terça-feira, 29 de novembro de 2011

Advento: noticias de boas novas

04/12/11 – 2º Domingo no Advento
Sl 85; Is 40.1-11; 2Pe 3. 8 - 14; Mc1. 1-8
Tema: Advento: noticias de boas novas
Introdução
            Quais são as noticias mais freqüentes nos telejornais?


    




Há uma enorme carência de boas noticias.



           Por isso, nesse periodo de Advento queremos transmitir a você uma boa noticia. Saiba qual, lendo o texto abaixo: 

  Advento: noticias de boas novas.
1 – Tudo tem seu tempo determinado, v.2;
            Deus enviou o profeta Isaias para consolar o povo, ou seja, falar ao coração do povo. Deus havia pedido que Isaias anunciasse aquilo que ouviu. E o que ouviu, era que o povo seria exilado para Babilônia, e que retornaria depois de um determinado tempo, conforme registrado pelo Profeta Daniel: “no primeiro ano de seu reinado, eu, Daniel, entendi, pelos livros, que o número de anos, que falara o Senhor ao profeta Jeremias, que haviam de durar as assolações de Jerusalém, era de setenta anos” (Dn 9.2). A boa noticia ao povo era: “já é findo o tempo da sua milícia” (RA) ou “que terminou o tempo da sua escravidão” (NTLH). Deus falava ao coração de Isaias e pediu que ele transmitisse essa boa noticia ao povo. O exílio não era o fim, mas pelo exílio e consequentemente libertação do exílio da Babilônia, o povo receberia a prova de que Deus não os havia abandonado, ao contrário do povo que havia abandonado a Deus.
A mensagem era que tudo está nas mãos de Deus: “Eu formo a luz e crio as trevas; faço a paz e crio o mal; eu, o Senhor, faço todas estas coisas” (Is 45.7). Tudo está no controle de Deus, não foge ao seu domínio, o exílio era da vontade de Deus, o retorno também era da vontade de Deus, pois havia uma promessa a ser cumprida, o envio do seu Filho Jesus para a nossa salvação.

            Salomão deixa muito claro que “tudo tem seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu” (Ec 3.1).  E Deus está no controle de tudo. Aliás, nesse tempo, tempo
em que vivemos, é chamado de tempo da graça. Ou seja, é oportunidade que cada pecador tem para analisar sua vida, preparar e endireitar o caminho para o Senhor. Tempo precioso e maravilhoso que Deus nos dá, pois o maior desejo de Deus é: “o qual deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade” (1Tm 2.4). Por isso, há Palavra de Deus, há sacramentos e há pessoas que pregam, anunciam e oficiam os sacramentos de acordo com a Palavra de Deus.
         
         Isaias não se calou, Jeremias anunciou, João Batista foi firme em sua mensagem e nós também precisamos continuar falando. Anunciando a cada pecador que ele é amado por Deus em Jesus. E que Jesus veio para dar a vida por cada homem, mulher e criança. 

            Muitos vivem suas vidas afastadas de Deus, longe de Jesus. Outros se afastam da santa ceia, do convívio com os irmãos na fé, e assim pensam estar agindo bem. Mas o homem não é nada, como diz a voz no nosso texto: “toda a carne é erva, e toda a sua glória como a flor da erva;” (Is 40.6b). Por vivermos na incerteza de quanto tempo estaremos aqui é necessário estar vigilantes, atentos a voz que suplica: “Preparai o caminho do Senhor; endireitai no deserto a vereda a nosso Deus” (Is 40.3). Arrependa-se dos seus pecados, se agarre em Cristo e terás certeza de que está vida também não é o fim de tudo, depois dela haverá a vida eterna, que me é dada por causa da obra de Jesus na cruz.
Advento: noticias de boas novas.  
2 – A Palavra de Deus permanece para sempre – v.8;
            Ao contrário do homem que dura pouco tempo, mas que durante todo o tempo tem a companhia de Jesus, pois Ele prometeu estar conosco até o fim,  a Palavra de Deus  permanece para sempre. Deus com essas palavras confirma que sua promessa não falha, assim Ele disse, assim Ele fará, como diz o autor a carta aos Hebreus: “Jesus Cristo é o mesmo, ontem, hoje e sempre”.
            A Palavra de Deus permanece para sempre. Os nossos planos, a nossa vida, tudo isso é passageiro, mas aquilo que Deus deixou registrado é para sempre, “passará o céu e a terra, porém as minhas palavras não passarão” (Mt 24.35), e a palavra de Deus tem um só objetivo: “...fez Jesus diante de seus discípulos muitos outros sinais que não estão escritos neste livro. Estes, porém, foram registrados para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em seu nome” (Jo 20.30-31). E essa vida é a vida eterna. E a certeza da salvação é a boa nova da Palavra que permanece para sempre, “porque pela graça sois salvo, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus;” (Ef 2.8).
            Esta palavra de Deus, palavra de consolo, esperança, que renova a força, ilumina os olhos, é a palavra que nós somos convidados a  falar, anunciar para todas as pessoas: “Que formosos são sobre os montes os pés do que anuncia as boas-novas, que faz ouvir a paz, que anuncia coisas boas, que faz ouvir a salvação, que diz a Sião: o teu Deus reina! Eis o grito dos teus atalaias! Eles erguem a voz, juntamente exultam; porque com seus próprios olhos distintamente vêem o retorno do Senhor a Sião” (Is 52.7-8).
           Nós somos os atalaias convidados a falar. E o verbo falar, clamar, usado no livro de Isaias 40, é um falar urgente, é dirigir-se a uma pessoa assim que encontrá-la. As boas novas não eram para ficar somente com o profeta, ele ouviu e agora falaria ao povo sobre a promessa da futura libertação do exílio.
            Advento – noticias de boas novas. Se advento é tempo de preparação, tempo de luz, precisamos alertar nossos(as) amigos(as), vizinhos(as), parentes, que Jesus Cristo nasceu para nos salvar. Ele veio em humildade para resgatar a cada pecador. E voltará em poder e glória para buscar a todos aqueles que morreram crendo e vivem crendo nEle.
          Se as pessoas carecem de boas noticias, saibamos que nós, temos uma maravilhosa noticia a ser compartilhada. Falemos, anunciemos a boa noticia do advento. Amém!
Pr Edson Ronaldo Tressmann


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Vivendo como criança desmamada!

  31 de agosto de 2025 Décimo segundo domingo após Pentecostes Salmo 131; Provérbios 25.2-10; Hebreus 13.1-17; Lucas 14.1-14 Texto: S...