Jesus serão salvas. E  principal tarefa da igreja é proclamar a mensagem da salvação.
         Temos a receita certa para a igreja crescer: PALAVRA de Deus. No entanto, é preciso humildade e admitir que muitas vezes perdemos o foco.
         Deus disse ao profeta Jonas: “Dispõe-te, vai à grande cidade de Nínive e proclama contra ela a mensagem que eu te digo”. A igreja é enviada ao mundo para anunciar aquilo que Ele diz. A igreja é enviada a falar somente aquilo que Deus diz na sua Palavra. É preciso cuidado para não se cair na tentação de anunciar somente aquilo que se deseja, ou aquilo que irá agradar ciclano ou beltrano. A função do pastor é anunciar a verdade, cuidar para que a verdade seja anunciada e proclamá-la cuidadosamente.
         Deus disse ao apóstolo João: “...Se alguém lhes fizer qualquer acréscimo, Deus lhe acrescentará os flagelos escritos neste livro; e, se alguém tirar qualquer coisa das palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte da árvore da vida, da cidade santa e das coisas que se acham escritas neste livro” (Ap 22.18-19). Essas palavras não têm como objetivo causar medo ou terror, elas apenas querem tranquilizar aqueles que fielmente FALAM AQUILO QUE DEUS ORDENA QUE SE FALE. Diante da Palavra de Deus não deve haver invenção, acréscimo ou decréscimo. A mensagem precisa ser anunciada, doa a quem doer.
         A mensagem proferida é a mensagem de Deus e precisa ser anunciada. Não importa a reação dos ouvintes ou se isso fará a igreja diminuir. A Palavra de Deus não visa apenas o crescimento da nossa congregação, mas o crescimento da igreja de Deus.
         Jonas foi bem sucedido em sua pregação. Jonas está na lista dos pregadores de maior sucesso em pouco tempo, no entanto, a obra não foi de Jonas. Afinal, ele nem sequer queria que aquelas pessoas se arrependessem. A obra só aconteceu por causa da Palavra de Deus.
         Jonas, um judeu, pregando a um povo que era inimigo, que explorava, maltratava os israelitas. Os ninivitas poderiam nem sequer dar ouvidos a Jonas, aliás, ele fazia parte do povo oprimido pelos assírios e ninivitas. No entanto, ai é que entra a ênfase da ação de Deus no crescimento da igreja. Os ninivitas que humanamente falando tinham tudo para não ouvir, atendem a voz de Deus através de Jonas e se arrependerem dos seus pecados e assim são perdoados e não recebem o castigo.
         Muita ênfase no crescimento da igreja em números é ter a igreja como um a empresa a qual precisa trazer seus resultados. Assim, métodos e artimanhas humanas serão inseridos e a verdadeira tarefa da igreja, proclamar fielmente a graça de Deus será deixada de lado.
         Igreja só tem uma coisa para o seu crescimento: O PODER DA PALAVRA DE DEUS. Os meios para levar essa palavra são válidos, no entanto, cuidemos para não colocar os meios humanos como melhores e acima da Palavra de Deus.

         Deus continua atuando pela sua Palavra. Pela sua Palavra, Deus continua salvando todas as pessoas através do anuncio do seu amor e misericórdia. Deus age através da sua Palavra ligada a água do batismo que nos salva. Deus age através da sua Palavra “dado e derramado em favor de vós para perdão dos vossos pecados”. Deus age através da sua Palavra pregada por homens pecadores e que também necessitam do perdão de Deus.   

Pr M.S.T. Edson Ronaldo Tressmann

https://www.facebook.com/pages/Palestra/1555786291310007 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Dar a vida pelos irmãos! (1Jo 3.16)

  Quarto Domingo de Páscoa 21 de abril de 2024 Salmo 23; Atos 4.1-12; 1Jo 3.16-24; João 10.11-18 Texto: 1João 3.16-24 Tema: Dar a ...