terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Saleiro e Luzeiro de Deus


5º Domingo após Epifania

09/02/2014

Sl 112. 1 – 9; Is 58. 3 – 9ª; 1Co 2. 1 – 12; Mt 5. 13 - 20

Tema: Saleiro e Luzeiro de Deus.


         Jesus Cristo nos primeiros versículos (Mt 5. 1 – 12) mostra como o cristão deve viver pessoalmente e sofrer neste mundo e estar sempre preparado para resistir onde for necessário, confessar e defender sua fé e sempre estar armado contra o mundo e o diabo.
         Nesses primeiros versículos, Jesus ensina que cada cristão é perfeito quando vive honestamente para com sua própria pessoa. Quando exerce e administra corretamente sua função, com a qual ajuda e serve seu próximo de modo conveniente. Jesus aponta para duas alternativas em que exercemos nosso ofício ministerial e servimos ao nosso próximo. Sendo sal e luz para o mundo.
         O sal nunca salga a si mesmo. Ele salga carne e tudo o que é necessário na cozinha. Os cristãos são o sal de Deus e salgam o mundo. Podemos dizer que a congregação composta pelos cristãos é o saleiro de Deus. A igreja tem como função e missão salgar a terra que está deteriorada pelo pecado.
         Fazer parte do saleiro de Deus é uma honra. É uma função maravilhosa e esplendida ser chamado “sal de Deus.”
         Como posso salgar a minha família, meu bairro, meu munícipio? A exigência é simples: disposição. Disposição para que? Ser pobre espiritualmente, miserável, sedento, manso, sofrer perseguição, injúria e ofensa, ou seja, estar verdadeiramente em Cristo. Sem isso, o salgador, não conseguirá salgar nem ser luz de verdade.
         Salgar é uma sobrecarga para aqueles pescadores que ali estavam ouvindo junto a tantas outras pessoas as palavras de Jesus. Salgar a terra é uma missão impossível com as próprias forças.
         É difícil ser apóstolo e pregador e exercer o ministério da pregação. Pela própria vontade, guiado pela carne e sangue, é uma tarefa impossível. Por isso, quer seja pastor ou cristão leigo, a exigência é um coração espontâneo. E espontaneamente Jesus está chamando as pessoas a terem disposição para salgar e iluminar a terra.
         Colocar sal num machucado é terrível. A dor é quase que insuportável. Salgar significa pregar corretamente. Pregar é o mesmo que recriminar as coisas que o mundo julga normal e exaltar o que o mundo acha anormal. Pela água da vida, o Espírito Santo, denunciamos os pecados do mundo, (Jo 16.8).
         Salgar o mundo não é simplesmente ir ao encontro daqueles que estão presos por algum crime cometido. Salgar a terra envolve mostrar, jogar sal na ferida aberta daqueles que se consideram melhores que os outros pela sua piedade e santidade. Em seu primeiro sermão, Jesus está salgando, ou seja, jogando sal na ferida aberta dos fariseus e escribas.
         Nosso salgar a terra não consiste unicamente em condenar aqueles pecados grosseiros que todos conhecem e que o mundo em si já julga.      Pregar o Evangelho é esfregar sal nas feridas. Isso é: denunciar o que não está certo e aquilo que afasta as pessoas de Jesus Cristo. Deus conserve entre nós a Igreja (saleiro de Deus) a Escritura, o Evangelho, o Sacramento do Batismo e Santa Ceia e o Púlpito (de onde é derramado o sal).
         O sal que é útil para temperar corre o perigo de torna-se insosso. O sal insosso é aquele que não tempera mais, que não arde quando jogado na ferida. Cuidado! Corremos o risco de nos tornar sal insosso. Isso pode acontecer se desprezarmos o ministério da pregação e não o quisermos entre nós. Pode acontecer quando não formos mais denunciados e a nossa miséria e incapacidade sem Jesus não for mostrada de maneira clara e correta. Podemos nos tornar sal insosso se a Palavra de Deus for interpretada de maneira falsa e permitir que as pessoas não vejam mais Jesus Cristo. Para sermos e continuarmos sendo sal é necessário e urgente que o saleiro de Deus (Igreja) continue apontando constantemente para Jesus Cristo.
         Quando no exercício do ministério da pregação as pessoas não são salgadas, tudo parece estar muito bem. Mas a partir do momento em que se busca jogar sal nas feridas abertas, há perseguição e calúnia por parte daqueles que preferem continuar sendo sal insosso.
         Cada vez em que estamos no saleiro de Deus (congregação) recebendo o sal de Deus (Palavra), as feridas abertas precisam arder para que sejam curadas pelo perdão que Deus em Jesus nos oferece e dá pela Pregação da Palavra, pelo Batismo e Santa Ceia.
         Infelizmente, muitas pessoas não querem receber o sal de Deus e ser temperadas para salgar e iluminar. Há os que detestam os ministros que lhes dizem a verdade.
         O Ministério da Pregação e a Palavra de Deus devem brilhar como sol sobre nossas vidas. Esses dois meios clareiam o caminho pelo qual precisamos seguir.
         Assim como sal também somos luz. Ser luz significa instruir as almas e lhes mostrar o caminho para a vida eterna. Sendo que esse caminho é Jesus. O Ministério consiste em denunciar os verdadeiros vícios interiores, e por outro lado, sarar, consolar e animar todas as consciências entristecidas. Ninguém pode ficar impune por seus males, também não podem ficar sem instrução e encorajamento para a prática do bem. Ser sal e luz é render graças a Deus, pois Ele nos consagrou para esse ministério.
 

Pr. Edson Ronaldo Tressmann

cristo_para_todos@hotmail.com

Bibliografia: Martinho Lutero. Obras Selecionadas. Vol. 9. Ed. Sinodal, Concórdia e ULBRA; São Leopoldo, Porto Alegre e Canoas, RS. 2005. pp. 68 - 86

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Vocês são meus amigos!

Sexto Domingo de Páscoa 05 de maio de 2024 Salmo 98; Atos 10.34-48; 1João 5.1-8; João 15.9-17 Texto : João 15.13-14 Tema : Vocês são m...