segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Capacitados a nos abrigar na sombra do Altíssimo

17/02/13 – 1º Domingo na Quaresma
Sl 91. 1 - 13; Dt 26. 1 - 11; Rm 10. 8b - 13; Lc 4. 1 - 13
Tema: Capacitados a nos abrigar na sombra do Altíssimo


         Em muitos lares encontramos a Bíblia aberta nesse Salmo ou em quadros de porcelanas.
         São belas as palavras desse salmo, mas infelizmente, muitos equivocadamente a usam de maneira mágica.
       Lutero diz que esse salmo é de conforto e nos anima a confiarmos em Deus em tempos de necessidade e tentação.
         O salmo 91 tem como pano de fundo o Primeiro mandamento. Qual é o primeiro mandamento?Eu sou o Senhor teu Deus, não terás outros deuses diante de mim.
         O que proíbe esse mandamento? Proíbe a idolatria.
         O que é idolatria? Culto prestado a ídolos com amor e paixão exagerada.
         O Catecismo Menor do Dr. Martinho Lutero descreve a idolatria como adoração a uma criatura como si fosse realmente Deus (idolatria grosseira), e ainda, amar e confiar mais em criaturas do que em Deus (idolatria disfarçada). E diante dessas manifestações de idolatria, podemos citar as palavras de Jesus: “Não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei antes aquele que pode fazer perecer no inferno tanto a alma como o corpo” (Mt 10.28).
         O que ordena o Primeiro mandamento? Confiar em Deus acima de todas as coisas. E confiando em Deus somos capacitados a nos abrigar na sombra do Altíssimo.
         O salmo 91 é o comunicado de Deus que manifesta a certeza do seu cuidado e sua proteção.
         A figura apresentada pelo salmista é a de um hospedeiro. E pelos costumes orientais, tendo esse hospedeiro, o hospede têm a garantia da proteção integral. E sabendo que Deus é o hospedeiro, o salmista diz que “aquele que procura segurança” a encontra.
         Na sombra de Deus, que é defensor e protetor, o salmista se abriga. E além de encontrar proteção para os perigos, o salmista também encontra um Deus carinhoso que o cobre com suas asas.
         O que chama à atenção na leitura do salmo 91? v.9 e 10 “Pois disseste: O Senhor é meu refugio. Fizeste do Altíssimo a tua morada. Nenhum mal te sucederá, praga nenhuma chegará a tua tenda”.
         Nenhum mal pode cair sobre você. Nenhum Mal? Parece haver uma contradição nessa parte das Escrituras. Pois, se de um lado o salmista diz que “nenhum desastre lhe acontecerá, e a violência não chegará perto da sua casa” de outro lado temos Jesus que ao ensinar a orar, disse: “Mas livra-nos do mal.Se devemos pedir para que Deus nos livre do mal, como o salmista diz que “...Nenhum mal te sucederá, praga nenhuma chegará a tua tenda”? Esse é o ponto crucial. Não podemos fazer dessas palavras algo mágico.
         Eu vejo muitos filhos de Deus, cristãos sinceros, que segundo o nosso ponto de vista passam por maus bocados. Há cristãos acamados há anos. Há os que perdem entes queridos em desastres. Há os que sofrem.
         No entanto, cabe-nos entender que tudo o que acontece, seja bom ou ruim aos nossos olhos, sobrevêm sobre nós com a permissão de Deus. Mas, será que Deus permite também a tragédia? A dor? O sofrimento? Deus não é amor?
         O Deus apresentado pelo salmista, mesmo como o protetor de todos os perigos e amoroso, não é apenas um Deus que permite coisas extraordinariamente boas aos nossos olhos. Ele também permite coisas ruins em nossa vida. E essas coisas ruins em nossa vida é a boa tentação para o nosso próprio bem. Quantas vezes quando estamos em maus bocados, somos aconselhados a buscar auxilio em outros meios que Deus condena: benzedura, macumba, etc. E assim como diante do ruim, Deus somos tentados para o bem, o nosso inimigo se aproveita para nos tentar para o mal, ou seja, nos desviar de Deus, nos conduzir a crenças falsas e desespero. Então tanto as palavras do salmo como a oração de Jesus é um convite para confiança em Deus, a nossa sombra protetora.
         O salmista quer nos capacitar a nos abrigar debaixo da sombra do Altíssimo. E mostra que a vida debaixo da sombra do Altíssimo é uma vida de refugio e segurança. Não importa se estamos enfrentando acontecimentos ruins e trágicos em nossa vida. O que nos importa é que estamos abrigados a sombra do Altíssimo. E abrigados a sombra do Altíssimo podemos testemunhar como o apóstolo Paulo aos cristãos romanos: “Pois sabemos que todas as coisas trabalham juntas para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles a quem ele chamou de acordo com seu plano” (Rm 8.28), Elifaz a Jó: “Vez após vez Deus salvará você do perigo e não deixará que nenhum mal lhe aconteça. Em tempo de fome, Deus não deixará que você morra e em tempo de guerra ele o salvará da espada. Ele o protegerá das más línguas, e você não terá medo quando houver destruição. Você se rirá quando houver violência e faltarem alimentos e não terá medo dos animais selvagens. Nos seus campos as pedras não estorvarão o arado, ... Na sua casa você viverá em paz e, quando contar as suas coisas, não vai achar falta de nada” (Jó 5. 19-24) Paulo ao jovem pastor Timóteo: “O Senhor me livrará de todo o mal e me levará em segurança para o seu reino celestial. A ele seja dada a glória para todo o sempre! Amém!” (2Tm 4.18).
         O salmo 91 nos apresenta palavras de consolo e nos anima a confiar em Deus em tempos de necessidade e tentação. Pois vivendo na sombra do Altíssimo estamos seguros e protegidos.
         Capacitados a nos abrigar na sombra do Altíssimo.
         Quem mora em uma região muito quente, ou até mesmo, nesse período de verão, sabe da importância que têm uma sombra. A sombra refresca, tranqüiliza e dá alivio. E esse refresco, tranqüilidade e alivio temos a sombra do Altíssimo, pois Deus através do salmista nos quer transmitir suas promessas. E são essas promessas que nos aliviam e consolam. Quais são essas promessas? Além da proteção e do cuidado, os vv. 14-16 enumeram: Salvação; resposta aos pedidos; estar ao nosso lado nas horas de aflição; livramento e vida longa (eternidade).
         O profeta Isaías descreve (46.1-4) que os deuses são carregados nas costas pelos seus seguidores. E nessa situação, Deus comunica: “...Desde que vocês nasceram, eu os tenho carregado; sempre cuidarei de vocês. E, quando ficarem velhos, eu serei o mesmo Deus; cuidarei de vocês quando tiverem cabelos brancos. Eu os criei e os carregarei; eu os ajudarei e salvarei” (Is 46.3b–5). Se devido a nossa velha natureza somos tentados a carregar outros deuses acabamos por tomar o nome de Deus em vão.
         Mas, ao contrário disso, Deus pelo seu profeta anunciou e anuncia que em seu amor nos carrega no colo e protege. E conforme o salmista essa proteção e cuidado está embaixo da sombra do Altíssimo. A sombra está a nossa disposição. Deus nos ama tanto que continua nos esperando para nos abrigar embaixo dele. Ele nos ama e no seu amor oferece a sua sombra.
         Vivendo a sombra do Altíssimo, conhecendo seu cuidado e proteção, seu amor, seu carinho, só nos resta louvar a Deus testemunhando que “...,aprendi a viver satisfeito com o que tenho. Sei o que é estar necessitado e sei também o que é ter mais do que é preciso. Aprendi o segredo de me sentir contente em todo o lugar e em qualquer situação, quer esteja alimentado ou com fome, quer tenha muito ou tenha pouco. Com a força que Cristo me dá, posso enfrentar qualquer situação” (Fp 4.11b-13).
         Abrigados à sombra que é Cristo não se sofre o efeito dos raios ultravioletas e não se chega à exaustão a ponto de sofrer o dano eterno. Em Jesus recebemos a preciosa chance de não sofrermos a conseqüência desastrosa do pecado que é a perdição eterna.
         O Primeiro mandamento nos ensina a confiar em Deus acima de todas as coisas. O Salmo 91 nos apresenta palavras de consolo e ânimo. E esse consolo e ânimo nos levam a confiar em Deus nos momentos de dificuldade e tentação. Por isso, digamos com o salmista: “A pessoa que procura segurança no Deus Altíssimo e se abriga na sombra protetora do todo poderoso pode dizer a ele: ‘Ó Senhor Deus, tu és o meu defensor e o meu protetor. Tu és o meu Deus; eu confio em ti.” Amém!

Pr Edson Ronaldo Tressmann
cristo_para_todos@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Vocês são meus amigos!

Sexto Domingo de Páscoa 05 de maio de 2024 Salmo 98; Atos 10.34-48; 1João 5.1-8; João 15.9-17 Texto : João 15.13-14 Tema : Vocês são m...