terça-feira, 22 de maio de 2012

Pelo Poder do Espírito Santo

27/05/12 – Domingo de Pentecostes
Sl 139. 1 – 12; Ez 37. 1 – 14 ou Jl 2. 28 – 32; At 2. 1 – 21; Jo 15. 26 - 27
Tema mensal: Desejo de mãe é a vontade do Pai: Uma só Família, um só Espírito.

Tema do Culto: Pelo Poder do Espírito Santo


         Quantas vezes diante daquela comida saborosa que só a mãe sabe fazer ao nos deliciarmos “ficamos satisfeitos.” E satisfeitos, empurramos o prato de lado e saímos, afinal, os amigos esperam, o dia é curto e eu preciso aproveitá-lo. Nem sequer fomos capazes de reconhecer com um “muito obrigado” ou “que delicia, amei.
Essa mesma situação pode ser dito com respeito ao Espírito Santo. No Batismo, pela pregação da Palavra, ele nos enche dele mesmo, ou seja, o Espírito Santo nos deixa cheios do Espírito Santo e assim ficamos como que se diz “satisfeitos na fé”. Infelizmente, assim como a comida saborosa de nossa mãe não é reconhecida, muitos não reconhecem a obra maravilhosa do Espírito Santo. E como falta desse reconhecimento, a pior coisa que já tenho ouvido nesse pouco tempo de ministério é: “Somos uma igreja fria.E o que é uma igreja quente? Cantar alto no microfone, orar a ponto de nos fazer chorar, falar de uma forma estranha onde nem quem fala entende, etc. Se perdeu de vista, ou deixaram de reconhecer a grande obra do Espírito Santo, nos conduzir a Jesus Cristo o salvador de nossas vidas, conforme João 16.13-14: “quando vier, porém, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade; porque não faltará por si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará as coisas que há de vir. Ele me glorificará, porque há de receber do que é meu e vo-lo há de anunciar”.
Se há reconhecimento da importância da obra de Jesus Cristo, isto é obra do Espírito Santo, pois “Ele me chamou pelo evangelho, me fez crer...”. Ser conduzido e estar em e com Cristo é poder do Espírito Santo.
O Espírito Santo nos gerou a FÉ (pelo batismo, ou pelo ouvir da Palavra), Fortalece e nos Mantêm na FÉ (pela pregação da Palavra e Sacramento do altar).
A vida de muitos filhos retrata a vida diante de Deus. A mãe amamenta, cuida e protege a maior parte do tempo e mesmo assim é abandonada. O mesmo se dá na nossa vida com Deus. Deixamos de lado a nossa a comunhão com Deus e com os irmãos. Afinal, cresci, sou dono do meu nariz, etc. E julgando-se crescidos, desprezam os meios pelos quais ele age: Pregação da Palavra; Corpo e o Sangue, dados com e sob o pão e o vinho. E há os pais que desprezam e não valorizam o batismo impedindo que seus filhos sejam batizados.
As pessoas não valorizam a obra do Espírito Santo, desprezando os meios pelos quais ele age. Estamos inseridos numa sociedade onde as pessoas estão se enchendo de ódio, mágoas, egoísmo, individualismo, preconceito, etc. A obra do Espírito Santo é fundamental nesse meio, pois os seus frutos são, amor, alegria, paz, paciência, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio (Gl 5.22). Tudo é pelo poder do Espírito Santo.
Se a igreja é fria, de quem é a falha? A suposta igreja quente é aquela que está firmada em suas realizações. No entanto, de acordo com a Palavra de Deus, uma igreja quente é aquela que valoriza os meios pelos quais Deus faz para atrair pessoas a Ele e permanece as mesmas nEle. Quais são? São os meios da graça, Palavra, Batismo e Santa Ceia.
Deus nos enviou o Espírito Santo para que através dos meios da graça opere a maravilhosa graça: perdão, vida e salvação. Quem despreza esses meios pelos quais Deus nos atrai a Ele, deixa de fazer parte de uma igreja verdadeiramente quente. Estará você está entre esses? Espero que não. Aliás, eu sinto o calor dessa igreja, uma igreja que está agarrada nos meios pelos quais Deus opera bênçãos maravilhosas em e por nós. Essa igreja está diante de mim. E essa igreja só precisa permanecer aquecida pelo fogo do Espírito Santo. A igreja, não é fria, pois o Espírito Santo está nela e age nela.
Somos uma igreja quente, mesmo com nossos sermões sonolentos, mesmo com uma liturgia tradicional. É quente porque o poder está naquile que age dentro da igreja e na igreja, o Espírito Santo, através da PALAVRA e SACRAMENTOS.
Estamos cheios do Espírito Santo e isso nos faz queimar para o mundo em amor. O Espírito Santo está em nós, pois a cada culto, Cristo é proclamado.
Já temos e fazemos parte de uma igreja quente e podemos afirmar que estamos cheios do Espírito Santo, pois pelo poder do Espírito Santo cremos nessa mensagem que é loucura para o home moderno.
Reconhecendo a presença constante do Espírito Santo em nós podemos soltar a voz e dizer, principalmente àqueles que nos acusam de sermos frios, que somos filhos de Deus e estamos cheios do Espírito Santo e assim somos uma igreja pegando fogo.
Jesus disse: “mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas...” No texto de Atos 2. 1 – 21 temos a manifestação do poder e da força do Espírito Santo - Ele capacita ao testemunho.
Muitas vezes somos inibidos por nossa timidez, pela vergonha, pela falta de palavras. Nesse ponto, é importante observarmos o relato de Lucas em Atos. Ele nos apresenta simples pescadores que pelo poder do Espírito Santo estão testemunhando, falando a respeito de Jesus. Ah, mas eles ficaram 3 anos ao lado de Jesus! Mas, quantos de nós somos cristãos a mais de 3 anos?
O Espírito Santo enriquece a igreja com dons. Assim explica Lutero no terceiro artigo: “Mas o Espírito Santo me chamou pelo evangelho, iluminou com seus dons,...” O Espírito Santo nos enche de dons, e não para nossa glória pessoal, mas para levarmos Cristo a outros.
Eu e você “estamos cheios do Espírito para encher a outros.” Encher daquilo que nós estamos cheios, como disse Jesus: “falamos daquilo que está cheio o nosso coração...” O Espírito Santo nos conduz à Cristo e o Espírito Santo do qual nós estamos cheios quer nos usar como instrumentos para conduzir milhares a Cristo.
Cabe-nos uma pergunta: Para que estamos usando nossos dons? Orgulho, partidarismo, causar inveja no outro, engrandecimento, etc. Se for assim, pra você a igreja sempre continuará fria, e com certeza irá procurar uma dessas igrejas ditas quentes, pois para eles e você o importante é você ser o centro. Temos diante de nós um bando de pessoas satisfeitas com aquilo que o Espírito Santo fez na vida delas e agora pretendem a todo o custo mostrar que o poder esta nelas. Ao contrário desse pensamento, Paulo disse: “...quer comais, quer bebais ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus” (1Co 10.31).
O objetivo de Deus ao nos enriquecer e equipar com dons na é para simplesmente nos satisfazer, mas é para sua glória e honra. É para atrair outros a fé salvadora, assim como nós fomos atraídos. Somos abençoados com a presença do Espírito Santo para erguermos a nossa voz. E que essa voz erguida possa ser ouvida por muitos e assim muitos serem alcançados e receberem aquilo que Deus em Cristo nos dá: vida, perdão e a conseqüente salvação.
Amém!
Pr. Edson Ronaldo Tressmann

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Não creia em todo espírito (1Jo 4.1)

  27 de abril de 2024 Salmo 150; Atos 8.26-40; 1João 4.1-21; João 15.1-8 Texto: 1João 4.1-21 Tema: Não creia em todo espírito (v.1) ...