terça-feira, 29 de março de 2011

VERDADE OU MENTIRA?

A IGREJA
COMUNICA A VIDA na verdade da Ressurreição
Abril – 2011
03/04/11 – 4º Domingo na Quaresma
Sl 142; Is 42.14 - 21; Ef 5.8 - 14; Jo 9.1 – 41 ou 9.1-7,13-17,34-39
VERDADE OU MENTIRA?
Introduzindo o assunto
            Popularmente, abril é conhecido como mês da mentira. Todos os anos no dia 01/04, as pessoas brincam e se divertem com supostas pegadinhas. Diversão num campo perigoso, mentira.
            Qual é a conseqüência de uma mentira? Pelo que observamos, as conseqüências são as mais frustrantes possíveis. E a mentira não existe apenas entre aqueles que desejam brincar e se divertir.
Desenvolvendo o assunto
            Quando se faz a pergunta sobre as conseqüências da mentira, imaginamos as mais variadas possíveis. No entanto, essa mesma pergunta é feita, mas numa perspectiva diferente: Qual é a conseqüência de uma mentira bíblica?
            Alguns versículos bíblicos tirados de seus contextos acabam distorcendo um precioso ensino, e aquilo que é realmente verdade, se transforma em meia verdade, ou até mesmo numa grande mentira. Infelizmente muitos lêem um versículo bíblico sem observar o contexto e assim as conseqüências deixam de ser apenas terrenas e passam a ser espirituais. Vejamos alguns exemplos bastante simples:
            Deus não existe: “...Não há Deus...” (Sl 14.1)
            Deus esqueceu do seu povo: “...O Senhor me desamparou, o Senhor se esqueceu de mim.” (Is 49.14)
            Jesus foi alcoólatra: “Veio o Filho do homem que come e bebe, e dizem: Eis ai um glutão e bebedor de vinho, amigo de publicanos e pecadores!...” (Mt 11.19).
            Quantas mentiras podem ser afirmadas sem se levar em consideração o texto bíblico em todo o seu contexto. A Palavra de Deus precisa ser lida, estudada como um todo. Cada texto possui seu contexto amplo e imediato.
            Chamo a atenção ao contexto, justamente, por que o v. 31 do texto de João capítulo 9, pode causar um grande estrago na vida de muitas pessoas. Diz o texto: “Sabemos que Deus não atende a pecadores; mas, pelo contrário, se alguém teme a Deus e pratica sua vontade, a este atende” (Jo 9.31).
            Sabemos que Deus não atende a pecadores;...” Essas palavras só podem ser entendidas, quando respondemos a pergunta: quem as disse? Porque foram ditas?
            Primeiramente olhemos um pouco para o contexto mais amplo. Nesse sentido a leitura de Isaías 42. 14 – 21, nos ajuda a entender o evangelho dia dia, pois o profeta anuncia a promessa de Deus, de que iria guiá-los, pois eram um povo cego, e segue-se a repreensão ao antigo Israel à sua cegueira espiritual. Jesus é a luz do mundo, a luz para um mundo cego e perdido na escuridão.
            Dentro de um contexto mais próximo ao texto, observemos que:
            - esse é o sexto sinal narrado pelo evangelista João;
            - Jesus deu a visão a um cego de nascença, num dia de sábado.
            - é durante a terceira viagem de Jesus a Jerusalém;
            - o local da realização é fora do templo (8:59);
            - esse texto está escrito num estilo expositivo, como se fosse um sumário, cheio de ironia;
            Desatentamente pode-se deixar tudo isso de lado. Mas, ao se fazer isso, corre-se o risco de perder verdadeiramente o que o texto quer ensinar. E assim podemos transformar coisas verdadeiras em mentirosas, ou coisas mentirosas em verdades.
            Olhemos mais atentamente o texto.
            Diz o texto que Jesus “viu”. Jesus viu a quem? O homem. Esse homem era cego de nascença. Jesus “” as pessoas por completo. Ele olha para o ser. Nós, ao contrário, assim como os discípulos, olhamos para o problema. Geralmente se diz: “Você viu o problema daquela pessoa.” E diante do problema, ficamos paralisados em nossos comentários e nos possíveis culpados.
            Jesus ao ver o homem como um todo, observou-o como pessoa e também sua necessidade. E diante daquela situação, Jesus toma a iniciativa. Mais uma vez relembremos Gênesis. Deus toma a iniciativa diante do homem pecador, Gn 3.15.
            Os discípulos de Jesus, no entanto, diante da situação desse homem cego, começam a discutir sobre quem verdadeiramente era culpado por esse homem estar assim.
            Jesus corrigiu seus discípulos, centrando-se sobre a finalidade, a “causa final”. Jesus em resposta aos discípulos disse: “sou a luz do mundo”. A luz que brilha nas trevas e ilumina a todos, (Jo 1. 4 – 9).
            O cego ouviu atentamente a voz de Jesus e voltou a ver. No ano de 2011, a IELB, está falando exatamente sobre Jesus o Bom Pastor. Esse Bom Pastor Jesus veio e está em busca de suas ovelhas. Ovelhas são caracterizadas pelo OUVIR. Ouçamos as promessas de Jesus, principalmente quando estamos sendo ensurdecidos pelas mentiras dos homens, que ao distorcerem a Palavra de Deus, anunciam que quem sofre é por ser pecador, quem sofre é por estar pagando pelos seus pecados, etc.
            Após essa cena inicial, precisamos mais uma vez relembrarmos o contexto:
            - O resto da narrativa consiste em conversas; a) - primeiro é entre o homem e seus vizinhos e conhecidos (9:8-12). O ex-cego testemunhou o que aconteceu. Ele é a testemunha pública de Jesus.
            Aquele homem que não era aceito pelas pessoas da sua época por ser problemático, dá um excelente testemunho. Aquele homem que era julgado e até condenado por supostos erros seus ou de seus pais não se calou. Aquele homem marginalizado pela sociedade só sabia uma única coisa sobre Jesus: “Era um homem chamado Jesus”.
            Nos vv. 13 – 17, o homem que foi encontrado pela luz, por Jesus, testemunha perante os fariseus. E ali, perante os homens conhecedores das Escrituras, sabedores da lei de Deus, acabam entrando em choque e, uma disputa acontece, a disputa sobre quem é Deus. E diante daquele homem que apenas conhecia Jesus como homem, agora o confessa como “um profeta” (9.17).
            Não é possível que isso aconteceu? Os fariseus duvidando de tudo, entrevistaram os pais do homem que se dizia cego. No entanto, por medo (7:13; 12:42, 16:2) os pais não afirmam nada. E numa segunda entrevista ao homem cego, com hostilidade, os fariseus afirmam que Jesus era um pecador (9.24). E diante dessa afirmação, o próprio ex-cego, afirma que “...se é pecador, não sei; uma coisa sei: eu era cego e agora vejo” (9.25). E adiante na resposta em afirmação de que Jesus é Deus, o ex-cego afirma: “Sabemos que Deus não atende a pecadores; mas, pelo contrário, se alguém teme a Deus e pratica sua vontade, a este atende” (9.31).
            Um ex-cego, encontrado pela luz, testemunha perante seus vizinhos, perante todos os chefes e lideres religiosos sem medo. Sempre fora julgado por ter cometido pecados, foi acusado de estar corrompendo a ordem pública e se manifestando por um homem que ninguém sabia quem era. Que exemplo esse homem que passou a ver nos dá. Ser testemunha da Luz, de Jesus, perante pessoas que supostamente vêem, mas que estão cegas no seu falso entendimento, egoísmo, etc.
            O homem que havia sido encontrado pela LUZ, afirma que Jesus é de Deus. E a grande ironia do texto, os fariseus, adotam uma posição que foi inicialmente levantada pelos discípulos de Jesus (v. 2). Eles acusam o homem de ter nascido no pecado. Eles rejeitam o testemunho do homem e o expulsam do templo.
            Mais uma vez voltando ao contexto:
            - Jesus, porém, encontra-o fora do templo e lhe pergunta: “Você acredita no Filho do Homem?” O homem pergunta: “Quem é ele?” Jesus se identifica como aquele que viu e ouviu.
            Deus em Cristo vem ao encontro do pecador e o transforma. Deus continua vindo ao encontro do pecador pela Palavra e Sacramentos (batismo e santa ceia) para transformar a vida do homem. Para que o homem passe a ver aquilo que não lhe é possível ver apenas pelo simples conhecer. Atualmente querem que primeiro se transforme o pecador, para depois ter contato com Deus, mas a transformação só acontece no encontro com Deus. A teologia dos fariseus, era uma teologia de reclusão. E a teologia de Deus é de inclusão. Deus veio buscar e salvar o perdido. Veio ao encontro do homem pecador. E ao encontro do pecador, continua vindo.
            A fé vem pelo ouvir – o cego ouviu Jesus. O homem agora “dá glória a Deus” (v. 24), confessando que ele “acredita”, chamando Jesus de “Senhor”, e passa a adorá-lo (v. 38). Através da Palavra, o homem agora vê espiritualmente e não apenas fisicamente.
            Jesus o bom Pastor dá a vida pelas ovelhas (Jo 10.11) – esse é o versículo tema da IELB em 2011. Jesus não veio “para julgar o mundo, mas para salvar o mundo”. Como ele fez isso?é necessário que façamos as obras daquele que me enviou,...”, ou seja, submeteu a escuridão do mundo como o sacrifício expiatório para o mundo (9:4). No terceiro dia Deus o ressuscitou dentre os mortos, para que agora a sua luz brilhe em todas as terras onde suas palavras são recontadas e testemunhadas, onde se dá o novo nascimento através da água e do Espírito, onde seu corpo e sangue são recebidos na fé.
Conclusão
            Qual é a conseqüência de uma mentira bíblica? Alguns versículos bíblicos tirados de seus contextos acabam distorcendo um precioso ensino, e aquilo que é realmente verdade, se transforma em meia verdade, ou até mesmo numa grande mentira. Cuidemos com aquilo que ouvimos, e que Deus sempre nos envie pregadores fiéis da sua Palavra, que olhem a palavra como um todo e nos apontem verdadeiramente para o Jesus vencedor, acolher e integrador dos pecadores no seu reino. Amém!
Pr Edson Ronaldo Tressmann
Querência do Norte - PR
COMUNICANDO A VIDA EM UM DOS MOVIMENTOS SOCIAIS!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Vocês são meus amigos!

Sexto Domingo de Páscoa 05 de maio de 2024 Salmo 98; Atos 10.34-48; 1João 5.1-8; João 15.9-17 Texto : João 15.13-14 Tema : Vocês são m...