segunda-feira, 27 de abril de 2015

Evangelizar é trazer o Evangelho

03/05/2015 - 5° Domingo de páscoa
Sl 150; At 8.26-40; 1Jo 4.1-11; Jo 15.1-8
Tema: Evangelizar é trazer o Evangelho!

         O texto de estudo para o culto é bastante curioso. A maior curiosidade está apresentada no v. 26 que relata a presença e atividade especial de Deus dando testemunho do plano e do propósito de Deus. No texto em questão, (At 8.26-40) o que dá testemunho é o próprio “anjo do Senhor”.
         O episódio narrado por Lucas em Atos 8.26-40 mostra que evangelizar é trazer o evangelho que mostra a verdadeira face de Cristo.
         Para iniciar nossa conversa franca a respeito do texto de Atos 8.26-40, inicio por aquilo que parece estranho para alguns, Filipe recebe a voz do “anjo do Senhor” para ir de encontro a uma pessoa. 
        “Ouvir a voz do anjo do Senhor e receber a ordem de ir” na Bíblia não é um fato novo relatado por Lucas em Atos 8. De acordo com 1Rs 17.9 e Jn 1.2, ambos profetas, Elias e Jonas, receberam a palavra do Senhor e o comando para “levantar e ir”.
        Filipe, “se levantou e foi” (At 8.27) e encontrou o ministro da Fazenda, um eunuco.
     Ao ler Dt 23.1 pode-se concluir que um eunuco não entrará na assembleia do Senhor. Justamente essa era a conclusão da comunidade de Israel. Por isso, havia dúvidas sobre quem deveria pertencer ao povo de Deus. Diante dessa dúvida, o profeta Isaías respondeu conforme a promessa de Deus (Is 56.3-5) que tanto o estrangeiro como o eunuco seriam membros do povo de Deus. O próprio texto de At 8.26-40 mostra que pela direção do Espírito Santo o eunuco foi buscado e integrado ao povo de Deus.
         O Eunuco lia um texto que lhe trouxe muitas dúvidas. Filipe também não lhe questionou o por que ter iniciado a leitura bíblica (Is 53) justamente por um texto tão difícil. O profeta Isaías (Is 53) anuncia o servo sofredor. Vale ressaltar que nem sempre se consegue identificar esse servo sofredor em Isaías 53 com Jesus Cristo. 
      No judaísmo não se fazia ligação do servo sofredor ao Messias libertador. Esse fato chama atenção. De acordo com o contexto amplo dos evangelhos (Mateus, Marcos, Lucas e João) todas as citações de Isaías 53 estão relacionadas com o ministério de cura de Jesus (Mt 8.17) ou a rejeição em crer em Jesus.
         No entanto, entre todos os evangelhos, o de Lucas, escrito pela pesquisa feito pelo médico Lucas, é o que mais se aproxima do contexto da paixão de Jesus Cristo (Lc 22.37) enfatizando que em Jesus se cumpriam as palavras do profeta Isaías 53.
         Filipe foi enviado e encontrou um homem cheio de dúvidas a respeito de um texto que apontava para Jesus. Sem medo, Filipe apontou-lhe Jesus através das palavras da profecia do Messias através do servo sofredor de Isaías 53. De acordo com os padrões modernos e os avanços nos estudos em missiologia falar de Jesus começando por Isaías 53 parece ser um equívoco. Não seria melhor iniciar por um texto mais fácil? Filipe anunciou Jesus como a boa notícia, sendo ele o servo sofredor no lugar de cada pecador.
         É interessante que esse texto (At 8.26-40) mostra que a Palavra de Deus vai na frente em qualquer empreendimento missionário. Inúmeras vezes pessoas procuram saber da Bíblia, por que iniciaram sua leitura. Ao missionário cabe apenas a função de apontar para àquele que de fato o texto bíblico aponta. Pessoas aparecem cheias de dúvidas. Infelizmente, muitos dos que são buscados para sanar a dúvida, deixam o texto da dúvida em questão e iniciam uma conversa com textos tidos como mais simples, afinal, dizem que ninguém deve entender algo maior começando pelo mais difícil. Assim, não apontam para Cristo e nem explicam corretamente o texto.
         Evangelista, missionário, lembre-se: toda a Escritura aponta para o Salvador! Seja qual for o texto, todo evangelista precisa conduzir o ouvinte a Cristo. Infelizmente, tenho observado que muitos desejam transformar as pessoas em adeptos da sua congregação. Há milhares de institucionalizadores sendo considerados missionários.
         Faço esse destaque pela conclusão do verso 39 que diz que o eunuco “foi seguindo seu caminho, cheio de alegria” (At 8.39). O Eunuco, e digo isso com certeza, falou de Jesus a muitas pessoas após ter sido encontrado pelo evangelho. É da fé que a igreja segue seu caminho. É da boca dos que vivem pela fé que milhares de pessoas ouvem falar de Jesus Cristo.
         Evangelizar é falar a respeito do Evangelho! Só fala do evangelho quem foi alcançado pelo evangelho. Se há lei, regras, normas e obediências a serem cumpridas, os “institucionalizados” não poderão evangelizar, apenas “institucionalizar”. Evangelizar é trazer o Evangelho! E o evangelho sempre aponta para Cristo.
        Após ter sido encontrado pelo evangelho, o eunuco seguia seu caminho cheio de alegria. Nessa alegria falou sobre Jesus no palácio real em seu país.
         No batismo fomos encontrados pelo evangelho salvador. Na pregação somos novamente encontrados pelo evangelho salvador. Na santa ceia, sempre de novo, nos alimentamos do evangelho salvador. O evangelho nos encontra para encontrarmos outros que continuam com suas dúvidas e necessitam de alguém que conhece o caminho para lhes ajudar.
         Você conhece o caminho! Você foi encontrado pelo Evangelho! Levante-se e vá! Seja o Filipe de alguém! Seu vizinho, seu amigo pode ser o Eunuco que está em dúvida e precisando ser evangelizado. Amém!


Rev. M.S.T. Edson Ronaldo Tressmann
cristo_para_todos@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Não creia em todo espírito (1Jo 4.1)

  27 de abril de 2024 Salmo 150; Atos 8.26-40; 1João 4.1-21; João 15.1-8 Texto: 1João 4.1-21 Tema: Não creia em todo espírito (v.1) ...