quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Tenham sempre alegria, unidos com o Senhor! Repito: tenham alegria

09/10/11 – 17º Domingo após Pentecostes
Sl 23; Is 25.6 - 9; Fp 4. 4 - 14; Mt 22. 1 – 14
Tema: Tenham sempre alegria, unidos com o Senhor! Repito: tenham alegria
                                                                             

É possível estar sempre alegre?

            Nossa alegria se baseia somente em coisas boas aos nossos olhos. Mas, o que dizer daquele texto que nos transmite o seguinte recado: “Pois sabemos que todas as coisas trabalham juntas para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles a quem ele chamou de acordo com o seu plano” (Rm 8.28), e ainda: “Com a força que Cristo me dá, posso enfrentar qualquer situação” (Fp 4.13).
            É possível estar sempre alegre?
            A resposta Não é sinal de que somos fracos e pecadores. Devido a nossa natureza pecaminosa, o velho homem nos conduz ao desespero, a angústia, a dúvida, etc.
Depois do pecado o homem se tornou mal, a natureza geme e sofre, a dor está presente em cada lar, o sofrimento faz parte da vida humana, a violência ronda os lares, as drogas, os vícios.
Olhamos demasiadamente para o que os outros têm e para aquilo que temos. Por isso, diante da pergunta: É possível estar sempre alegre? Geralmente respondemos não. Pois aos nossos olhos somos mendigos e miseráveis.
Ao falar em alegria pensamos nas coisas desse mundo, riquezas, saúde plena e perfeita, etc. Devido à velha natureza, nossos olhos se desviam do foco central da pergunta. A pergunta quer me conduzir à seguinte conclusão: nesse mundo não há a felicidade plena, pois nunca estou satisfeito, e sempre estou a procura de algo que faça mais feliz.
            É possível estar sempre alegre? Depende para onde os meus olhos estão voltados. Muitos olham para o berço esplêndido, ou seja, para aquilo que o mundo acha admirável. Outros olham somente ao TER, pois o que temos nos valoriza diante das pessoas do mundo. Assim a nossa resposta será: Não! Não é possível estar sempre alegre.
            Paulo ao escrever sua carta aos Filipenses demonstra sua alegria e lhes agradece pela ajuda que haviam enviado. E nessa alegria redireciona o olhar dos filipenses para a verdadeira alegria: “Tenham sempre alegria, unidos com o Senhor! Repito: tenham alegria” (Fp 4.4).
            Paulo ao falar em verdadeira alegria deixa de lado as riquezas, os v 11 - 12: “..., aprendi a estar satisfeito com o que tenho. Sei o que é estar necessitado e sei também o que é ter mais do que preciso. Aprendi o segredo de me sentir contente em todo o lugar e em qualquer situação, quer esteja alimentado ou com fome, quer tenha muito ou tenha pouco”. Paulo se contentava com o que Deus lhe proporcionava. Ao contrário de milhares hoje em dia, pois diante da pergunta: É possível estar sempre alegre? Nem sempre nos lembramos da verdadeira alegria, simplesmente nos deixamos levar pela onda do TER.
            Paulo mesmo preso exclama aos cristãos Filipenses para que tenham alegria. E deixa claro que essas alegrias não provêm do TER, assim como ensinou a Timóteo: “O que foi que trouxemos para o mundo? Nada! E o que vamos levar do mundo? Nada! Portanto, se temos comida e roupas, fiquemos contentes com isso. Porém os que querem ficar ricos caem em pecado, ao serem tentados, e ficam presos na armadilha de muitos desejos tolos, que fazem mal e levam as pessoas a se afundarem na desgraça e destruição. Pois o amor ao dinheiro é a raiz de todos os tipos de males. E algumas pessoas, por quererem tanto ter dinheiro, se desviaram da fé e encheram a sua vida de sofrimentos” (1Tm 6.7-10). E quando anuncia aos Filipenses para que tenham alegria aponta para a fonte verdadeira: Unidos com o Senhor.
            Quando faço a pergunta: É possível estar sempre alegre? Numa luta contra o velho homem, e sabendo do novo homem em mim, de que estou unido com o Senhor respondo SIM.
            Não se espantem, apenas ouçam a palavra de Deus que nos diz: “Tenham sempre alegria,.....Como? ...unidos com o Senhor!” Nós, pecadores, miseráveis pecadores, somos convidados a olhar para Cristo. Em Cristo, mesmo que a tristeza bata na nossa porta, mesmo que o desespero queira nos dominar, mesmo que as dúvidas queiram nos assaltar, Cristo, a nossa união com ele é a verdadeira fonte de alegria. Olhemos para o berço de palha em Belém, e vejamos o menino Jesus que veio para nos unir ao Pai e nos tornar seus filhos e herdeiro dos céus. Já nos foi dito: “Conservemos os nossos olhos fixos em Jesus, pois é por meio dele que a nossa fé começa, e é ele quem a aperfeiçoa. Ele não deixou que a cruz fizesse com que ele desistisse. Pelo contrário, por causa da alegria que lhe foi prometida, ele não se importou com a humilhação de morrer na cruz e agora está sentado do lado direito do trono de Deus” (Hb 12.2). 
            Olhando para Cristo há motivos para estarmos alegres todos os dias. Pois todas as coisas estão nas mãos de Deus, pois Ele dirige os nossos passos. A Palavra de Deus nos ensina: “As pessoas podem fazer seus planos, porém é o Senhor Deus quem dá a última palavra” (Pv 16.1). E se é Deus quem dá a ultima palavra, porque nos entristecer quando algum plano dá errado? É possível estar sempre alegre? Sim! Se olharmos em todos os momentos para Cristo, tanto como aquele que nos governa e sustenta e como aquele que nos salvou e salva. Como isso é possível? Ore todos os dias assim como os discípulos: “...aumenta-nos a fé” (Lc 17.5), e na fé podemos ouvir as palavras do apóstolo Paulo: “Que a esperança que vocês têm os mantenha alegres; agüentem com paciência os sofrimentos e orem sempre” (Rm 12.12).
            – esse é o maravilhoso presente concedido por Deus para cada pessoa no batismo, e essa fé é constantemente alimentada pela Palavra, pelo Corpo e Sangue de Cristo. Para isso é importantíssimo estarmos unidos a igreja Cristã, pois ali recebemos de Deus as ricas bênçãos, perdão, vida e salvação. Somos alimentados na fé para podermos na fé, na certeza de que estamos unidos com o Senhor, estarmos alegres todos os dias. Na certeza da salvação vivemos nossos dias felizes, pois sabemos que “...somos cidadãos dos céus e estamos esperando ansiosamente o nosso salvador, o Senhor Jesus Cristo, que virá de lá” (Fp 3.20). Na fé verdadeira vivemos nossos dias neste mundo alegres, pois como disse Pedro: “...somos estrangeiros de passagem por este mundo...” (1Pe 2.11).
            É possível estar sempre alegre? Sim! Quando olhamos para Cristo. Agora, se permitirmos que no dia-a-dia, devido a nossa velha natureza, olharmos para nós, para nossas forças, a alegria da união com Cristo não será manifestada. É possível estar sempre alegre? Sim! Quando olhamos para Cristo. E é só para Ele que precisamos olhar: “Às vezes ficamos tristes, outras vezes ficamos alegres. Parecemos pobres, mas enriquecemos muitas pessoas. Parece que não temos nada, mas na verdade possuímos tudo” (2Co 6.10), e esse tudo é a mensagem do evangelho. É a união que temos com Cristo Jesus nosso Senhor.
            É possível estar sempre alegre? Sim! Pois em toda e qualquer situação Cristo nos dá forças, Ele fez uma promessa e cumpre, está do nosso lado todos os dias, ele é o nosso Deus e nós os seus filhos, pois “nossa alegria está na verdade que estamos unidos com o Senhor”.

            É possível estar sempre alegre? Sim! Olhando para Cristo, pois estamos unidos com Ele, e Ele a nós.
            Tenham sempre alegria, unidos com o Senhor! Repito: tenham alegria”.

Amém!
Pr Edson Ronaldo Tressmann

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Dar a vida pelos irmãos! (1Jo 3.16)

  Quarto Domingo de Páscoa 21 de abril de 2024 Salmo 23; Atos 4.1-12; 1Jo 3.16-24; João 10.11-18 Texto: 1João 3.16-24 Tema: Dar a ...