terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Jesus reafirma a missão de Deus

 
A Igreja comunica a Vida! Cristo para todos!
Enfoque 2014 IELB:
Comunicando sempre (Jesus - a fonte da água viva)
Eu os guiarei e os levarei até as fontes de água.” Isaías 49.10
2º Domingo após Natal – 05/01/2013
Sl 119. 97 – 104;  1Rs 3. 4 – 15; Ef 1. 3 – 14; Lc 2. 40 - 52
Jesus reafirma a missão de Deus
 
 
         Ocupar-se do negócio de família. Traz orgulho ao pai. Todo pai tem o sonho de que seu filho um dia siga seus passos. Na leitura do antigo testamento lemos que Salomão desejava não apenas ocupar o lugar do seu pai, mas conduzir o povo do próprio Deus com retidão e justiça.
         Seguir os passos do pai é motivo de gratidão a Deus, assim como fez Salomão: “De grande benevolência usaste para com teu servo Davi, meu pai, porque ele andou contigo em fidelidade, e em justiça, e em retidão de coração, perante a tua face; mantiveste-lhe esta grande benevolência e lhe deste um filho que assentaste no seu trono, como hoje se vê” (1Rs 3. 6).
         Antigamente o pai se orgulhava quando o filho buscasse progresso através do estudo. Atualmente o pai sonha que o filho ao menos siga seus passos. A relação pais e filhos está complicada. Filhos fazem tudo para querer desagradar seus pais. Poucos buscam seguir o bom exemplo do pai. Por outro lado, poucos pais buscam deixar bons exemplos para seus filhos.
         O texto do evangelho, Lc 2. 40 – 52, chama a atenção as palavras de Jesus à José e Maria: “...Não sabíeis que me cumpria estar na casa de meu Pai?” (Lc 2.49). Mesmo sem entenderem essa afirmação de Jesus, diz o evangelista que submisso aos seus pais Maria e José, mesmo que reconhecendo-se como aquele de fato era, Filho de Deus, Jesus obedientemente acompanhou pai e mãe.
         Jesus dá uma verdadeira aula de submissão. Com as palavras: “...Não sabíeis que me cumpria estar na casa de meu Pai?” (Lc 2.49), mostra a sua submissão ao Pai, de quem foi enviado para ocupar nosso lugar, mas não ignora José e Maria.
         Estar nos negócios do pai – um termo econômico. Estou aqui para me ocupar do negócio de outra pessoa. Jesus diz que está ocupado por um negócio feito pelo Pai. Obedientemente sabe e reconhece sua tarefa e missão.
         Jesus reafirma a missão de Deus
         José e Maria eram tradicionais. Todos os anos iam a Jerusalém para a festa da páscoa. Talvez comemorassem a festa como todos faziam em Jerusalém. Lembravam da libertação da escravidão do Egito. Mas, nesse dia não compreenderam que a mensagem da páscoa estava diante deles, era Jesus, aquele que veio se ocupar dos negócios do Pai.
         Ocupar-se dos negócios do pai (Lc 2.49)
         Essa é a afirmação de Jesus, na qual reafirma que está ocupado em ocupar-se no negócio do seu Pai. Que negócio é esse? Em Gn 3.15 ouvimos a promessa do Pai: “Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e o seu descendente. Este te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.” Durante muitos séculos, o Pai investiu para que a promessa fosse cumprida. Disse o apóstolo Paulo: “vindo, porém, a plenitude do tempo, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei” (Gl 4.4).
         Plenitude do tempo indica que houve preparação do mundo para isso. O termo pleróu mostra que o copo de Deus estava cheio que até derramou.
         Encher o copo significa que Deus derramou seu amor sobre as pessoas através da promessa cumprida em Jesus. Isso “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (Jo 3.16).
         Jesus veio se ocupar daquilo que eu não poderia estar ocupado. Ele veio ocupar meu lugar na cruz. Ainda estamos vivendo o tempo de natal, mas se não apontarmos para a cruz, não entenderemos a razão do verdadeiro natal. A mensagem do verdadeiro natal é Jesus que se fez homem para ocupar nosso lugar na cruz. Natal é reconhecer que Jesus esteve ocupado em nos salvar. Natal é a certeza de que Deus continua ocupado de cada pecador ao se oferecer através de sua Palavra e Sacramentos.
         Deus em Jesus pelos meios da graça (Batismo, Pregação e Santa Ceia) continua ocupado com cada pecador. Tenhamos um abençoado tempo de natal e um novo ano sabendo que Jesus está ocupado por e para nós. Amém!
 
Pr Edson Ronaldo Tressmann

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Vocês são meus amigos!

Sexto Domingo de Páscoa 05 de maio de 2024 Salmo 98; Atos 10.34-48; 1João 5.1-8; João 15.9-17 Texto : João 15.13-14 Tema : Vocês são m...