terça-feira, 18 de novembro de 2014

Vantagem significativa.

Ultimo Domingo do ano Eclesiástico – 23/11/14
Sl 95.1-7; Ez 34.11-16,20-24; 1Co 15.15-20; Mt 25.31-46
Tema: Vantagem significativa.

         No calendário da igreja o dia 23 de novembro de 2014 marca o ultimo domingo no ano eclesiástico. Como sempre, o ultimo domingo no calendário da igreja é dedicado ao ensino sobre a segunda vinda de Jesus. A leitura do evangelho desse dia (Mt 25.31-46) anuncia que por ocasião da segunda vinda de Jesus, haverá nítida e final separação entre os benditos e malditos diante de Deus.
         Os benditos são àqueles que receberam Jesus e pela fé em Jesus viveram e vivem suas vidas. Os malditos são àqueles que não receberam e nem recebem Jesus, são os que perseguiram e perseguem os que pregavam e pregam a Palavra de Deus.
    Nesse mundo os benditos estão em desvantagem. Essa desvantagem é caracterizada pelos muitos oponentes e opositores ao Evangelho. No entanto, ambos, bendito e maldito têm um inimigo em comum: a morte.
         Tanto os benditos como os malditos a qualquer momento encararão a morte de frente. Nessa situação, os benditos estão em vantagem. Uma vantagem que não foi adquirida pelos seus esforços e méritos. A vantagem foi dada pela graça de Jesus, pelo poder do Espírito Santo que pela fé os tornou benditos. Essa mesma graça continua sendo oferecida também aos malditos para que se arrependam e em Jesus sejam tornados benditos.
         Qual é a vantagem dos benditos por ocasião da morte? Bem! Não é apenas um sepultamento de pompa. A vantagem é “...a garantia de que os que estão mortos também serão ressuscitados” (1Co 15.20). O apóstolo escreve essas palavras para repreender aqueles que haviam ensinado e crido coisas erradas sobre a ressurreição da carne. Ao anunciar sobre a vantagem do bendito, Paulo lembra que: “Se a nossa esperança em Cristo (a esperança cristã da ressurreição e da vida eterna) só vale para esta vida, nós somos as pessoas mais infelizes deste mundo” (1Co 15.19).
         Todo cristão, todo àquele que foi tornado bendito pela fé, vive na expectativa da segunda vinda de Jesus. Essa expectativa aumenta na medida em que os sinais do fim vão ocorrendo. Essa expectativa quanto à segunda vinda de Jesus deve-se ao fato do cristão não ter a sua esperança apenas para essa vida. O cristão vive na expectativa e na certeza de que pela fé está e será salvo, assim como disse Jesus: “Aquele que crê em no Filho não é julgado;...” (Jo 3.18).   
         A vantagem do cristão sobre o maldito está na certeza da ressurreição e da vida eterna. O cristão sabe que a sua vida é completa. Plenitude essa não representada pelos bens materiais, pelo status social, etc. A plenitude da vida cristã está no fato de crer que mesmo que essa vida seja interrompida pela morte, não termina, pois, o próprio Jesus, aquele que ressuscitou e venceu o nosso inimigo, a morte, disse: “...Quem crê em mim, ainda que morra, viverá;...” (1Co 15.25). A vantagem do cristão é que crê na verdade, e “...a verdade é que Cristo foi ressuscitado, e isso é a garantia de que os que estão mortos também serão ressuscitados” (1Co 15.20).
         O cristão vive na expectativa da segunda vinda de Jesus na certeza da ressurreição. A morte pode atingir a qualquer pessoa em qualquer momento, mas esse inimigo assustador já foi vencido por Jesus Cristo que ressuscitou dos mortos “...e isso é a garantia de que os que estão mortos também serão ressuscitados” (1Co 15.20). 
         A morte já foi vencida por Jesus, mas continua atingindo cada pecador seja bendito ou maldito. No entanto, o bendito vive consolado e confortado, pois pela fé crê na ressurreição e na vida eterna.
         Mesmo que haja essa esperança e certeza da ressurreição, cada cristão precisa estar preparado para a hora da sua morte. Jesus Cristo continua vencendo a morte pelo evangelho. E é por este evangelho que Deus em amor aos malditos e benditos deseja que cada qual o conheça e seja salvo.
        Continuemos ouvindo o evangelho, alimentando-se do mesmo e principalmente testemunhando o evangelho, pois esse é o poder de Deus para salvar todos os pecadores (Rm 1.16). O evangelho torna o pecador maldito em bendito diante de Deus. E todos os benditos pela fé ouvirão por ocasião da segunda vinda de Jesus: “...Venham, vocês que são abençoados pelo meu Pai! Venham e recebam o Reino que o meu Pai preparou para vocês desde a criação do mundo” (Mt 25.34). Amém!

Edson Ronaldo Tressmann

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Dar a vida pelos irmãos! (1Jo 3.16)

  Quarto Domingo de Páscoa 21 de abril de 2024 Salmo 23; Atos 4.1-12; 1Jo 3.16-24; João 10.11-18 Texto: 1João 3.16-24 Tema: Dar a ...