A IGREJA COMUNICA A VIDA
Capacitando
“O Senhor fará brilhar sobre nós a sua luz” (Lc 1.78)
Sl 85; Sf 3. 14 - 20; Fp 4. 4 - 7; Lc 7. 18 - 28
Tema: Capacitados para uma vida de alegria verdadeira
É possível estar sempre alegre?
Hoje, estamos alegres?
Nossa alegria se baseia somente em coisas boas aos nossos olhos. Mas, o que dizer daquele texto que nos transmite o seguinte recado: “Pois sabemos que todas as coisas trabalham juntas para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles a quem ele chamou de acordo com o seu plano” (Rm 8.28), e ainda: “Com a força que Cristo me dá, posso enfrentar qualquer situação” (Fp 4.13).
É possível estar sempre alegre?
A resposta Não é sinal de que somos fracos e pecadores. Devido a nossa natureza pecaminosa, o velho homem nos conduz ao desespero, a angústia e a dúvida.
Quando olhamos ao nosso redor ficamos tristes. Depois do pecado o homem se tornou mal, a natureza geme e sofre, a dor está presente em cada lar, o sofrimento faz parte da vida humana, a violência ronda os lares, as drogas, os vícios. A grande cilada do nosso inimigo é fazer com que cada um olhe para si mesmo e para o outro, e assim não se sinta feliz, pois em comparação ao outro, sempre estamos numa pior. Olhamos demasiadamente para o que os outros têm e nos queixamos daquilo que não temos. Por isso, a pergunta: É possível estar sempre alegre? geralmente nos conduz a respondermos não. Afinal, aos nossos olhos somos mendigos e miseráveis, os outros é que possuem aquilo que queríamos ter.
Ao falar em alegria pensamos nas riquezas, na saúde, bens materiais em abundância. Devido à velha natureza, nossos olhos se desviam do foco central da pergunta. É possível estar sempre alegre? Essa pergunta quer me conduzir à seguinte conclusão: nesse mundo não há a felicidade plena, pois nunca estou satisfeito com aquilo que tenho. Sempre estou à procura de algo que me faça mais feliz. Não basta ter comida, precisa ser um banquete acompanhado com churrasco de picanha.
É possível estar sempre alegre? Depende para onde os meus olhos estão voltados. Se para o berço esplêndido, ou seja, para aquilo que o mundo acha admirável, nunca me sentirei plenamente feliz. Sempre haverá falta de algo. Enquanto nossos olhos estiverem voltados ao TER que o mundo tanto valoriza, estaremos respondendo Não.
Paulo ao escrever sua carta aos Filipenses, com alegria lhes agradecia pela ajuda que eles haviam enviado. E nessa carta redireciona o olhar dos filipenses para a verdadeira alegria. Mas como alguém que está preso pode apontar para a verdadeira alegria? Paulo conheceu a verdadeira alegria ao cair do cavalo na estrada para Damasco. Se antes da queda do cavalo sua alegria era prender e matar cristãos, após a queda do cavalo, sua maior alegria foi anunciar: “Tenham sempre alegria, unidos com o Senhor! Repito: tenham alegria” (Fp 4.4).
Saulo defendia sua religiosidade judaica com unhas e dentes. E o cumprimento da lei era requisito para se alcançar a felicidade eterna. No entanto, a queda do cavalo, o fez ver, mesmo cego por três dias, o que até agora com os dois olhos abertos não havia visto. Ele viu e descobriu o verdadeiro Jesus.
Tendo seus olhos sido aberto pela verdadeira alegria, Paulo passou a focar seu olhar para as coisas realmente necessárias e importantes. Sua alegria passou a ter verdadeiro sentido. E segundo suas palavras, ela não estava nos bens materiais: “..., aprendi a estar satisfeito com o que tenho. Sei o que é estar necessitado e sei também o que é ter mais do que preciso. Aprendi o segredo de me sentir contente em todo o lugar e em qualquer situação, quer esteja alimentado ou com fome, quer tenha muito ou tenha pouco”. Será que é necessário que caiamos do cavalo para ajustar nosso ponto de vista? Pois, ao contrário de milhares hoje em dia o apostolo Paulo responde que é possível sim estarmos alegres em todo o tempo.
O nosso inimigo que faz uso do mundo e da nossa carne nos cega para a boa noticia do evangelho. Ele nos torna míope e nem sempre estamos focados na verdadeira alegria. Entramos no oba-oba do mundo e já achamos que não existe natal se não houver
muita comida, roupa nova, presentes. Até fazemos campanhas para alimentar pessoas. Afinal, ao menos no natal as pessoas precisam ter o que comer. Mas, e os outros 364 dias? Na mensagem do dia 21 de outubro desse ano de 2012, fizemos a pergunta: Será que não estamos doentes pelo consumismo e materialismo? E a resposta com base em Eclesiastes 5. 10 – 20 é que a Riqueza é um dom de Deus.

E esse dom está sendo corrompido pela nossa velha natureza. Estamos nos deixando levar pela onda do TER. Concluímos e respondemos falsamente que não é possível estar sempre alegre.
De maneira surpreendente Deus nos manda um recado de um preso que estava sendo atendido em suas necessidades básicas.
O recado é que tenhamos alegria. Não uma alegria fundamentada no TER. Pois, “O que foi que trouxemos para o mundo? Nada! E o que vamos levar do mundo? Nada! Portanto, se temos comida e roupas, fiquemos contentes com isso. Porém os que querem ficar ricos caem em pecado, ao serem tentados, e ficam presos na armadilha de muitos desejos tolos, que fazem mal e levam as pessoas a se afundarem na desgraça e destruição. Pois o amor ao dinheiro é a raiz de todos os tipos de males. E algumas pessoas, por quererem tanto ter dinheiro, se desviaram da fé e encheram a sua vida de sofrimentos” (1Tm 6.7-10).
O recado para a verdadeira alegria está na certeza de que estamos Unidos com o Senhor.
A pergunta É possível estar sempre alegre? não é fácil e simples de ser respondida. Na luta contra o velho homem, o novo homem em mim pelo batismo, guiado pelo Espírito Santo, foca meus olhos na certeza de que estou unido com o Senhor. E unido com o Senhor Deus em Jesus eu respondo que é SIM possível estar sempre alegre.
Ouçam a palavra de Deus: “Tenham sempre alegria,.....Como? ...unidos com o Senhor!” Nós, miseráveis pecadores, somos convidados a olhar para Cristo. A tristeza vai bater em nossa porta, o desespero vai querer nos dominar, as dúvidas vão nos assaltar. Mas, mesmo que a tristeza consiga encontrar a porta aberta, o desespero se apossar de nossa casa, não deixe que o inimigo tire de você a certeza de que você está UNIDO com o Senhor em Jesus.

É possível estar sempre alegre? Se olharmos em todos os momentos para Cristo sim. Deus é aquele que nos governa e sustenta e aquele que nos salvou e salva. Como eu posso olhar para Jesus todos os dias, se sou tentado constantemente a me afastar dele? Ore assim como os discípulos: “...aumenta-nos a fé” (Lc 17.5). Na fé ouvimos as palavras: “Que a esperança que vocês têm os mantenha alegres; agüentem com paciência os sofrimentos e orem sempre” (Rm 12.12).
A Fé é o maravilhoso presente concedido por Deus para cada pessoa no batismo. Essa fé é constantemente alimentada pela Pregação da Palavra, pelo Corpo e Sangue de Cristo dados com e sob o pão e o vinho.
A união com o Senhor se reflete na união com a Igreja Cristã. Na comunhão dos santos visíveis recebemos de Deus as ricas bênçãos: perdão, vida e salvação.
Na comunhão dos santos visíveis somos alimentados na fé para podermos na fé, na certeza de que estamos unidos com o Senhor, permanecer alegres todos os dias. Pois a nossa alegria não está em coisas terrenas e materiais, “...e sim porque o vosso nome está arrolado nos céus” (Lc 10.20b). Na certeza da salvação vivemos nossos dias felizes, pois “...somos cidadãos dos céus e estamos esperando ansiosamente o nosso salvador, o Senhor Jesus Cristo, que virá de lá” (Fp 3.20), e “...somos estrangeiros de passagem por este mundo...” (1Pe 2.11).
É possível estar sempre alegre? Quando olhamos para Cristo, SIM. No entanto, se no dia-a-dia, devido a nossa velha natureza, voltarmos nosso olhar para nós e para nossas forças, a alegria da união com Cristo não será manifestada.
É possível estar sempre alegre? Quando olhamos para Cristo, SIM. Como disse Paulo aos Coríntios: “Às vezes ficamos tristes, outras vezes ficamos alegres. Parecemos pobres, mas enriquecemos muitas pessoas. Parece que não temos nada, mas na verdade possuímos tudo” (2Co 6.10), e esse tudo é a mensagem do evangelho, a mensagem de que temos união com Cristo Jesus nosso Senhor.
É possível estar sempre alegre? Sim! Pois “nossa alegria está na verdade que estamos unidos com o Senhor.” Por isso, “Tenham sempre alegria, unidos com o Senhor! Repito: tenham alegria”. Amém!
Pr Edson Ronaldo Tressmann
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.