terça-feira, 19 de abril de 2011

Isto é o meu corpo ... Isto é o meu sangue

21/04/11 – Quinta feira Santa
Sl 116. 12 - 19; Ex 24.3 - 11; Hb 9.11 - 22; Mt 26.17 – 30
Tema: Isto é o meu corpo...Isto é o meu sangue
Introdução
            Popularmente se tem abril como o mês da mentira, assim como lembramos no inicio desse mês. As conseqüências da mentira são as mais variadas possíveis. E sabemos pela Palavra de Deus que o pai da mentira é o diabo, João 8.44. E sendo mentiroso, quer lhe causar aquilo que é próprio dele, a morte eterna. Paulo ao escrever a sua segunda carta aos Coríntios anuncia: “nos quais o deus deste século cegou o entendimento dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, o qual é a imagem de Deus” (2Co 4.4). O apóstolo Pedro em sua primeira carta a cristãos espalhados pelo centro e norte da Ásia Menor anuncia: “Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar;” (1Pe 5.8).
            Como será que o deus deste século, o diabo, está impedindo que a luz do evangelho brilhe sobre as pessoas? Como será que o leão que ruge, o diabo, está procurando nos devorar? Cegando o nosso entendimento. E francamente falando, estamos perdendo de vista à importância do ensino e da prática da santa ceia.
            Por isso, nesse dia tão especial no calendário cristão, quinta feira santa, meditemos sobre a santa ceia.
Desenvolvimento
            Santa ceia ainda é um assunto polêmico entre o mundo e a igreja. Dentro da própria igreja um dos assuntos mais discutidos é o significado das palavras de Cristo na santa ceia. E vale lembrar que por mais de mil anos, a maior parte da igreja concordou na presença real de Cristo na santa ceia. No século XVI, período da reforma muitas pessoas começaram a espalhar dúvidas sobre a presença real. E em meio a essa discussão Lutero deixou claro que nas questões espirituais, a Palavra está acima de qualquer argumento racional.
            As palavras de Jesus: “Isto é o meu corpo...Isto é o meu sangue”. Diante das palavras de Jesus, quem ousa duvidar? Os cegos de entendimento.
            Durante mil anos a igreja estava satisfeita com a simples fé de que a maneira pela qual o corpo e o sangue do Senhor estão presentes na Santa Ceia é um mistério inescrutável. Porém, desde a Idade Média, século IX, as coisas começam a mudar. Da fé, que não explica, apenas crê, passa-se para a razão que tenta explicar a presença real. Assim, da crença e certeza da presença real de Cristo no santa ceia, passou-se a dizer que Pão e Vinho significavam o corpo e sangue de Cristo, que eles são apenas um sinal, uma figura. Aqui está o inicio desse terrível ensino sobre a ceia do Senhor. A razão está acima da Palavra de Deus.
            O que leva pessoas a acreditarem, defenderem a presença real de Cristo na Santa Ceia? Esse fato se deve ao olhar dessas pessoas a Palavra de Deus. Para exemplificar faço uso de outra questão: você crê unicamente na Palavra de Deus? Sim ou Não? Se você precisa suplementar sua fé com provas racionais, você não crê unicamente na Palavra de Deus. Jesus disse: “Isto é o meu corpo...Isto é o meu sangue”.
            Nosso inimigo faz proveito da mentira, aliás, ele ajuda a distribuir a mentira. Principalmente quando a mentira tira a glória e a graça de Cristo. Pastores, Padres e lideres religiosos enfrentam diariamente uma grande tentação: “a tentação de responder perguntas que as Escrituras não respondem”. A Bíblia não nos diz como o pão e o vinho se tornam corpo e sangue, mas, Jesus afirma, “Isto é o meu corpo...Isto é o meu sangue”.
            Hoje é quinta feira santa, para muitos, um dia sem valor, para outros, apenas dia de Tiradentes. Mas, a igreja cristã reunida nesse dia lembra e celebra com alegria a ultima ceia que Jesus celebrou com seus discípulos. Lembra a prisão do Salvador em favor dos nossos pecados.
            A Palavra de Deus não pode estar abaixo da nossa razão ou de nossos pensamentos. Para nós é suficiente saber pela Palavra de Deus que o próprio corpo e sangue de Cristo estão presente na santa ceia, e são oferecidos a mim pecador. Como anunciou o próprio Jesus: “derramado em favor de muitos, para remissão dos pecados” (Mt 26.28).
            O diabo tenta cegar este entendimento, afinal, pelo perdão dos pecados, se recebe vida eterna. E o diabo condenado ao inferno quer companhia para ele. Ele não quer que você receba o perdão. E a melhor alternativa para isso é te afastar da santa ceia, é te afastar da Palavra de Deus, é te afastar do convívio com os irmãos na fé. Culto é bênção, não bênçãos materiais, assim como muitos dizem que mudaram de vida, “de um fusquinha para uma Ferrari”. A bênção do culto é o PERDÃO, o fortalecimento da FÉ. Atualmente, você encontra isso em que lugar? Somente onde a Palavra de Deus é pregada corretamente, somente onde o sacramento é administrado conforme a vontade de Cristo. O apostolo Paulo, inspirado pelo Espírito Santo anuncia aos Coríntios na sua primeira carta: “Porventura, o cálice da bênção que abençoamos não é a comunhão do sangue de Cristo? O pão que partimos não é a comunhão do corpo de Cristo?” (1Co 10.16). Assim, a santa ceia não é uma mera “lembrança”, mas sim, uma verdadeira participação de todo o nosso ser em Cristo e de Cristo em nós. É um milagre maravilhoso de Deus. Por esta comunhão, Jesus Cristo concede aos seus fiéis as bênçãos que ele conquistou na cruz, VIDA, PERDÃO E SALVAÇÃO.
            O diabo ainda tenta minar essas bênçãos oferecidas na santa ceia. Ele nos torna indiferentes à preparação para a participação. Jejuar, apresentar-se reverentemente são hábitos bonitos e também de boa disciplina, porém não é o essencial, não é o que te autoriza a participar da ceia. E justamente, muitas vezes pessoas deixam de participar por não terem se comportado bem durante a semana, ou coisa semelhante. O preparar-se é o que Paulo diz aos coríntios: “Examine-se, pois, o homem a si mesmo...” (1Co 11.28). A santa ceia não é apenas um ritual religioso. A santa ceia é o relacionamento intimo com Deus. E nesse relacionamento intimo com Deus, são convidados a participar, aqueles que se examinam, ou seja, que reconhecem seus pecadores e como pecadores, que estão verdadeiramente arrependidos desses pecados e que confiam que no pão e no vinho recebem o verdadeiro corpo e sangue de Cristo para perdão e fortalecimento da fé. E sendo assim, observa-se entre nós (IELB), o costume da instrução seja ela na adolescência ou para adultos que assim o desejam.
            O diabo ainda possui e usa táticas para enganar as pessoas. Seu objetivo é dividir e destruir. Essas táticas do diabo se fazem presentes entre nós. Sempre que nos afastamos da santa ceia. Sempre que desprezamos esse sacramento. Sempre quando o fazemos com negligência, achando que é livre a todos, sabendo que não é.
            Jesus preparou a santa ceia para nosso beneficio. E esse beneficio está a nossa disposição ainda hoje. Todos somos convidados a participar e receber o corpo e sangue de Cristo, dados com e sob o pão e o vinho. E esses “todos” envolvem os crentes em Jesus, os pecadores arrependidos de seus pecados e aqueles que desejam com auxilio do Espírito Santo progredirem na vida cristã. Está ai, a mesa do jantar. Alimente-se. Fortaleça a sua fé. Receba o maior de todos os milagres, Jesus, que vem ao teu encontro para perdoar e te dar a salvação. Deus te abençoe! Amém!
Conclusão
            Quinta feira santa. Dia desprezado por muitos. Também nessa oportunidade ouvimos a respeito da santa ceia, igualmente desprezada por muitos. Mas, esse é o meio, pelo qual Deus em Jesus vem para nos perdoar e fortalecer a fé. Você crê? Eu creio, confesso e ensino essa maravilhosa verdade. E desejo que você deseje cada vez mais esse sacramento que é para mim, que é para você pecador desesperado em seus pecados e que deseja o perdão a vida e a salvação. Amém!
Pr Edson Ronaldo Tressmann
Querência do Norte - PR

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Vocês são meus amigos!

Sexto Domingo de Páscoa 05 de maio de 2024 Salmo 98; Atos 10.34-48; 1João 5.1-8; João 15.9-17 Texto : João 15.13-14 Tema : Vocês são m...