segunda-feira, 4 de maio de 2020

Palavra que alimenta e realiza!


10 de maio de 2020
5º Domingo de Páscoa
Sl 146; At 6.1-9; 7.2,51-60; 1Pe 2.2-10; Jo 14.1-14
Texto: 1Pe 2.2-10
Tema: Palavra que alimenta e realiza!

Pedro escreve à cristãos espalhados devido o evangelho que realizou e realiza sua obra e continua realizando essa obra, por isso, nos faz sacerdotes para que sejamos proclamadores das virtudes de Cristo.
No capítulo 1, o apostolo Pedro fala sobre a Palavra de Deus que salva, torna santos, regenera. Essa Palavra é o puro leite genuíno e dado por Deus.
Hoje estamos celebrando o dia das mães. E toda mãe sabe a importância da amamentação para os filhos.
Desejem o genuíno leite espiritual!
Sejam como criancinhas recém-nascidas, desejando sempre o puro leite espiritual, para que, bebendo dele, vocês possam crescer e ser salvos” (1Pe 2.2).
É uma metáfora pela qual o pastor Pedro sugere aos cristãos recém convertidos pelo evangelho que os levou a perseguição para que não deixem essa palavra de lado. Era ano 60 d.C., e as comunidades cristãs haviam acabado de se instalar e passaram a ser perseguidas. Essa situação poderia levar ao desânimo.
Como bebês recém-nascidos, esses cristãos, precisavam desejar ardentemente a única coisa que os podia fazer crescer. O que faz um recém-nascido crescer? Leite.
Assim como um bebê recém-nascido precisa de leite, o cristão precisa de leite espiritual.
Esta é a palavra que o evangelho trouxe para vocês” (1Pe 1.25), e essa Palavra não deveria ser abandonada, nem desprezada.
Quantas vezes uma criança precisa mamar para crescer saudável? Leite espiritual, alimento do cristão, ou seja, a Palavra, precisa ser buscada quantas vezes?
Uma criança precisa do leite da sua mãe, ou seja, de uma pessoa humana, para crescer saudável. Assim, aquele que foi salvo, regenerado e santificado pela Palavra, precisa se alimentar da Palavra.
Uma criança recém-nascida pode mamar um leite que não seja o materno? Pode. Mas, todos sabemos as consequências disso.
No original grego, o apostolo Pedro faz um bonito contraponto. No verso 1 usa o termo doloengano e no verso 2, o termo adologenuíno.
Desejem o leite espiritual, genuíno, ardentemente.
Como?
v. 1 – “abandonem tudo o que é mau, toda mentira, fingimento, inveja e críticas injustas”.
Abandonar é uma referência a vestimenta que se usava no oriente. As pessoas usavam túnicas compridas, e, quando precisavam correr, necessitavam se desvestir, abandonar o que os atrapalhava correr. Abandonem tudo o que é mau, toda mentira, fingimento, inveja e críticas injustas”.
5 coisas precisam ser abandonadas: maldade, mentira (engano), fingimento (hipocrisia), inveja, críticas injustas.
Todas essas coisas podem surgir naturalmente naquelas comunidades perseguidas. Aqueles cristãos deveriam reagir positivamente a perseguição. Deus os estava usando como sementes do evangelho por onde eram espalhados (v.1). A exortação do apostolo Pedro se deve ao fato daqueles cristãos poderem reagir negativamente diante da perseguição. Eles poderiam passar a murmurar, criticar uns aos outros, se passarem por aquilo que não eram ...
Para que, aqueles novos cristãos, perseguidos por causa da Palavra que os salvou, regenerou e santificou, Pedro exorta para que desejem ardentemente a Palavra de Deus. Na perseguição, o desejo de Deus era que aqueles cristãos crescessem e que sua fé fosse purificada.
Desejem ardentemente o genuíno leite espiritual. Por que? Por essa Palavra há crescimento e salvação. Pela Palavra, Deus opera para salvar do poder do pecado.
Pela Palavra: “Pois, como dizem as Escrituras Sagradas: “Vocês já descobriram por vocês mesmos que o Senhor é bom” (v.3).
Pedro utiliza-se das palavras do Salmo 34.8 para expressar certeza: “vocês já descobriram ...”. Pedro diz, agora, ou já que experimentaram que o Senhor é bondoso, procurem o leite genuíno que ele dá e que os alimenta.
Os versos 6 a 8 são citações das palavras do profeta Isaias (Is 28.16; 8.14-15) e do salmista (Sl 118.22) e confirmam a rejeição de Israel e a igreja agora ocupando seu lugar como edifício, templo e casa espiritual. Por causa do evangelho que os evangelizou, eram a igreja, Templo, sacerdotes.
Sacerdócio real
O “Sacerdócio real de todos os crentes” (1Pedro 2, 5, 9 e 10) é um tema tão significativo que o apostolo João faz eco a essas palavras em Apocalipse 1.6, 5.10.
Cada cristão é um sacerdote do Rei Jesus nas mais variadas situações do dia-a-dia.
Sacerdócio santo e realé uma maneira de descrever a igreja. ...”.
O termo grego hieráteuma enfatiza que o sacerdócio não repousa sobre o indivíduo, mas sobre a coletividade. Todo o povo, todos os que creem, formam uma corporação sacerdotal. E, assim como no Antigo Testamento (Ex 19.5), os sacerdotes servem a Deus e ao próximo, e tem como sua principal função e missão “anunciar os atos poderosos de Deus, que os chamou da escuridão para sua maravilhosa luz” (1Pe 2.9), usando os dons que receberam do Senhor (1Pe 4.10).
Fomos feitos sacerdotes quando renascidos por meio do evangelho que dura para sempre (1Pe 1.25). Tudo o que fazemos como cristãos, na fé, é um exercício de nosso sacerdócio, seja “espiritual” ou “secular”.
O sacerdócio real não se restringe ao que fazemos “dentro da igreja”, mas no ser cristão no dia a dia. No escrito Da Liberdade Cristã”, Lutero destacou que “o mais apaixonado desafio ao cristão é viver seu eu para o outro”, enfatizando especialmente o nosso sacrificar-se pelos outros como Cristo o fez por nós. O sacerdócio real se desenvolve na família, na sociedade e na igreja. No exercício de cada crente na sua vocação recebida por Deus. O problema é que transformamos os programas e atividades da igreja em obras “sagradas” e esquecemos das obras e atividades do dia-a-dia. A arena de sua santidade é no exercício da sua vocação.
Servimos a Deus e ao próximo como sacerdotes reais de Cristo em nosso dia a dia, no viver da vida comum, nas tarefas rotineiras que cada um tem em sua vocação. Uma mãe serve a Deus quando limpa o bumbum do(a) seu(sua) filho(a).
Esse servir começa no batismo e tem um aspecto funcional muito importante. Cada sacerdote tem uma função específica, necessária e não substituível por outro sacerdote. Somos sacerdotes únicos e que possamos servir. Amém!
ERT
Edson Ronaldo TREssmann

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seguir esse blog. Com certeza será uma bênção em sua vida.

Saindo ileso da cova!

30 de março de 2024 Salmo 16; Daniel 6.1-28; 1Pedro 4.1-8; Mateus 28.1-20 Texto : Daniel 6.1-24 Tema : Saindo ileso da cova!   Tex...