terça-feira, 15 de abril de 2014

A comemoração da Páscoa é a Vida

Domingo de Páscoa – 20/04/2014
Sl 16; At 10. 34 – 43 ou Jr 31. 1 – 6; Cl 3. 1 – 4; Mt 28. 1 - 10
Tema: A comemoração da Páscoa é a Vida.

         Domingo de páscoa é dia de falar sobre ressurreição, a nossa ressurreição. O texto da carta escrita aos Colossenses 3. 1 – 4, o apóstolo Paulo anuncia: Vocês foram ressuscitados”. 
         A certeza da ressurreição é um conforto para muitas famílias que perderam um ente querido. A certeza da ressurreição é um consolo para milhares de pessoas que vivem ocupadas em não morrer, e para àquelas que estão apavoradas com a ideia da morte.

         Ao mesmo tempo em que Paulo anuncia: “Vocês foram ressuscitados” transmite que “porque vocês já morreram...” (v.3).
         Como é possível Ressuscitar e Morrer? Paulo na sua carta aos Colossenses nos conduz a uma reflexão sobre o Batismo. 
         O sacramento do batismo é o meio pelo qual Deus vem ao nosso encontro e nos dá o maior e melhor dom, o Espírito Santo, a fé. Infelizmente, esse sacramento por leviandade, irreflexão está se tornando um mero costume, apenas um ritual a ser cumprido, uma tradição familiar. Há os que vivem como se o batismo fosse apenas um evento do passado, sem conexão alguma com nosso viver diário.
         Você sabe o dia em que foi batizado? Mas sabe por que foi batizado? No meu terceiro dia de vida meus pais me levaram as presas à igreja para que eu fosse batizado. Foi um batismo de emergência. Imaginavam que eu não iria viver. A verdade é que naquele mesmo dia acabei morrendo e ressuscitando, conforme anuncia o apóstolo Paulo: “quando vocês foram batizados, foram sepultados com Cristo; e no batismo foram ressuscitados com ele por meio da fé que vocês têm no grande poder de Deus, o mesmo Deus que ressuscitou Cristo” (Cl 2.12).
Paulo diz: “Cristo é a nossa vida”. Essa expressão foi proclamada logo após a explicação sobre a missão de Jesus Cristo e o que Jesus significava para a vida das pessoas.
Jesus dá novo sentido à vida. Com Jesus aprendemos o propósito da vida e do viver. Em Jesus podemos ter certeza da ressurreição. Conhecendo nossa morte e ressurreição a nossa vida passa a ser conduzida pelas coisas de Deus e não pelas coisas desse mundo. Não é o sucesso, a riqueza, o bem estar que dá sentido à vida.
Morremos com Cristo no batismo e no batismo ressuscitamos como novas criaturas. Nascidos em pecado sabemos que estamos sujeitos à morte. Como batizados não vivemos com medo da morte física, mas vivemos sabendo que ressuscitamos e ressuscitaremos. Disse Jesus: “Eu lhes dou a vida eterna; jamais perecerão, e ninguém as arrebatará da minha mão” (Jo 10.28).
Caso você não se lembre do dia em que foi batizado, o importante é que você lembre e saiba que é um batizado. Que já morreu e ressuscitou.
Pelo batismo morremos para a vida falsa e nascemos para a vida verdadeira. “Cristo é a verdadeira vida”.
Vocês foram ressuscitados...” – Paulo constata um fato. Paulo fala de algo concluído. Não é o registro de um desejo. A ressurreição é um capítulo encerrado.
             Ao lembrar que sou batizado e ressuscitado, passo a viver uma vida de pessoa morta para o pecado e renascida para Deus. Como morto e ressuscitado posso ouvir o convite: “buscai as coisas do alto, ...pensai nas coisas do alto,...
            Mesmo que eu já tenha morrido no dia do batismo, Paulo faz um pedido: “Façam morrer...” ou “matem os desejos deste mundo...”.
            Isso quer dizer que se eu já ressuscitei com Cristo no batismo tenho uma nova vida. Mas, mesmo recebendo essa nova vida, ainda estou vivendo nesse mundo e na carne. Sendo assim, continuo pecador. Sou nova criatura pelo batismo e velha criatura por causa da natureza pecaminosa que há em mim.
          No dia mais importante da minha vida, dia do batismo, eu morri e ressuscitei. Nesse dia passei a ter uma nova identidade. Nova identidade essa que o diabo busca manchar com seus ataques através da prostituição (adultério), impureza (moral, ou vida desregrada), paixão lasciva (sensualidade), desejo maligno, avareza, idolatria (quando as pessoas veem os bens materiais como um fim em si mesmos e os colocam em lugar de Deus).
              Hoje é domingo de páscoa. Pela graça de Deus, nós, os mortos e ressuscitados podemos meditar que Cristo é a nossa vida. Comemoramos a Vida. A igreja cristã é composta pelos mortos e ressuscitados. Por isso, “matem os desejos deste mundo...”, “buscai as coisas da vida...” e “olhai para as coisas da vida...”.
         buscai as coisas lá do alto” (v.1) e “pensais nas coisas lá do alto” (v.2) parece ser um conselho sobre evitar algum pecado e tentação carnal. No entanto, buscar as coisas lá do alto é rejeitar tudo àquilo que foi exposto no capítulo 2 da carta aos Colossenses. Precisamos rejeitar as falsas explicações, os argumentos sem valor, os ensinamentos de criaturas humanas. É preciso rejeitar as leis sobre o que comer e beber, dias santos, sábados, a falsa humildade, adoração de anjos, peregrinação, autoflagelação como requisito de salvação. O texto de Colossenses 3. 1 – 4 é uma conexão àquilo que foi escrito anteriormente.
         Paulo afirma com todas as letras a importância de Jesus Cristo como único meio de salvação. O perigo que corremos é justamente começar a se fixar em valores fora de Cristo.
         A nossa preocupação precisa estar voltada a tudo aquilo que pode nos tirar da vida eterna.
         buscai as coisas lá do alto” (v.1) e “pensais nas coisas lá do alto” (v.2) é um convite a não deixar de lado Jesus Cristo e sua obra salvadora. Não é apenas estar ocupado na obra de Deus, na verdade, é não deixar de lado a obra redentora de Jesus Cristo.
         buscai as coisas lá do alto” (v.1) e “pensais nas coisas lá do alto” (v.2) não é um conselho para olhar para nossa prática, para as obras que realizamos nesse mundo. É apenas um convite à olhar e ver o quanto necessitamos de Jesus para salvação.
         Cristo é a nossa vida - a nossa vida eterna, “vocês foram ressuscitados em Cristo”. Amém!
Edson Ronaldo Tressmann
(44) 3462 2796 ou (44) 9856 8020


Adquira esse livro em www.protexto.com.br

Lutero “entre aspas”

Família:
“Nenhum pecado merece castigo maior do que justamente aquele que cometemos contra as crianças, quando não as educamos”.

Igreja:
“A fé é um ato livre, ao qual não se pode forçar ninguém”.

Sociedade:
“Mais raro que um governo sábio, é um governo honesto”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Saindo ileso da cova!

30 de março de 2024 Salmo 16; Daniel 6.1-28; 1Pedro 4.1-8; Mateus 28.1-20 Texto : Daniel 6.1-24 Tema : Saindo ileso da cova!   Tex...