segunda-feira, 18 de agosto de 2014

A verdadeira igreja.


11º Domingo após Pentecostes – 24/08/2014
Sl 138; Is 51.1 – 6; Rm 11. 33 – 12.8; Mt 16. 13 – 20
 
A verdadeira igreja

 

Sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela” (Mt 16.18)
 
Com preocupação trago a reflexão sobre a consequência inevitável da falta de convicção de que sou Luterano. Para muitos é indiferente a pessoas ser luterana, reformada ou católica.
           Mas o que está em jogo?
           Na verdade, essa mistura, que muitos não gostam que se fale, afinal, o teor ecumênico diz que devemos ter amor pelos outros, nos impede muitas vezes de esclarecer alguns pontos importantes.
            Com alegria, ainda vejo, mesmo que sendo pequeno o grupo, pessoas confessando, estando convictos de que as Sagradas Escrituras são a Palavra de Deus, que Jesus Cristo é o Filho do Deus vivo, que o ser humano é justificado diante de Deus por fé em Cristo somente. No entanto, a preocupação é quando esse pequeno grupo começa a dar as mãos para a destra e a comunhão com grupos maiores em detrimento do reducionismo ecumênico. Começam a cultuar como se “Deus” fosse igual em todas as denominações.
           O que todos buscam é paz entre as várias igrejas. Mas, como é possível viver em paz no meio de diferenças gritantes? Pela suposta paz, as confissões são subjugadas, afinal, são elas que atrapalham o progresso e a unidade cristã.
            No ano de 1817, 197 anos atrás, um homem chamado Claus Harms, escreveu 95 teses contra o racionalismo e a união das igrejas na Prússia. Aos defensores da união das igrejas, escreveu: “Vocês propõem que a pobre empregada, a Igreja Luterana, fique rica através de um casamento. Não façam isso sobre a sepultura de Lutero. Se fizerem isso, entrará vida nos ossos dele e então, ai de vocês”. Não era exatamente uma defesa a Lutero, mas um chamado à volta àquilo que Lutero havia descoberto e que era consolador e confortador. No entanto, bem, vamos ver.
           Os luteranos parecem ter despertado do sono espiritual quando ocorreu à união das igrejas na Prússia. Mediante essa união prussiana, recordaram que eram luteranos e se dispuseram a serem expulsos de suas casas, serem aprisionados, mas não abandonarem sua fé. A ressalva necessária é que mesmo dessa situação, não sobrou à verdadeira, a genuína igreja luterana. Os homens que queriam conservar a verdadeira igreja, não tinham mais o conhecimento claro e puro da verdade. Do racionalismo e indiferentismo eclesiástico e religioso, esses homens foram ao extremo do particularismo e uma tendência hierárquica antiluterana. Os que eram opostos à união das igrejas, mencionavam que a igreja luterana era a verdadeira igreja visível mencionada no terceiro artigo do Credo: “Creio...na santa igreja cristã, a comunhão dos santos...
           Com isso, passou-se a afirmar que só há salvação dentro da igreja luterana. Erro patético e fatal. Esse erro estava custando o tema central das Escrituras Sagradas que ensinam que o “pecador é justificado diante de Deus através de Cristo, somente pela fé”.
           As palavras de Jesus: “Sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela” (Mt 16.18), são ditas a ouvidos que querem saber a resposta sobre a verdadeira igreja.
          Pessoas buscam as igrejas! Pessoas lucram com igrejas! Pessoas brincam de ser igreja! Mas, muitos se esquecem das palavras de Jesus: “Sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela” (Mt 16.18).
           A rocha é o próprio Jesus Cristo. Ninguém é membro da igreja verdadeira sem estar edificado sobre Cristo. Ser edificado sobre Cristo não é estar mecanicamente ligado, ou escrito no rol de membros de uma comunidade cristã.
           Estar edificado sobre a rocha que é Cristo é depositar a confiança em Cristo e esperar receber justiça e salvação apenas dEle.
           Igreja – um assunto delicado, um assunto que poucos querem se manifestar, afinal, é melhor se calar do ser criticado por falar. O movimento ecumênico em seu reducionismo diz que por amor aos outros, não se manifestar diante de erros grosseiros é a melhor saída para que haja unidade entre os cristãos.
            Disse Jesus: “Sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela” (Mt 16.18).
           Como saber qual é a igreja verdadeira?
         Na carta do apóstolo Paulo aos cristãos da Ásia menor está escrito: “Assim, já não sois estrangeiros e peregrinos, mas concidadãos dos santos, e sois a família de Deus, edificados sobre o fundamento dos apóstolos e profetas, sendo ele mesmo, Cristo Jesus, a pedra angular; no qual todo o edifício, bem ajustado, cresce para santuário dedicado ao Senhor, no qual também vós juntamente estais sendo edificados para a habitação de Deus no Espírito” (Ef 2. 19 – 22). Assim, uma das resposta é que a verdadeira igreja está edificada sobre o fundamento dos apóstolos e profetas, isso quer dizer, estar na mesma fé inabalável em Jesus. A verdadeira igreja não está edificada sobre terras contaminadas, a exemplo de mega templos no coração financeiro do Brasil. Aliás, pior do que estar edificada sobre terras contaminadas, é estar contaminado interiormente, com suas vendas de indulgências através dos utensílios supostamente sagrados. 
A verdadeira igreja não está numa basílica ou catedral onde o comércio é intenso e os famintos que estão ao seu redor morrem de fome. A verdadeira igreja não está em velhos barracões onde sua confiança está nos supostos milagres de uma almofadinha, lenço, azeite, água do Jordão, etc. Não adianta mega templo, basílicas e grandes barracões quando a pedra angular não está no edifício. A verdadeira igreja está onde Cristo e seu sacrifício na cruz reluzem como ouro, joia e tesouro inestimável.
            Jesus Cristo é o noivo da verdadeira igreja. Todo aquele que não está noivado com Cristo não é membro e nem está na verdadeira igreja, independente da placa denominacional que segue.
            Jesus Cristo é o cabeça da verdadeira igreja. Só é membro da verdadeira igreja aquele que recebe luz, poder e graça da parte desse cabeça.
           O apostolo também compara a igreja a um corpo. Aqui está onde muitos do passado e ainda hoje erram, ou seja, pensam que a verdadeira igreja é visível. O ponto não é a visibilidade da igreja, mas um organismo vivo que é constituído por pessoas das quais flui a fé verdadeira em Jesus. A verdadeira igreja não é visível, por isso, muitos querendo vê-la não conseguem. Muitos estão buscando a verdadeira igreja visível, mas não conseguem e ficam perdidos em busca de uma igreja e supõe não encontrar a verdadeira. Sem encontrar a verdadeira igreja, que para muitos teria que ser visível, perambula como ovelha sem pastor, buscando pastagem e água, mas não encontram.
          Jesus denomina sua igreja como rebanho. Ninguém é membro da verdadeira igreja sem que seja ovelha, apascentada e guiada por Jesus. “As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem” (Jo 10.27).
           A verdadeira igreja não é visível, não pode ser vista por olhos humanos. A igreja verdadeira só é vista e conhecida por Jesus. Ele é o único que conhece e sabe quem faz parte da igreja verdadeira. Mas, a igreja atuante nesse mundo, a igreja criticada exacerbadamente pelas pessoas, segundo Jesus externamente é comparada a um campo onde trigo e joio cresce junto; é como uma rede que apanha peixes bons e ruins; é como uma festa de casamento, onde comparecem virgens prudentes, e alguém sem os trajes adequados teve acesso.
             A igreja externa, atuante nesse mundo, é vista e criticada por causa do joio, dos peixes ruins, do que não está trajado adequadamente. Mas, é assim que Jesus disse que seria, enquanto nesse mundo.
             A verdadeira igreja, invisível aos nossos olhos e visível aos olhos de Jesus, é composta apenas pelos verdadeiros crentes em Jesus, mas, enquanto aqui nesse mundo, essa comunidade cristã se apresenta não apenas com seus membros verdadeiros, mas também com os ruins. A igreja nunca esteve e nem estará durante sua existência nesse mundo corrompido pelo pecado livre dos hipócritas e dos ímpios. Até podemos ver quando e quem vai para a igreja, mas não somos capazes de determinar quem de fato pertence à igreja.
            Para o mundo a igreja é invisível, a verdadeira igreja só é visível para Deus, pois ele conhece nosso coração e sabe em quem depositamos toda a nossa confiança.
            Precisamos cuidar para que as placas institucionais não sejam o caminho para a salvação. Afinal, “placa de igreja não salva ninguém”. No entanto, é preciso ressaltar que desde os tempos dos apóstolos nenhuma igreja teve a doutrina pura em tal proporção como nossos pais tiveram. Mas, não se pode afirmar que Lutero, antes de se tornar luterano, não tinha a fé verdadeira. A salvação não depende da filiação a esta ou aquela igreja. O que salva é a  fé em Jesus Cristo. As palavras de Jesus: “Sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela” (Mt 16.18) alertam contra o abominável fanatismo tão crasso em nossos dias.
           Todo aquele que crê em Jesus é membro da igreja verdadeira.
           No entanto, é preciso que observemos e nos lembremos de algo muitíssimo importante e necessário. Não é porque a filiação a uma igreja não é sinal de salvação, não posso simplesmente deixar de me congregar com outros irmãos na fé. É das comunidades locais que há uma única igreja invisível aos nossos olhos e visível aos olhos de Deus.
            Há cristãos na igreja reformada, entre os metodistas, entre os católicos, etc. Só para exemplificar, a igreja papista ainda confessa que Jesus Cristo é o Filho de Deus e que ele morreu na cruz para redimir o mundo. Isso em si já é verdade suficiente para que alguém chegue ao conhecimento da salvação. O evangelho é claro: “Crê no Senhor Jesus Cristo!” a lei apenas confronta e põe uma série de exigências para que se alcance a salvação.
           Então, se em qualquer igreja, posso continuar fazendo parte da igreja invisível aos nossos olhos e visível aos olhos de Deus, qual é a razão e o sentido de ser membro da igreja Luterana? O fato é simples: quero permanecer ao lado da verdade. Mesmo que reconheçamos que haja salvação em outras igrejas, mas sabendo que há entre elas erros doutrinários grosseiros, é preciso abandoná-la. Isso fez Lutero. Sei que o mesmo tinha fé mesmo antes de se tornar luterano, mas não pôde coadunar com os erros doutrinários grosseiros.
            Dizer que é possível que haja salvação dentro de outras igrejas não pode me conduzir a achar que é possível ter comunhão com os mesmos. Mas, como é possível, mesmo com alguns erros pessoas obterem a salvação? A salvação se dá por meio da fé em Jesus inconscientemente do erro da igreja a qual pertence. Há os que erram por ingenuidade e ignorância. Mas, se há ciência dos erros e dos equívocos, é preciso alertar, em concordância com o erro, em permanência no erro, corre-se o risco de ir ao inferno. Como luteranos não condenamos ninguém que está em erro quanto a algum artigo do Credo, mas condenamos aqueles que sabem do erro, mas preferem continuar no erro. Nossa esperança é que quando as pessoas são instruídas na doutrina e conseguem ver o erro pela orientação do Espírito Santo, aderem à verdade contida na Palavra de Deus. Os luteranos não condenam ninguém, a não ser aqueles que condenam a si mesmos pela resistência à verdade conhecida nas Sagradas Escrituras. Quando condenamos os reformados, católicos, o fazemos àqueles que conhecem a verdade, mas dela não querem saber. Não condenamos os católicos e reformados em geral, pois infelizmente, muitos estão lá na simplicidade de seus corações. O próprio Lutero disse: “...muitas coisas eu sei agora, Deus seja louvado! Eu não sabia naquele tempo. Eu venerava por causa do costume e do uso estabelecido”.
            Jesus disse: “Sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela” (Mt 16.18). Que nossos ouvidos estejam atentos ao ouvir que Jesus é a rocha. Só na rocha tenho a salvação. Só na rocha não serei abalado.
            Ao ouvir Jesus dizer: “Sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela” (Mt 16.18), posso afirmar que a igreja luterana possui a doutrina pura e que continua firmada sobre a rocha que é Cristo.
            Quando Jesus disse: “Sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela” (Mt 16.18) estava se opondo ao que é ensinado por muitos ainda hoje. Há os que dizem: “não importa o que a igreja ensina, vocês precisam ouvir a igreja”. Na verdade, precisamos ouvir Jesus. E em algumas igrejas, Jesus não fala. Lembre-se! Jesus é a rocha. Jesus é a pedra angular na qual muitos estão tropeçando.
            Como igreja luterana, não somos a única igreja que salva, mas possuímos a pura e inadulterada verdade e por isso, eu amo ser luterano. Sou luterano por que nessa igreja, eu ainda continuo firmado na rocha que é Jesus, pois “Sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela” (Mt 16.18). Amém!
 

Edson Ronaldo Tressmann

 

Bibliografia:

Walther, Carl Ferdinand Wilhelm. A correta distinção entre Lei e Evangelho. Edição completa. Tadução: Marie Luize Heimann. Porto Alegre: Ed. Concórdia,2005. pp. 291 - 298

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Vocês são meus amigos!

Sexto Domingo de Páscoa 05 de maio de 2024 Salmo 98; Atos 10.34-48; 1João 5.1-8; João 15.9-17 Texto : João 15.13-14 Tema : Vocês são m...