segunda-feira, 7 de maio de 2012

Eis a vitória que vence o mundo: a nossa fé.

13/05/12 – 6º Domingo de Páscoa
Sl 98; At 10. 34 – 48; 1Jo 5. 1 – 8; Jo 15. 9 - 17
Tema mensal:
Desejo de mãe é a vontade do Pai: Uma só Família, um só Espírito.
Tema: Eis a vitória que vence o mundo: a nossa fé.
Destaque:
porque todo o eu é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé” (1Jo 5.4)


Introdução
Acredite, é hora de vencer. Essa força vem de dentro de você. Você pode até tocar o céu, se crer... Acredite, que nenhum de nós, já nasceu com jeito pra super herói. Nossos sonhos a gente é quem constrói. É vencendo os limites, escalando as fortalezas, conquistando o impossível pela fé. Campeão, vencedor, Deus dá asas, faz teu vôo. Campeão, Vencedor, essa fé que ti faz imbatível, demonstre o teu valor. Tantos recordes você pode quebrar. As barreiras você pode ultrapassar E vencer!

         Todas as frases que se cantam aqui são verdadeiras? Há uma mistura e confusão de elementos estranhos.
         - Pastor me desculpe! Acho que  você esteja exagerando.
         - Não é exagero, é a pura e simples verdade.
         Quando se fala em vitória, há uma mistura de elementos. Cria-se um exercito cristão de vitoriosos e de bem com a vida. Para isso, basta querer. E eu, preocupado com muitas pessoas que sofrem, começo a pensar no cristão que se encontra deprimido, doente, quebrado financeiramente.
         É claro que haverá aquele que questionará: - será que não é porque nos falta alguma coisa? Talvez a nossa mensagem seja ultrapassada? Ou estejamos sendo infiéis no dizimo, no jejum, na oração fervorosa. Quem sabe, alguma coisa precisa ser oferecida? Prosperidade? Cura? Dons do Espírito? E muitos na expectativa de responder essas questões e solucionar aparentes problemas, acabam por juntar e ensinar elementos estranhos na igreja.
         Aos cristãos derrotados se oferece alternativas, táticas de jogo, para que se obtenha fácil a vitória. É simples: orar com fervor, jejuar, ser dizimista fiel. A vitória é fácil de ser conquistada, só não a tem quem não quer. Aliás, qual é a dificuldade em orar, jejuar, dar o dizimo? É simples assim! A vitória é sua, basta querer!
A igreja cristã, a comunhão dos crentes, precisa ter cuidado. Cuidado com aquilo que o apostolo João precaveu através da sua epistola, cuidado quanto aos elementos estranhos à fé cristã.

         Acredite, é hora de vencer. Essa força vem de dentro de você. Você pode até tocar o céu, se crer... Acredite, que nenhum de nós Já nasceu com jeito pra super herói. Nossos sonhos a gente é quem constrói. É vencendo os limites, escalando as fortalezas, conquistando o impossível pela fé.
        
A cada dia que passa, eu descubro, através das muitas pregações que ouço e leio que eu não sou um vencedor. A igreja, sim, aquela que se diz “evangélica”, ultimamente, vem batendo incessantemente nesta tecla: se você é crente, é obrigatoriamente um vencedor. E assim, eu me lembro das famílias em crise familiar, crise financeira, doente, deprimida. Famílias cristãs, pessoas fieis à igreja, ofertantes, participantes ativos da santa ceia, mas em contrapartida, sofredores nesse mundo. Como pode? Algo deve estar errado? Talvez falte o jejum e oração fervorosa.
A igreja “evangélica” está surfando na onda do triunfalismo, que diz que os bons cristãos, os autênticos cristãos, são recompensados por Deus e assim ficam ricos e na doença, curados. É um elemento estranho, que muitas vezes não é percebido pelos cristãos que vivem suas vidas diárias, cheios de alegria e tristezas, saúde e doença, altos e baixos. Mas, por desejarem viver ardentemente nesse mundo, desfrutando daquilo que ele oferece, riqueza, para assim consumirem a tudo que tem direito, não querem ouvir as palavras de João: “porque todo o eu é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé” (1Jo 5.4).
Deus por meio do batismo oferece um maravilhoso presente, a Fé. E pelo Batismo nascemos para Deus, nos tornamos filhos de Deus. Por meio da pregação da Palavra, Deus nos oferece o mesmo presente, a fé. É por meio desse presente recebido gratuitamente, sem esforço, sem jejum ou qualquer outra coisa, eu venço o mundo. Sim! Vencer o mundo é reconhecer que não somos desse mundo, apenas estamos no mundo. Somos cidadãos dos céus, lá é a nossa pátria. E aqui estamos apenas de passagem, caminhando rumo a pátria. E nessa caminhada, nós pecadores, estamos sujeitos aos percalços do caminho.
O elemento estranho do triunfalismo quer nos prender a esse mundo, onde jaz o maligno com suas artimanhas. Por isso, aproveito a oportunidade para comunicar a você que está equivocado pelos elementos estranhos que adentraram e adentram na igreja, que os mesmos podem te levar pela onda do oba-oba, onde ser cristão é ser feliz 24 horas, onde ser cristão é ser próspero, ser cristão é estar de bem com a vida a qualquer situação.
O pecado faz parte de você. Você é um pecador. Como pecador necessita da graça de Deus em Jesus. E essa graça é oferecida pelo batismo, Palavra e Santa Ceia.
Você é um pecador. O nosso próximo também é pecador. E pecador habitando em meio a pecadores, sempre irá se defrontar com a violência, com a dor, com o sofrimento e a morte. E daí?
O elemento estranho continuará sendo anunciado e pouco a pouco estará imprimindo em nossa consciência a necessidade de algo como jejum, oferendas ou qualquer outra regra para nos tornar vencedores. Corremos o risco de deixar de lado a vitória que já é nossa, pois o texto diz: “porque todo o eu é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé” (1Jo 5.4). A nossa fé. Fé que só é minha porque a mim foi dada gratuitamente, como presente de Deus.
Não faça por conquistar aquilo que Jesus já conquistou e oferece a cada um de nós. A fé é operada em nós pelo Espírito Santo através do Batismo, da pregação da Palavra e Santa Ceia nos mantém firmes nessa fé que vence o mundo com suas artimanhas e elementos estranhos.
Pelo ensino dos elementos estranhos eu sou um derrotado. Mas do que me importa os olhos do mundo, pois o meu Senhor me diz: “porque todo o eu é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé” (1Jo 5.4).
         Enquanto se tenta criar um exercito de pessoas de bem com a vida. Sem dores. Sem sofrimento. Sem problemas financeiros. Usufruidores das bênçãos do Pai. Eu, pecador, mas mesmo assim um vitorioso, preciso reconhecer que nesse mundo estou sujeito, mesmo como cristão, aos sofrimentos, as dores, mas, pela fé, pelo presente dado por Deus a mim, meus olhos serão enxugados, minhas dores serão aliviadas, no entanto, não aqui e agora, mas eternamente.
         Pela fé eu venço o mundo. Qual mundo? O mundo doente pelo hedonismo, que persegue a felicidade e todo custo.
         ...e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé” – É bom saber que eu sou um vencedor pela fé. Pois é justamente com a fé que eu vivo no meio dessa geração de gente estúpida, alienada, egocêntrica e insensível. Com a fé eu sou chamado para lutar contra os elementos estranhos a fé verdadeiramente cristã.
         Enquanto o mundo doente diz:
PARE DE SOFRER, aquele que me garante a vitória diz: ... No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo(Jo 16.33) e porque todo o eu é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé” (1Jo 5.4)
         Enquanto o mundo diz:
Acredite, é hora de vencer. Essa força vem de dentro de você. Você pode até tocar o céu, se crer...Jesus diz: “Pois todos vós sois filhos de Deus mediante a fé em Cristo Jesus; porque todos quantos fostes batizados em Cristo de Cristo vos revestistes” (Gl 3. 26-27) e “porque todo o eu é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé (1Jo 5.4).
         Enquanto o mundo diz:
Se você é realmente filho de Deus, você não pode passar privações, desilusões, ... Jesus diz: “Enxugarei dos seus olhos as lágrimas;
        

A igreja “evangélica” fantasiada de “triunfalista” nos põe falsas armaduras, e nos pinta como um exercito de heróis que vencem os seus piores inimigos, a doença e a pobreza.



         Agora, pela Bíblia tantas vezes eu vejo um outro tipo de super herói a qual o cristão se assemelha muito bem: vejam!

         Mesmo sendo assim, fraco, fora de forma, parecendo um derrotado, na fé em Jesus eu sou mais que vencedor. Vencedor do mundo cego em sua prisão carnal. Temos a força que vence o mundo, a fé. Somos vencedores das armadilhas que querem nos prender e escapamos das ciladas que querem nos armar.
         Eis a vitória que vence o mundo – é voltar ao fundamento que é Jesus. É não ter vergonha da mensagem da cruz de Cristo Jesus.
Essa é a vitória que vence o mundo. O mundo que está perdido no hedonismo, ou seja, que a todo custo busca a felicidade, o mundo que quer ter tudo e dominar a todos. O mundo que explora e mata.
         Se você puder leia Romanos 8. 28 - 39.
         Ainda há outros relatos bíblicos que apresentam cristãos, assim como eu e você. Cristãos derrotados, deprimidos, doentes, fracos, mas que por causa da fé, venceram o mundo. Relembremos Hebreus 11: Abel; Enoque; Noé; Abraão; Sara. Ainda o profeta Isaías que teve seu corpo serrado ao meio; Tiago que foi morto no fio da espada; o apostolo Paulo que foi decapitado; Pedro foi crucificado de cabeça para baixo. Todos esses e muitos outros: “todos estes viveram pela fé, e morreram sem receber o que tinha sido prometido; viram-no de longe e de longe o saudaram, reconhecendo que eram estrangeiros e peregrinos na terra. Os que assim falam mostram que estão buscando uma pátria. Se estivessem pensando naquela de onde saíram, teriam oportunidade de voltar. Em vez disso, esperavam  eles uma pátria melhor, isto é, a pátria celestial. Por essa razão Deus não se envergonha de ser chamado o Deus deles, e lhes preparou uma cidade” (Hb 11. 13 – 16).
         Se você é assim, um cristão que sofre, sente os atropelos da vida, não se inquiete, permaneça firme na fé a qual Deus te deu de presente por meio do batismo, e saiba que Deus, o teu Pai, não te envergonha de você ser o filho dele. E para ser teu seu Pai, te salvou através de seu único filho Jesus, e ainda hoje te traz e conserva na verdadeira e única fé. Eis a vitória que vence o mundo: a nossa fé. Amém!
Pr Edson Ronaldo Tressmann
Querência do Norte, PR.
Mensagem proferida no dia 21 de fevereiro de 2012 no Congresso Distrital dos jovens em Mandaguari, Paraná.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Não creia em todo espírito (1Jo 4.1)

  27 de abril de 2024 Salmo 150; Atos 8.26-40; 1João 4.1-21; João 15.1-8 Texto: 1João 4.1-21 Tema: Não creia em todo espírito (v.1) ...